Nossos Ossos, Marcelino Freire

Heleno é natural do interior de Pernambuco mas vive em São Paulo há muitos anos. Seu namorado fazia programas e foi morto, sendo deixado no IML da cidade sem que ninguém de sua família reclamasse o corpo. Coube a Heleno o papel de transportar o defunto de volta para sua terra natal, a fim de ter um enterro decente dado por seus familiares. 

A partir dessa premissa, a trama se desenrola por meio de flashbacks, em que o leitor vai conhecendo a aventura de Heleno, ao sair de sua pequena cidade interiorana rumo à capital paulistana, bem como os percalços que passou desde se encontrar com Carlos, o amor de sua vida, até o regresso às suas origens, após deixar o corpo do jovem em Poço do boi. 




A história tem um quê de poético em meio a tragicidade de seu desenvolvimento. Personagens marginalizados ganham espaço na narrativa, mostrando que, mesmo invisíveis numa capital gigantesca, que engolfa suas existências durante o dia, são indivíduos que vivem nas noites e madrugadas da cidade cor de chumbo, carregando a trama de reflexões existenciais. 






Natural de Pernambuco, tendo vivido alguns anos na Bahia, Marcelino Freire é um dos escritores mais aclamados da literatura pernambucana contemporânea. Além de Nossos Ossos, possui outras publicações notáveis, como Angu de sangue, Contos negreiros [vencedor do Prêmio Jabuti de 2006], e alguns de seus contos foram adaptados para o Teatro. 

Nossos Ossos é uma obra publicada pela Editora Record e foi ganhadora do Prêmio Machado de Assis, sendo traduzido também para o espanhol e publicado na Argentina e em Portugal. 






Nenhum comentário:

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.