Dica de Leitura: autores que li em 2012.

 Esse ano eu li bastante, tanto livros por causa da faculdade, como livros que peguei emprestado e outros que comprei... foi bem proveitoso o ano de 2012, ainda mais porque tive o prazer de conhecer alguns autores que até então nunca tinha tido a oportunidade de ler... Dentre os que mais me chamaram a atenção, resolvi indicar alguns deles aqui...


  • Outsiders - Vidas sem rumo, de Susan E. Hinton.



O primeiro contato que tive com essa autora se deu através da adaptação de uma de suas obras para o cinema, o filme Rumble Fish [O selvagem da motocicleta], estrelado por Mickey Rourke e Matt Dillon. O filme é de 1983, de Francis Ford Coppola. Depois que vi [e amei] o filme, procurei saber sobre o livro e encontrei também o 'Vidas sem Rumo' [que ainda não assisti]. Durante meus passeios à Biblioteca onde estagiei esse ano encontrei o livro nas prateleiras e cuidei de pegar emprestado. Não encontrei o livro Rumble Fish, mas encontrei outro da autora, no mesmo estilo. Então, li e me apaixonei... os personagens, as situações de desesperança, a forma como Susan descreve o cotidiano de uma geração inteira... A história é simplesmente fantástica... para quem gosta de uma história sobre gangues dos anos 80, bad boys no estilo Jim Stark de Juventude Transviada, ou Marlon Brando em 'O Selvagem', esse livro é um prato cheio. Ainda não possuo minha própria edição e tive que devolvê-lo à Biblioteca, mas tenho a esperança de um dia encontrar em algum sebo... de preferência com essa capa... Regado a motocicletas, brilhantina, casacos de couro, canivetes e correntes... 



  • Um copo de cólera, de Raduan Nassar.


Essa obra também me chegou ao conhecimento através de um filme. Um conhecido meu me trouxe uns filmes que ele tinha baixado e gravou pra mim, e disse que achava que eu gostaria dele, por sua história e lirismo do roteiro. Nunca tinha ouvido falar de Raduan Nassar até esse dia. O filme é nacional, interpretado por Alexandre Borges e Julia Lemmertz. Peguei o livro emprestado com um professor meu, porque adorei o filme. As falas são carregadas de sarcasmo e poesia. As cenas tórridas do casal entremeadas com frases mordazes e ríspidas. O 'duelo' do casal se dá na cama, no chuveiro, na mesa do café da manhã e no quintal, numa verdadeira explosão de fúria verbal. A escrita do autor me agradou tanto que li outro livro dele, Lavoura Arcaica. Também não tenho meu exemplar, mas pretendo comprá-lo, bem como o outro título de Raduan, que não escreveu mais depois desses, simplesmente parou a 'carreira' como escritor. Uma pena, eu diria. Mas suas duas obras são belíssimas. Vale muito a pena ler. Ele ainda possui um livro de contos, mas esse ainda não tive a oportunidade de ler...

  • O grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald. 


Meu primeiro contato com Fitzgerald foi com sua obra-prima, e faz pouco tempo que o li... Já tinha ouvido falar do autor mas não tive a oportunidade de lê-lo antes. A escrita dele é incrível, a história é curta e ao mesmo tempo bastante intensa. Mais um emprestado do meu professor, e que pretendo ter em minha estante. Sem contar a minha ansiedade pra ver essa obra nas telas, e ainda mais com meu ator preferido Leonardo DiCaprio no papel de Gatsby. Essa adaptação promete. Leitura rápida, que deixa um gostinho de  'quero mais' e que, ao menos pra mim, trouxe uma lição: de que, por mais que sejamos 'populares'. nas horas em que realmente necessitamos, os 'amigos' se ausentam. A popularidade não é sinônimo de muitas amizades. Outro fator interessante no livro é a superficialidade da maioria dos personagens. Dinheiro, luxo e amor proibido são os pontos-chaves da história. 

  • Pico na Veia, de Dalton Trevisan.


O contato que tive com esse autor foi há alguns dias. Mais um livro que tomei emprestado [meu professor é uma biblioteca/dvdteca ambulante, acreditem] e foi sugestão dele. O autor escreve por meio de pequenos versos os seus contos, alguns contando apenas com uma única linha. Essa forma peculiar me agradou, eu nunca tinha visto antes escrita desse tipo. O livro que li dele até agora [mas pretendo ler outros] foi Pico na veia [mais um que preciso adquirir meu exemplar], e seus contos são bem objetivos, rápidos, concisos. Trevisan não é de enrolar no que escreve... Recomendo para quem gosta de histórias diretas e desfechos breves.


Decerto que Susan E. Hinton, Raduan Nassar, F. Scott Fitzgerald e Dalton Trevisan merecem lugar na minha biblioteca. E que 2013 possa me trazer mais e mais autores interessantes. 

Um comentário:

  1. De todos os livros que vc citou nesse post eu me interessei por Pico na veia,é a primeira vez que ouço falar desse livro e desse autor,o bom desses "meme" é que sempre da pra conhecer novos títulos :D

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.