TAG - Antiguidades literárias

Tinha visto essa tag no blog Mais uma página e achei muito interessante a idéia. Então resolvi fazer por aqui também. Consiste em responder 5 perguntas sobre seu Acervo. Então vamos lá:



  • Qual é o livro mais velho em ano de publicação que você possui?
Difícil responder pois tenho vários livros antigos na estante, mas um que eu lembre é A expedição Kon-Tiki - 8.000 Km numa jangada através do Pacífico, que data de 1952. Mas possuo uns livros cartilha [gramática, álgebra, geografia e história] que foram publicados nos anos 1920... Ah, tenho o volume 3 de O homem que ri, de Victor Hugo, data de publicação dos anos 1940, mas não sei o ano exato... 

  •   Qual é o livro mais antigo que você comprou ou o primeiro livro que você adquiriu?
Acho que o Histórias de Tia Nastácia, de Monteiro Lobato. É certamente, um dos títulos mais antigos de meu acervo... 

  • Qual é o livro mais antigo que você lembra ter lido?

Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, publicado pela primeira vez em 1605-1615. Minha edição é de 1978. [E estou lendo ainda]

  • Qual é o livro que se passa na época mais antiga que você se lembra?
Bom, li vários que se passam em épocas muito antigas, mas não sei em que ordem cronológica eles estão. São estes: Lisístrata ou A greve do sexo, de Aristófanes; Prometeu Acorrentado, de Ésquilo; As troianas, de Eurípedes; A epopéia de Gilgamesh, de Sin-liqe-unninni; O código de Hamurábi, de Hamurábi e O livro dos mortos do Antigo Egito. Não faço idéia de qual vem primeiro, mas que eu lembre, essas foram as histórias de ambientação mais antiga que já li... Deles, possuo apenas O código de Hamurábi em meu acervo...

  • Qual é o livro que você tem a mais tempo na estante e ainda não leu?
Madame Bovary, de Gustave Flaubert. Está na minha estante desde 2009. Leitura vai, leitura vem e não o peguei da pilha ainda...


Espero que tenham curtido a TAG. Sintam-se a vontade pra fazer e me digam as respostas de vocês. 
Beijinhos...

10 comentários:

  1. Oi, Val, como vai?
    Menina, eu sou DOOOIDO pra ler Dom Quixote *-*
    Já li Madame Bovary e recomendo demais ;)
    Essa Tag é tão legal hihi vou conversar com o Victor pra respondermos tbm hihi

    http://incriativos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dom Quixote é mto bom ^^
      Assim que der, lerei Bovary ^^
      quando fizer, me avisa que eu quero ver as respostas de vcs. Bjs

      Excluir
  2. Gostei da tag, Val, mas eu não tenho muitos livros antigos e nem leio livros antigos, o mais antiguinho que eu tenho é um do Poe que a Tam me deu que tem as folhas amareladinhas, cheirinho de velho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, que pena. Leia os mais antigos tb, são maravilhosos. ^^

      Excluir
  3. Muito, legal essa tag, mas essa nem me animo a fazer porque os meus livros são relativamentes, novos. Apesar de eu ser apaixonada por livros antigos com folhas amareladas pela ação do tempo *___* Mas a maioria assim que eu li, foram de bibliotecas.

    ResponderExcluir
  4. Adoro tags, e essa é bem legal, nunca tinha visto! Não me lembro de ter livros muito antigos, acho que o mais velho que eu tenho aqui é Dom Casmurro ¬¬

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Acho que a edição mais antiga que já li foi um dom casmurro de 1912, um colega da facul brincou que pela idade o livro estava autografado e tinha sido doado para a faculdade pelo próprio Machado de Assis xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkk nossa, um livro desses é preciosidade. xD

      Excluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.