I Roda de Leitura em Paudalho/PE

Eis que o Encontro de leitores aqui na cidade onde moro aconteceu. O dia estava chuvoso, iria ser numa praça aberta, e eu não contava que fosse aparecer alguém. De repente, o sol abre, e quando chego ao local, haviam umas pessoas esperando... Depois de uma meia hora do horário combinado, chegaram mais pessoas e a gente começou a papear sobre o que mais gostamos: livros. 

Feitas as apresentações [algumas pessoas eu não conhecia], abri o bate-papo falando sobre meus gostos literários, e pedi para que cada um dos presentes falasse sobre como conheceram o maravilhoso mundo dos livros. Saiu de tudo: lit. espírita, auto-ajuda, romances, clássicos, quadrinhos, mangás, best-sellers... Foi bem interessante ver o quanto o mundo da literatura é amplo e abrange qualquer gosto... 


Falamos também sobre o livro que foi posto em pauta no facebook: A culpa é das estrelas. Eu achei que todos ou a maioria tinham lido, mas alguns só viram trechos na internet. Os que leram, tiveram opinião como a minha [não curtiram muito] e apenas uma garota adorou o livro. Bem, achei que a maioria tinha gostado, fiquei até surpresa na hora do debate *risos*


Falamos também da importância de livros infantis, de como é importante fazer os pequenos lerem desde cedo, de adaptações cinematográficas, Nicholas Sparks, Maze Runner, Jogos Vorazes, José de Alencar,  Machado de Assis, leituras de escola, bibliotecas, sebos, locais próximos a Paudalho para se comprar livros, dei dicas de onde comprar os livros, enfim... foi uma tarde muito agradável, com gente bacana, numa faixa etária de doze a trinta e poucos anos. Em determinado momento a homofobia foi comentada [na hora que falei do livro A garota da casa grande, que seria sorteado também] e percebi que respeito é bom acima de tudo, e que as pessoas presentes tem bastante consciência disso. 

os ganhadores dos sorteios
                                       

E pra melhorar tudo, ficou combinado de marcamos um segundo encontro, daqui a um mês. Já separei alguns livros meus para serem sorteados no dia, e decidimos que iremos falar sobre a Rainha do Crime: Agatha Christie. Essa semana vou colocar a enquete no Evento do Facebook para escolherem qual o título dela a ser discutido. Me surpreendi com a escolha, pois notei que todos se interessaram em conhecer a obra da autora [que é uma das minhas preferidas].

Anunciei que haveriam sorteios. Como havia falado neste post, tinha dois livros para sortear + 2 kits de marcadores/livretos. Tinha falado anteriormente que as pessoas poderiam levar livros pra trocar por lá, mas como poucas pessoas levaram [eu e mais um rapaz], acabei sorteando os dois exemplares também, seguindo o exemplo de Danilo, que doou três livros pra sorteio. Então, ao todo, foram nove pessoas que saíram com alguma coisa do Encontro... E pra não deixar ninguém de mãos abanando, distribuí livretos do livro Teorema de Mabel[alguns ficaram muito empolgados pra conhecer a história]. 

Bem, eu gostaria de agradecer, em especial, a Thais, do blog Amiga da leitora, que deu uma força divulgando em sua FanPage o encontro. Muito obrigada. 
Queria agradecer a todos que compareceram [alguns tiveram que sair mais cedo e por isso não estão nas photos]. Agradecer a Dh, por me ajudar a organizar, a Danilo, por doar 3 exemplares para sorteio. Enfim... 

Estou muito grata pela tarde passada com vocês, e espero que nos próximos mais pessoas participem, pois é muito importante incentivar o hábito de leitura nas pessoas. Meu agradecimento especial ao parceiro Matheus Ferraz, que disponibilizou um exemplar de Teorema de Mabel e os livretos para serem distribuídos. E quem não pôde ir dessa vez, não desanime, e prepare-se para conhecer o mundo de suspense da Rainha do Crime, Agatha Christie... 


esses também acabaram ganhando livros... 


Até a próxima Roda de Leitura em Paudalho, pessoal... ^.~

10 comentários:

  1. que bacana juntar essa galera!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,
    Muito bacana a sua iniciativa de juntar uma galera que curte literatura :)
    Meus parabéns :)

    Beijos e se cuida
    Rimas Do Preto

    ResponderExcluir
  3. Deve ter sido ótimo!!!! Uma pena eu não morar em PE!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que legal miga, adorei saber que já tem um próximo encontro sendo planejado e fiquei feliz em ajudar tbm, se eu morasse perto compareceria com certeza! Parabéns por essa iniciativa ;D

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Espero conseguir aparecer na próxima vez.

    ResponderExcluir
  6. Que tudo, Val!
    A primeira de muitas rodas de leituras *.*
    Ah, achei tua cidade muito linda pelas fotos (sou a doida que fica observando tudo nas fotos!, rs)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Que tudo, Val!
    A primeira de muitas rodas de leituras *.*
    Ah, achei tua cidade muito linda pelas fotos (sou a doida que fica observando tudo nas fotos!, rs)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Achei a ideia bem legal.
    E o encontro parece ter sido muito bom.

    Beijos,
    Carissa

    ResponderExcluir
  9. Vaaal, isso é maldade :c eu fico doido de vontade de ir praí :/ rs
    Ai, mas que bom que está rolando isso *-*
    e só digo que voce tem que vir logo a Fortaleza, sua linda *-*
    http://incriativos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Val fiquei muito feliz com o sucesso do seu encontro!
    Que essa ideia faça a cabeça dos jovens e que eles possam colher bons frutos com a leitura, pois ela engrandece a mente!

    Beijão e sucesso!

    Cah =)

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.