Miguel de Cervantes na cultura pop


Provavelmente nessa data em que vos escrevo, no ano de 1547 nascia em Alcalá de Henares o romancista, poeta e dramaturgo Miguel de Cervantes Saavedra, um dos nomes mais importantes da literatura clássica ocidental. Don Quijote de la Mancha é considerada sua obra-prima, traduzido em diversos países e referenciado em diversas manifestações artísticas que vão de pinturas a cordéis e letras de música...

minha edição espanhola, comemorativa do IV centenário da obra

Como uma forma de prestar-lhe homenagem, resolvi reunir nesse post algumas dessas referências à figura do Cavaleiro da triste figura, como também é conhecido o protagonista da mais famosa história surgida na Espanha, baseada em novelas de cavalaria que eram comuns na época em que foi publicado a primeira vez em 1605... 

adaptação em quadrinhos


Humberto Gessinger da banda Engenheiros do Hawaii traz uma canção intitulada Dom Quixote, em que faz clara alusão ao personagem, com uma letra que fala de luta por ideais, inspirada na figura de Don Quijote, um cavaleiro que almejava ser como os heróis das novelas de cavalaria que ele mesmo lia, e sai pelo mundo lutando com moinhos de vento achando se tratar de dragões, querendo salvar uma donzela que sequer sabia de sua existência, com uma visão sonhadora de seu 'ao redor'...



Dom Quixote

Muito prazer, meu nome é otário
Vindo de outros tempos, mas sempre no horário
Peixe fora d'água, borboletas no aquário
Muito prazer, meu nome é otário
Na ponta dos cascos e fora do páreo
Puro sangue, puxando carroça

Um prazer cada vez mais raro
Aerodinâmica num tanque de guerra
Vaidades que a terra um dia há de comer
Ás de Espadas fora do baralho
Grandes negócios, pequeno empresário
Muito prazer, me chamam de otário

Por amor às causas perdidas
Tudo bem, até pode ser
Que os dragões sejam moinhos de vento
Tudo bem, seja o que for
Seja por amor às causas perdidas

Por amor às causas perdidas
Tudo bem, até pode ser
Que os dragões sejam moinhos de vento
Muito prazer, ao seu dispor
Se for por amor às causas perdidas
Por amor às causas perdidas


A letra é bem politizada e traz uma crítica às sociedades utópicas, apresentando um teor pessimista e sombrio da real condição de desigualdade de classes. Seria o 'amor as causas perdidas' em um dos trechos da canção... Dom Quixote seria o símbolo das causas perdidas, das revoluções de um sonhador, que almeja consertar o mundo mas não é levado à sério pelas pessoas com quem convive. A figura de Sancho Pança é a tentativa de fazer com que o cavaleiro enxergue a realidade e suas reais condições de transformar o mundo...
Além de Engenheiros do Hawaii, a banda inglesa Coldplay presta homenagens ao livro na música Spanish Rain. 




Então deixamos La Mancha
Em direção às planícies mais altas
Eu e Sancho Pança

Procurando por aventuras
Rocinante nas rédeas
Para a resposta dos moinhos de vento

Você nunca vai estar sozinho
Você não vai estar sozinho nunca mais
Você nunca vai estar sozinho
Você nunca vai estar sozinho novamente

Ouvi dizer que você nunca se molhou na chuva Espanhola
Então eles mandaram o médico, para examinar meu cérebro
Disse que ele não é tão claro

Oh quando o mundo,
quando o mundo parece apenas, um pouco cruel demais
Vamos deixá-lo melhor
Faça o melhor

Então avise aquela princesa
Avise aquela princesa que desce do trem
Avise aquela princesa
Ela nunca estará sozinha novamente

Ouvi dizer que você nunca se molhou na chuva espanhola
Ooh, ooh
Ouvi dizer que você nunca se molhou na chuva espanhola

Ouvi dizer que você nunca se molhou na chuva espanhola
Woo ooh, Wooh ooh
Ouvi dizer que você nunca se molhou na chuva espanhola

Escritores como Voltaire e Jorge Luiz Borges se diziam identificar em parte com a natureza quixotesca -  este último, inclusive, fez um poema em homenagem ao personagem. O homem de la Mancha foi um musical baseado na obra estreado em 1966. Houve também uma versão brasileira desse musical, tendo Paulo Autran encarnando a figura do cavaleiro. 


Na literatura, Monteiro Lobato prestou sua homenagem com a obra Dom Quixote das crianças, uma adaptação de 1936 ambientada no Sítio do Pica-pau amarelo. Folhetos de cordel foram impressos no Brasil fazendo alusão às novelas de cavalaria inspiradas claramente na obra de Cervantes. Em 1935 foi lançada uma versão dela por J. Borges, famoso cordelista pernambucano. Na história, Dulcinéa é Maria Bonita, e Quijote luta contra os famosos cangaceiros, que permeiam até hoje a cultura do sertão nordestino. Gregório de Matos tem um poema em que cita o personagem, assim como Machado de Assis que o referencia em Memórias póstumas de Brás Cubas


José de Alencar faz alusão ao autor Cervantes em Minas de Prata, assim como José Lins do Rego em Fogo Morto, em que o personagem Vitorino, capitão, possui um cavalo que lembra Rocinante e o capitão se envolve em aventuras que em muito lembram Don Quijote. 
  
Na arte, Salvador Dalí e Pablo Picasso pintaram o lunático fidalgo.
Don Quixote por Pablo Picasso

Salvador Dalí

Entre as duas partes de Don Quijote Miguel de Cervantes escreveu Novelas Exemplares, composto de doze curtas novelas, bastante apreciadas pelo público da época. No teatro, a única peça trágica que sobreviveu aos tempos foi O cerco de Numancia, mostrando o povo ibero resistindo à ocupação romana na cidade.

minha edição lindinha da Abril em capa dura


Em 1616, um ano após a publicação da segunda parte de sua obra-prima, vem a falecer em Madrid, a 22 de abril. É inegável a contribuição de Cervantes à literatura espanhola e mundial. Até os que nunca leram a obra na íntegra conhecem a trama e os personagens, tal sua fama na cultura pop/literária. 

estatueta que ganhei de meu querido amigo Ireno esse ano

20 comentários:

  1. Menina! Acredita que eu nunca tive curiosidade pra ler esse livro? Todo mundo fala que é ótimo, mas sei lá, sempre que pego pra ler me bate aquele troço de que vou ficar de saco cheio com a leitura e deixo pra lá.. kkkkkk... Como eu já conheço a história me tira uma pouco a vontade de ler e como não é lá mt minha praia a sensação de desanimo aumenta um pouco. Já tinha visto esse quadrinho e as músicas tbm, sua estatueta é lidinha!

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  2. Que pesquisa bacana! Adoro como a referência a um classico é usada, mesmo que ás vezes as pessoas nem se deem conta disso.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olha, para falar a verdade eu tenho muita curiosidade para ler Dom Quixote! Tanto, que esse ano troquei um dos livros que tinha no skoob e depois adquiri por lá com o crédito da troca, o segundo volume de Dom Quixote. Já está programado para ser lido no próximo ano. Eu já tinha o primeiro volume. Agora está completo! Eu sempre gostei de romances de cavalaria! Amei o seu post! Abraços,
    Drica.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito de saber sobre Dom Quixote, não sabia muita coisa sobre ele. Gostei de saber eu lembro de ter assistido a uma peça de teatro que tinha dom quixote, mas eu era criança e então não me lembro como foi a peça, mas sei que foi de dom quixote e foi muito bom, gostei do post

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Nunca li Cervantes, mas me lembro que na época da escola, tive que estudar sobre ele para uma chamada oral. Das cinco pessoas chamadas pra responder as perguntas, só eu e um amigo acertamos tudo, foi muito bacana!

    ResponderExcluir
  6. Muito legal ver como a obra Dom Quixote inspirou tantas homenagens na música e literatura! Adoraria ler o que o Monteiro Lobato escreveu!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Uma bonita e merecida homenagem! Através do seu post fiquei sabendo de coisas que eu desconhecia, como a música dos Engenheiros do Hawaii. Gostei muito dessas informações sobre Dom Quixote, famoso personagem!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Heeeey!
    Que pesquisa legal, nunca tive curiosidade por este livro rs.. Na verdade é mais um preconceito né? Não tinha visto em quadrinhos, acho que é uma forma mais divertida e fácil de ler.
    Dica anotada.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho o prazer de ter este livro em uma edição capa dura quer conta com a tradução em português e alguns trechos também traduzido para o espanhol, amo.
    Não posso deixar de amar a música do Engenheiros, para ter uma idéia do nosso carinho pela obra, o meu fusca se chama Rocinante.
    amei o post, muito bem elaborado e a estatueta é lindona, quero uma rsrs

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Heiii, tudo bem?
    Amo posts diferente e adorei demais o que escreveu.
    Acredita que sempre ouvi essa musicas dos Engenheiros do Hawaii, mas nao sabia o título, e agora que vc falou faz mto sentido.
    Com certeza foi um personagem que inspirou mtos artistas, amei!
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  11. Olá, muito bom o post, super completo. Não conhecia todas essas referências à obra de Cervantes, me lembro de já ter lido "Dom Quixote das crianças" e de já ter visto esse quadro do Dalí.

    ResponderExcluir
  12. Oiii!

    Muito bacana a postagem, de todas as inspirações, eu só conhecia - e amo - a música do Engenheiros <3
    Vou mandar pro meu namorado que adora!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  13. Qu homenagem maravilhosa Maria que tu fizeste, eu tenho uma outra edição do dom quixote não sei se não é mais antiga que a sua, não lembro o ano, mas ele é meu queridinho e fiquei encantada com tudinho que tu postastes.
    Beiijinhos

    ResponderExcluir
  14. Oi Maria, não gosto muito da história de Dom Quixote. Este ano mesmo fiz uma leitura em versão quadrinhos, mas também não morri de amores por ela. Sei lá, não consigo me envolver. Mas gostei da sua postagem, diferente e interessante.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  15. Que homem que influenciou a cultura pop, bah! Acho que como ele, só o Goethe e o Tolkien. Adoro essa leitura do Picasso, é lindíssima ♥

    ;*

    ResponderExcluir
  16. Oi Maria.

    Eu nunca li Tom Quixote. Ele não despertava minha atenção, até o momento. Sua pesquisa deixou uma leve curiosidade sobre esse personagem e com certeza vou procurar ter uma chance para conhecer essa história com profundidade.

    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Que postagem maravilhosa!
    Apesar de conhecer pouco de Dom Quijote sei o quanto muita gente utiliza em suas pesquisas e usa as referências para suas obras.
    Fiquei maravilhda com a gama de conhecimento e em como muitos artistas utilizam até hoje em suas composições.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oioi!
    Que post legal, bem feito e recheado!Nunca tive vontade de ler Dom Quixote, confesso. E, apesar de o post ter despertado um pouco minha curiosidade, ainda não passaria ele na frente na minha meta de leitura. Hahaha. Ainda assim, espero ter a oportunidade de lê-lo um dia. :)
    Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem? De fato, apesar de não ter lido na íntegra a história de Dom Quixote e sobre Miguel, conheço sua fama e quão importante a sua história foi para a literatura e o ramo das artes. Não sabia das tantas referências, mas gostei de analisá-las e vê-las aqui. Ótimo post!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá! Dom Quixote é um personagem clássico e já conheço em várias versões. Interessante que eu estava lendo sobre Cervantes alguns dias atrás. Ótimo seu post. um super bjooooo

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.