Leituras que não me agradaram como eu gostaria...

Ao longo do ano fiz algumas leituras que me trouxeram grandes expectativas, mas os resultados acabaram sendo insatisfatórios. Talvez por falta de maturidade em ler, ou porque realmente não me cativaram, quem sabe as capas não contribuíram... 
Eis os títulos:

Fausto - Goethe


Sinceramente, muita gente idolatra esse livro e eu achei que iria gostar, até assisti a versão de Murnau, mas achei bem cansativa... e olha que eu gosto de filmes mudos, mas a versão não me cativou... pensei que ao ler o livro, a minha opinião mudaria, mas foi ainda pior. Goethe foi um dos maiores autores da literatura alemã e eu era louca pra ter a chance de ler as obras dele. Escolhi Fausto e Os sofrimentos do jovem Werther. A oportunidade de ler Fausto surgiu numa eletiva que paguei na faculdade, sobre História da literatura gótica e de horror do século XIX. Ganhei a versão da Martin Claret de um amigo meu, e tínhamos que ler pra resenhar e entregar a professora na semana seguinte... Não sei se a pressão de ter que ler em pouco tempo, resenhar contribuiu pra aumentar minha frustração, mas a verdade é que pensei, pela primeira vez na vida, em desistir no caminho. A história em verso me pareceu bastante confusa, cansativa e extenuante. Se fosse em prosa, talvez eu tivesse gostado, não sei... eu não tenho hábito de leitura em verso, e com Goethe, minha experiência não foi feliz. Mas não desisti do autor, ainda pretendo ler Werther e daí tirarei minhas conclusões, se não me agradei da obra ou do autor em si. 


A captura - Kenzaburo Oe

Mais um livro que tive que ler por causa da faculdade, não recordo a cadeira agora, mas dentre as leituras, essa me decepcionou... e olha que o livro ganhou um Nobel, mas ainda assim não me atraiu... A história me pareceu interessante, mas seu desfecho foi frustrante pra mim. Não vou dizer que não recomendo porque há quem possa gostar dele, enfim... leiam e tirem suas conclusões, mas eu achei o livro bem chatinho... esperava mais...

Poemas escolhidos de Elizabeth Bishop



Terminei esse livro hoje e não me agradei dos poemas, nem a história da poeta me impressionou. Peguei emprestado com meu professor, mas nem me animo pra ter um exemplar. Ainda estou na dúvida se procuro outras coisas dela pra ler, e não julgar apenas por uma obra... Eu sempre tento absorver algo dos livros que leio, nem que seja uma frase que me toque, mas esse livro não me passou nada. São mais de 400 páginas que me foram infrutíferas... Contudo, mais uma vez eu digo, quem quiser ler e tirar suas conclusões, fique à vontade. Não se deixem levar pelo meu discernimento. Eu não gostei, mas vocês podem se agradar... 

Nenhum comentário:

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.