O deserto do amor - François Mauriac

Laureado com o Prêmio Nobel de Literatura em 1952, François Mauriac nos presenteia com O deserto do amor, livro que narra um peculiar triângulo amoroso composto por uma mulher que encantou dois homens - pai e filho - através de passagens de tempo distintas. Raymond Courrèges tem 35 anos e lembra da adolescência vivida no interior da França. Quando tinha apenas 17 anos, caiu de amores por Maria Gross, depois de a ter encontrado casualmente num bonde.
Maria flerta com o rapaz sem sequer suspeitar que ele é filho do médico Paúl Courrèges, que vive num casamento fracassado e é apaixonado por sua paciente. A obra foi publicada em 1925, e traz como pano de fundo do romance temas como tentação, ciúmes, juventude irriquieta, vícios e afins.

Mauriac possui uma escrita contundente e refinada, nasceu em Bordeaux e seus romances costumam retratar a burguesia provinciana com a qual teve contato durante sua infância. É notável em O deserto do amor, sua capacidade de penetrar nos dramas da vida humana, a partir de personagens intensos, desprovidos de falsa moral e carregados de existencialismo.

O deserto do amor é uma leitura que te convida a inserir-se na velha Paris e numa peculiar Bordeaux, região vinícola do país. Um romance soberbo.

12 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar sobre esse autor. Gostei muito do livro ser sobre a Paris dos anos 1920, adoro narrativas que me transportem para outras épocas.

    ResponderExcluir
  2. Não conheço o autor, nem seu livro, mas parece ser uma história bem intrigante mesmo. Gostaria de saber o resultado desse triângulo amoroso.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito de leituras com temas que puxam para o lado do Existencialismo. Adoro essa abordagem teórica e filosófica.
    Porém, eu não conhecia essa obra. Gostei da dica. E mesmo não curtindo histórias com triângulos amorosos desastrosos, esse parece ser um enredo que eu leria. Bela dica!

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  4. Ei, fiquei curiosa para saber como se dará esse triângulo amoroso. A história parece ser fascinante, parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito de conhecer melhor essa narrativa reconhecida com o Prêmio Nobel de Literatura em 1952. Eu ainda não conhecia algo do autor. Esse enredo peculiar cujo traz essa narrativa sobre um triângulo amoroso composto por uma mulher que encantou dois homens, parece ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  6. Nossa eu sou apaixonada por livros que se passam em Paris, adoro a ambientação e gostei muito da premissa deste livro embora não conhecesse!

    Parabéns pelo seu trabalho

    Bjs Aruom Fênix

    Blog Leituras de Aruom

    ResponderExcluir
  7. Triângulos amorosos sempre tem um enorme potencial de crianção e as historias tem uma facilidade para se desenvolver.

    ResponderExcluir
  8. Adoro livros com personagens intensos e adoro Paris! Fora que a história parece muito interessante e fiquei curiosa pra saber como vai se desenrolar tudo isso.

    ResponderExcluir
  9. Eu não li o livro, mas assisti um filme em que o livro foi inspiração no Cone Sul, muito bom por sinal, então coloquei o livro em minha meta de leitura, infelizmente, o dinheiro não me permitiu ainda comprar. Gosto de escrita refinada e personagens bem construídos, você sabe disso hehehehe

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem? Faz pouco tempo que conheci a cidade de Bordeaux e gostei bastante. Uma região um tantinho diferente de Paris que vemos nas revistas e nas mídias sociais. Com relação ao livro gostei muito do enredo ainda mais por trazer tantos assuntos. O amor as vezes é um deserto que atravessamos sozinhos. Mas que nos traz grandes aprendizados. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  11. Que resenha ...
    Esse livro parece ser bem forte pela sua resenha

    ResponderExcluir
  12. Caramba a história parece sim interessante !! Obviamente já esperava um encontro de todos com aquela grande cara de espanto... rsrsrs

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.