A briga dos dois Ivans - Nikolai Gogol

 Ivan Ivanovitch e Ivan Nikiforovitch são dois amigos de longa data e sua amizade é admirada pela população do vilarejo onde vivem, no interior da Ucrânia. A história se passa nas primeiras décadas do século XIX. Apesar das diferenças entre os dois, eles mantêm uma relação cordial, respeitosa, até que em um belo dia as coisas mudam de maneira drástica.

Um chama o outro de raposa velha, devido a uma discussão boba que tem como motivo uma recusa em trocar uma arma por uma porca e dois sacos de areia. A troca de xingamentos toma proporções jamais imaginadas pela vila onde moram e pelos próprios envolvidos, que nas semanas seguintes passam a depreciar um ao outro, abalando as estruturas e convívio social até então intocáveis.

Escrita por Nikolai Gógol em 1835, essa novela intitulada A briga dos dois Ivans carrega em sua narrativa ares de comédia pastelão, revelando ao leitor a veia cômica de Gogol, tão bem empregada em sua obra. Ele usa de cinismo e desvela a natureza hipócrita da sociedade, ilustrando bem a condição burocrática de seu tempo.

Nikolai Gógol nasceu em 1809, em um vilarejo no centro da Ucrânia [antes pertencente ao Império Russo]. Seus livros possuem características do Realismo, e abordam temáticas sociais a respeito da condição humana, moralista e prisioneira de convenções. Dentre suas obras mais famosas, destacam-se Almas mortas, O capote e Taras Bulba.




Para comprar um exemplar, clique no link e ajude a manter o funcionamento do blog. Danke! 



Nenhum comentário:

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.