A lenda de Narciso, recontada por Luiz Guasco

Liríope foi uma ninfa, mãe de Narciso. Quando o menino nasceu, ela ficou encantada com sua beleza. Aliada ao encantamento, o medo dos deuses do Olimpo de se sentirem desafiados pela sua perfeição e sabia que seu bebê poderia ser punido. Então, ela resolve ir em busca de ajuda, pedindo conselhos de Tirésias, um adivinho cego, que foi enigmático em sua resposta: "Narciso pode ter vida longa, desde que não veja a si mesmo." 


Eis umas das lendas mais conhecidas da Mitologia Grega. A lenda de Narciso ganha uma versão simplificada através da narrativa de Luiz Guasco, fazendo parte de uma série da Editora Scipione, intitulada Re-Encontro Literatura. O autor nasceu em São Paulo e é bacharel em Língua e Literatura Grega pela USP. 


Narciso é filho de Liríope e do deus-rio Céfiso. Apesar do fascínio que exerce em todo ser que o conhece, ele é alheio aos apelos de seus admiradores. Mas como as Tragédias gregas sempre tem seus motivos, Narciso vê seu reflexo nas águas e se apaixona por sua própria face, aproximando-se do reflexo, cai na água, vindo a afogar-se, abreviando sua vida...


A Grécia é considerada o berço da civilização ocidental. Surgiu por volta de 2.000 a.C. Suas pólis tinham organização próprias. Mas compartilhavam sua ancestralidade, hábitos e costumes religiosos. Artes, Filosofia e Ciências são os alicerces da cultura helênica e atravessaram gerações, incutindo nas sociedades seguintes um modelo social-democrático que se embasava na oralidade de seus mitos, a fim de explicar a sua origem. 


A mitologia grega é intrínseca ao politeísmo. Os deuses gregos tinham características humanas, se envolviam com humanos e dessas uniões poderiam surgir frutos: os chamados semi-deuses, os ditos Heróis de diversas narrativas. Haviam outras figuras mitológicas, tais como as ninfas, sátiros e centauros. Liríope temeu por seu filho, pois sabia que sua beleza exagerada poderia atrair a fúria das divindades, que iam se sentir ameaçadas por Narciso. Egocêntricos, almejavam todas as atenções para si mesmos. 

Narciso originou um termo na psicanálise freudiana: narcisismo. A fixação afetiva de um indivíduo por ele mesmo. Contemplar a própria imagem, tal como o rapaz que se afogara nas águas ao admirar o próprio reflexo. É interessante o uso do mito de Narciso para se levantar reflexões importantes sobre a sociedade atual, que se alimenta do consumismo e da busca por uma imagem perfeita, inalcançável. 

Em suma, é uma obra que levanta questionamentos. Mitos Antigos que retratam tão bem um contexto de pós-modernidade...


Narciso, de Caravaggio.

Para adquirir um exemplar e ajudar o Blog, clique aqui. 


6 comentários:

  1. Ai, a história de narciso é uma das que eu mais gosto, acho incrivel essa capacidade se amar ao tal ponto sabe, mesmo que eu saiba que isso é bem ruim e que muitos criminosos são assim, é uma doidera imaginar isso na vida real sabe?!
    Adorei sua resenha, já quero esse livro pra ontem!

    ResponderExcluir
  2. Oiieee

    Eu lembro que teve uma época que adorava mitologia, é tudo tão rico e vasto, e original. De momento por enquanto não leria esse livro, não me sinto no clima, mas gostei do estilo dele. Nem conhecia ainda. Vou anotar pra conferir quem sabe futuramente.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. A história de narciso é uma das minhas favoritas porque na literatura ela acabou avançando tanto e inspirando tantas outras obras, é interessante demais, muito rica! Acho essa coleção da reencontro muito bacana porque é um olhar diferente para obras tão necessárias.

    ResponderExcluir
  4. Eu amo a Mitologia Grega e principalmente, como ela é tão bem explorada na psicologia. Estes dias, conversava sobre o Narcisismo com Renê e suas diversas nuances.

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Adorei a resenha e saber um pouco mais sobre esse mito! Eu gosto bastante da Mitologia Grega, mas admito que só a conheço através da arte, principalmente pela Literatura, cinema e jogos, nunca parei para ler e entender mais a fundo as lendas. Porém, é algo que eu gostaria muito e saber desse livro me deixou entusiasmada para lê-lo. Anotei a dica!

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Adorei conhecer esse mito, vou procurar o livro para me aprofundar melhor. Eu gosto bastante de mitologia Grega, mas não sou um leitora voraz do assunto, apenas gosto muito dos mitos e acho bem interessante as mensagens por trás de cada um. Adorei o post.

    Beijos
    leitura-terapia.blogspot.com

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.