Contos do maravilhoso Trevisan: Quem tem medo de vampiro?

E mais uma vez eu volto aqui trazendo uma excelente obra de Dalton Trevisan, Quem tem medo de vampiro?, um livro de contos publicado pela Editora Ática e que faz o leitor mergulhar numa leitura intensa entre personagens que não tem definição específica, são joões, marias e franciscas que podem viver perto de você, que podem ser você ou pessoas com quem você nunca teve contato antes... Nomes que não possuem rosto mas tem voz, em nome de tantos outros milhares...

São maridos traídos, mulheres que só pensam em dinheiro, velhos abandonados à solidão, jovens amargurados e feridos de amor. Vítimas e algozes convivendo num mesmo corpo,  que vencem na vida e os que nela vivem perdidos... Ao todo, o compilado traz 23 contos do genial 'Vampiro de Curitiba', e em alguns momentos vulneráveis na histórias destes personagens, o leitor pode se encontrar...



A narrativa de Trevisan dispensa suavidades, ele é implacável quando nos apresenta cenários desgraçados, personagens em frangalhos e situações cotidianas com toques de dura urbanidade. O fracasso do indivíduo é o tempero de seus monólogos. 

Aos novos leitores, ou que nunca ouviram falar do autor, não se enganem achando tratar-se de um romance nacional sobre vampiros. Nada há de sobrenatural aqui. O vampiro do título, alter ego do autor - é na verdade um sugador de 'meandros sombrios da alma humana', é aquele que busca a desgraça e infelicidade do ser que vive no mais completo [des]amor, [des]esperança e [des]alento...

Apelo é sobre alguém que foi embora, e fica alguém sofrendo de saudades. Tio Galileu pode ser aquele velhinho que você conheceu e que deu seu último suspiro devido à ganância de parentes mal-intencionados. O duelo - um de meus preferidos pelo seu desfecho - é o homem de bem e pai de família que vai á igreja aos domingos e mata gato envenenado. Mas o que se faz, aqui mesmo se paga...

E quem não já viveu ou conheceu a história de 'O senhor meu marido', em que ela cai de amores por um malandrão e o homem chora de dor e amor pelo abandono. Mas quando ela volta desiludida, ele acolhe passando por cima da vergonha e humilhação? Há muitos Joões e Marias mundo afora...

Pedrinho é o grito da mãe que perde um filho para as moléstias infundadas da vida. Sem remédios, sem entendimento, a morte vem e leva, não importa a idade... A comadre sempre paga a dívida do marido, ainda mais quando é a ausência dele que torna o pagamento prazeroso... Destaquei alguns de meus contos preferidos... 

Ao fim do livro, ainda temos uma entrevista com aquele que odeia entrevistas. Arredio, não se deixa fotografar, não recebe visitas, não sai de casa. É um escritor com manias peculiares. As respostas para as perguntas são tiradas de sua ficção [tão real que nem parece ficcional...]

Em suma, Trevisan é para poucos, mas os poucos que queiram apreciar a sutileza de palavras para a dureza de suas 'tramas'... 


18 comentários:

  1. Valéria, infelizmente nunca tive o prazer de ler nada do autor, mas conheço muito bem sua fama.
    Adorei sua resenha e fiquei bem interessada em ler o livro. Acredito que vou gostar muito, ainda mais por se tratar de contos.
    Já estou encantada só pelo que você falou.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  2. Oiii Maria, tudo bem?
    Eu achei bem interessante tudo que falaste em relação ao livros. Porém, não sei se realizarei a leitura, estou cansada de livros de contos, acho que li demais este ano e ano passado, prefiro estórias completas.
    Beijão <3

    ResponderExcluir
  3. Oi!

    Já li esse livro e realmente se engana quem acha que se trata de temas sobrenaturais. Gostei muito dos contos, a escrita do Dalton é ótima e diferenciada.
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  4. Olá Maria, tudo certo?

    Gosto de contos e confesso que não lembro desse livro, parece ser bem legal, achei interessante seu ponto de vista sobre o livro, vou pesquisar mais sobre essa obra. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  5. Hello!
    Não conhecia o trabalho de Trevisan, mas apesar dos elogios nao é meu estilo de leitura.
    E eu tb nao gosto mto de contos, prefiro um livro unico com mais detalhes e personagens que possamos explorar mais.
    Sempre trazendo o diferente, parabéns ao blog.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  6. Ainda não ló nada do autor e sinceramente não sei se leria, pois não curto muito livros que aborda o tema vampiro. Gostei da sua resenha...

    ResponderExcluir
  7. Ooi
    Até gosto de obras sobre vampiros mas esse não me agradou muito. Além disso não curto muito contos. :(
    Beijoos!

    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Não sou muito fã de contos e não aguento mais vampiros, por isso a obra não me chamou atenção. Mas adorei a resenha, está maravilhosa! Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito de contos e esse livro me pareceu interessante e profundo. Parabéns pela resenha. Bjs

    www.pegueumaxicarablog.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu ainda não li nada do autor e nem conhecia esse livro, mas após ler sua resenha, certamente lerei a obra se puder, já que gosto bastante de contos e os destacados por você me pareceram bem interessantes e justamente do estilo que gosto.

    ResponderExcluir
  11. Oie
    sua resenha ficou bem legal e parece ser um livro ótimo para amantes do gênero, não sei se leria ou compraria mas quem sabe né° fiquei um pouco curiosa por curtir contos

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, adoro livros de contos, pois temos diversas histórias em um único livro. Eu não conhecia essa obra, mas me interessei bastante.
      Acho super bacana pegar pessoas comuns e relatar acontecimentos do dia a dia...situações que podem acontecer com qualquer um de nós ou com algum conhecido.

      Abraços
      Literaleitura

      Excluir
  13. Oie!
    Adorei sua resenha! Fiquei morrendo de vontade de ler.
    Existem muitos vampiros por aí, quem nunca ouviu ou viveu uma história parecida não é?
    Adoro livro de contos, vou procurar ele pela internet.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Oi Val!!
    Poxa, não gosto de livros de vampiros, sabe? hahahahah Brincadeiras a parte....
    Bom, eu adoro contos, mesmo!! Não era chegada, mas tenho lido uns tão bons que agora sou a doida dos contos, se eu acho um por ai já vou lendo. Eu adoraria conhecer a escrita do Dalton, parece que ele sabe escolher os personagens!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  15. A ideia do livro é muito boa, mas acabo de ler (tá, já faz um mês hehe) um livro de contos bem desinteressante então não sei se leria um por agora. Agora uma coisa que me deixou instigada foi o nome do autor. Sinto que eu conheço ele de algum lugar.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Valéria, tudo bom?

    Se eu não tivesse lido a sua resenha, já ia achar que o livro era sobre vampiros, o que não é o caso (ainda bem!). Eu achei as ideias dos contos que você destacou bem legais, pois é algo bem real e recorrente na sociedade em que vivemos. Não sei se o leria agora no momento, pois estou numa vibe diferente, mas certamente, se a oportunidade surgir algum dia, o leirei.

    Abraços,
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Maria Valéria, como vai?

    Acho que você curou uma certa ignorância que eu tinha sobre a pessoa de Dalton Trevisan há anos, rsrs.

    Explico o caso: Então, VAMPIRO de Curitiba, o apelido de Trevisan, não tem nada a ver com aqueles malvadões afanadores de sangue, mas sim com aqueles que sugam nossa energia, foi isso mesmo que eu entendi na resenha?

    Não sei se ficou confusa a minha pergunta, rsrs. Em todo o caso, valeu a resenha.

    Sucesso p/ teu blog.

    Tô seguindo...

    _________


    Obs: Escrevi um conto em meu blog que acho que vai gostar. Fica o convite.

    http://robertocamilotti.blogspot.com/2016/11/conto-quilometro-cinza.html

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.