Confraria Colombo

Ano passado fui convidada a fazer parte de um clube de leitura, de atmosfera intimista, e contando apenas com 3 membros [eu inclusa na conta]. Meu amigo Alberon me convidou e junto com um amigo dele, Thiago, demos início à discussão de um livro por mês. Em fevereiro tivemos nosso primeiro encontro, e apesar da timidez inicial, conseguimos levantar alguns pontos interessantes da obra em questão, Morte Súbita. 

À partir daí, por causa do registro que fizemos do encontro, outra pessoa teve interesse em participar quando viu a fotografia. Bruno França acabou entrando no clube no mês de março, em que a leitura escolhida [por mim] foi O livro do riso e do esquecimento... 

O clube, que agora se chama Confraria Colombo, possui regras simples: cada pessoa escolhe uma obra que não foi lida por nenhum dos membros, todos temos em média um mês para ler e nos encontrarmos para falar a respeito. A parte interessante da coisa é que - assim como a referência à mais famosa confeitaria do Rio de Janeiro, também vamos fazendo um 'rodízio' de lugares interessantes para comer em Recife. Além da experiência literária, também temos uma experiência gastronômica...

Depois de Bruno, mais pessoas demonstraram interesse em participar do grupo. Hoje, contamos com seis pessoas. Lemos Faulkner, Proust, Smanioto, Murakami, Chimamanda, entre outros incríveis livros/autores que ainda estão 'na fila' aguardando sua vez... montamos cronograma de obras, procuramos mesclar autores 'mapeando' por países de origem, além de contextualizarmos as obras com a História, já que todos os membros são historiadores. 

Darisrose e Jefferson entraram posteriormente, só agregando mais conhecimento, opiniões inteligentes e conteúdo à Confraria. Estamos com algumas ideias bacanas para colocar em prática neste ano. Uma amizade linda surgiu entre o grupo e fortalecidos, caminhamos rumo ao aniversário de um ano do Clube.

Tivemos a participação especial de Patti, do blog Dose Literária, durante sua visita à Pernambuco, em um dos encontros. A literatura fazendo o brilhante papel de unir pessoas, vivências, diminuindo fronteiras...

A Confraria Colombo me permitiu conhecer pessoas incríveis, e certamente é um dos maiores acontecimentos de 2018. Sinto uma gratidão imensa por ter tido o privilégio de fazer parte dessa família literária...

Lista de livros discutidos ✓

Morte súbita - Enrique Alvarez
O livro do riso e do esquecimento - Milan kundera
O som e a fúria - William faulkFau
A desumanização - Valter hugo Mãe
Norwegian Wood - Haruki Murakami
Hibisco Roxo - Chimamanda Ngozi Adichie
O falecido Mattia Pascal - Luigi Pirandello
Desesterro - Sheyla Smanioto
A besta humana - Emile Zola
Sobre a Escrita - Marcel Proust
Ulysses - James Joyce


Galeria de fotos

Fevereiro - Delta Café Cais do Imperador / Recife. Alberon, eu e Thiago

Thiago, eu, Alberon e Bruno

Thiago, Alberon, eu e Bruno

Eu, Michele, Thiago e Alberon

Bruno, Paulo, Alberon, Darisrose, eu e Thiago. Padaria Vila Amizade - Recife

Bruno, Alberon, eu, Patti, Thiago, Jefferson e Darisrose

Bruno, Darisrose, Thiago, eu, Alberon e Jefferson

Bruno, Alberton e eu


Paulo, Alberon, Jefferson, Darisrose, Thiago, eu  e Bruno. Pizzeria Vesúvio - Boa Viagem - Recife



2 comentários:

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.