Provocações, com Antônio Abujamra




Exibido pela TV Cultura de 06 de agosto de 2000 até 28 de abril de 2015, Provocações foi um programa de TV apresentado pelo ator e diretor Antônio Abujamra, em quadros de duração média de 25 minutos, em que ele entrevistava artistas de vários nichos e por vezes recitava textos e poemas. 



Provocações possuía formato de Talk Show, e era televisionado às terças-feiras no horário noturno, tendo reprises nas madrugadas de quinta-feira. Tomei conhecimento desse programa através de um amigo e logo meu interesse cresceu em assistir alguns episódios, devido ao fato de vários entrevistados serem pessoas que admiro ou sinto curiosidade em seus trabalhos, bem como pela parte literária apresentada, críticas tecidas durante as entrevistas e ainda pelo quadro "Vozes da Rua", onde o público explanava sobre vários assuntos. 



Personalidades como Karina Buhr, Rubem Alves, Mário Prata, Fabrício Carpinejar e Elke Maravilha passaram pelo programa. Abujamra declamou Fernando Pessoa, Viviane Mosé, Cecilia Meireles e Elizabeth Bishop. Foi de Alberto Caieiro a Walt Whitman, de Ortega y Gasset a Drummond. Com uma interpretação de encher os olhos, extasiava o leitor, enlevando-o a um estágio de lirismo e plenitude, sensibilidade e reflexão...




23 comentários:

  1. Tv CUltura....Como pode um canal conseguir ser tão maravilhoso <3
    Eu gosto muito do café filosofico.
    Nunca tinha ouvido falar desse programa, valeu a indicação <3

    Meu Blog <3

    ResponderExcluir
  2. Eu cheguei a ver alguns destes programa, mas confesso que nunca mais vi ou ouvi falar dele, e como faz anos que não vejo tv aberta, nem sabia que reprisavam.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Oi oi!

    Tudo bem? Antônio Abujamra era um gênio né? E eu adorava o Provocações, não vi todos, mas vi o bastante para me dizer fã do programa que descobri por um acaso em uma noite insone em que zapeava pela TV.


    É realmente uma ótima dica para quem gosta de literatura mais densa, o que com certeza é o meu caso (vou de romance erótico a Dostoievski muito fácil!).

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Tudo bom?
    Não conhecia esse programa, uma pena que não tivesse esse conhecimento antes, se não com certeza iria ver.
    Pelo pouco que vi gostei muito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Gente, não conhecia esse programa! Fiquei curiosa, obrigada por compartilhar <3

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Interessante essa postagem. Não conheci o programa, mas acho legal informar para o pessoal mais jovem sobre os tipos de programações que tínhamos e de um cara extremamente comunicativo e inteligente como Abujamra.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Eu adorava esse programa! O Antônio era mesmo maravilhoso, um gênio! Deu até saudade desse tempo da Tevê Cultura!

    ResponderExcluir
  8. Oiieee

    Ah eu não me lembro desse programa, tive uma fase bem curta de televisão na minha vida, só durante a infancia mesmo, bem de novinha, mas dessa dica gostei até porque conheço e gosto do Abujamra, uma pessoa culta e carsmática, imagino que o programa segue a mesma linha.

    Ótima dica.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Eu assisti diversas vezes esse programa. Amo demais a programação da TV Cultura.
    Nunca me esqueço das entrevistas de Rubem Alves falando da vida e de como somos aprendizes constantes, mas teimamos em querer ser maduros demais ou adultos demais e Carpinejar com seus lirismos e textos poéticos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Eu sempre assistia esse programa no Youtube, ficou ótima a postagem e ótima indicação, sinto falta do programa e novos temas abordados, ótimo post.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu amo Abujamra e o filho dele da banda Os Karnaks, eles são cults irreverentes, tudo de bom! Amei assistí-lo aqui. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Deve ser um programa muito bem, gosto muito desse tipo de formato e acho que ótimas entrevistas e reflexões surgem dessa maneira.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  13. Eu amo esse programa bem como Sangue Latino, é pura poesia, literatura de primeira, conversas sensíveis e inteligente, tudo o que o mundo precisa para se libertar da bestialidade e insanidade.

    ResponderExcluir
  14. oi.

    Nunca ouvi falar desse programa, parece interessante, valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  15. Olá, admiro muito o apresentador do programa. Acho que já vi um ou outro vídeo sobre a atração.

    ResponderExcluir
  16. Oi.
    Não conhecia esse programa, mas realmente adorei.
    Vou procurar para assistir.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Olá! Achei a postagem bem interessante, eu quase não vejo tv, mas é bom ver que tem coisas boas ainda rolando! Beijos,
    Overdose Literária - Paula Juliana
    https://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    A Tv Cultura sempre teve projetos muito maravilhosos,incentivando a cultura sempre gostava de assistir algo por lá.
    Não conhecia esse programa,mas pareceu ser algo muito bom e de grande relevância cultura.
    Adorei conhecer e ótimo post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oiii!!

    Eu nunca fui muito de assistir TV e a cultura mais quando eu era criança mesmo, gostei de conhecer esse programa. Mesmo depois de muuuuito tempo do termino dele. Vou pesquisar outros eps.

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  20. Oie
    poxa, eu não tenho o costume de ligar a tv mas sempre achei o canal muito interessante e um dos únicos hehe ótimo vc trazer essa dica, parece ser um programa que realmente nos faz pensar e bem util

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Achei super interessante :)
    Faz tempo que não assisto tv cultura, preciso mudar isso urgentemente.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  22. Admito que sou uma alienada com literatura nacional e não sou muito de assistir TV.
    Entretanto adorei conhecer um pouco sobre o programa aqui e já anotei algumas coisas para pesquisas pessoais.
    Obrigado pela dica!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    A Tv Cultura é cheia de ótimos programas porém são pouco que sabem desse canal tão maravilhoso. Não conhecia esse programa, tem tempo que não assisto ao canal, deve estar cheio de ótimos programas!

    beijos!

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.