Mensagem - Fernando Pessoa

 Fernando Pessoa é um dos poetas mais aclamados da literatura Portuguesa. Numa belíssima edição extra do Clube de Literatura Clássica, em que a obra principal escolhida foi Livro do Desassossego, Mensagem foi o título escolhido para complementar o kit, e após finalizar a [re]leitura, resolvi falar a respeito dela por aqui.

Mensagem se divide em três partes, intituladas Brasão, Mar português e O encoberto. Fazendo alusão ao lema de Virgílio - MENS AGitat molEM [A mente agita a matéria], o conjunto de poemas aqui reunidos tratam do passado de Glória das terras lusitanas, bem como do espírito decadente que se instaurou na nação no período em que os 44 poemas foram escritos. 

Com ares nacionalistas, a valorização das virtudes portuguesas seria um ensejo para retornar aos tempos áureos. Os versos que compõem as três partes possuem um ar sebastianista, simbolizando a mitologia cultural do país. A estrutura tripartida conta com uma citação em latim ao dar início a cada uma delas. A edição conta também com várias notas de rodapé, a fim de se contextualizar historicamente os poemas. 

As armas e brasões de Portugal, o período desbravador das Grandes navegações - em que Portugal se destacou como Estado Nacional - personagens como Fernão de Magalhães, Vasco da Gama e o próprio D. Sebastião são representados por Pessoa. 

Mensagem é uma obra que bebe por completo dos períodos históricos portugueses, e Fernando Pessoa aplica com maestria e encanto sua composição. Obra mística, suntuosa, Possessio Maris

Tudo vale a pena 

Se a alma não é pequena.





 Para comprar uma edição do livro Mensagem, clique no link abaixo e contribua com o funcionamento do blog. Viele Danke!



6 comentários:

  1. Muito incrível conferir essa belíssima edição extra do Clube de Literatura Clássica, dessa obra de Fernando Pessoa. Eu tenho vontade de ler mais trabalhos desse poeta, que é um dos poetas mais aclamados da literatura Portuguesa. Gostei de saber como se divide em três partes essa obra. Apresentou tudo muito bem!

    ResponderExcluir
  2. Conheço pouquíssimo, quase nada dele e sobre ele. Adorei a dica! Abrindo os horizontes sempre, né? Ler é vida!

    ResponderExcluir
  3. Os textos de Fernando Pessoa são realmente fantásticos. Valem a pena a leitura e a releitura também, fora as aulas de História que temos por tabela, né?
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  4. Fernando sempre encanta, conheci ele no ensino médio mas li poucas de suas obras.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Apesar de ter ouvido falar muito dele confesso que não lembro de nenhum texto ou livro marcante que tenha lido dele, diferente de Clarice Lispector que meus professores sempre indicavam no colégio e no cursinho. Tenho acompanhado muitos elogios sobre os livros desse clube e estou curiosa para vê-los pessoalmente. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Salve, salve, Pessoa. Acredito, eu acho, que deve ser um dos poetas mais lidos... Tenho a poesia completa dele

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.