A poesia de Alejandra Pizarnik em Árvore de Diana

 Publicada aqui no Brasil pela Relicário Edições, Alejandra Pizarnik possui uma obra curta, devido talvez a sua breve existência, interrompida após uma dose de barbitúricos, pondo fim à sua vida aos 36 anos. Árvore da vida data de 1962, seu prólogo foi escrito por Octavio Paz, amigo da poeta. 





Através da poesia que consta Árvore da vida, é possivel ao leitor identificar o estilo de escrita de Pizarnik, que viria a se consolidar a partir dessa obra. Podemos conhecer Alejandra e seus gostos por meio de seus versos, seu interesse crescente nas artes plásticas e sua habilidade em desvelar em poucas linhas suas angustias e inquietações. 


agora

nesta hora inocente

eu e a que fui nos sentamos

no umbral do meu olhar.


ahora

en esta hora inocente

yo y la que fui nos sentamos

en el umbral de mi mirada.


 Interessante perceber um tema recorrente em seus escritos: o duplo, a figura do outro, espelhada. A personagem que se identifica com o sujeito do poema. A própria Alejandra que modificou o nome. De Flora passa a ser Alejandra, seu pseudônimo com que passa a assinar seus livros. Seu discurso parafraseia Rimbaud para compreender as tragédias de sua vida. 

Seus versos carregam uma visceralidade pungente, que representam bem sua vida na Argentina, numa época dada a eclosão de golpes de Estado no país. 


tenho nascido tanto

e duplamente sofrido

na memória daqui e de lá.


he nacido tanto

y doblemente sufrido

en la memoria de aquí y de allá.




Nenhum comentário:

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.