Cruz e Sousa: seus Broquéis e Faróis...

 

Precursor do movimento simbolista brasileiro, João da Cruz e Sousa foi um poeta, nascido em 1861 e que era filho de escravos alforriados, sendo o primeiro escritor negro até então conhecido na literatura do século XIX. Dirigiu o jornal Tribuna Popular e desde muito cedo combatia o preconceito racial. Em 1893 ele publica o livro Broquéis, marcando o início do Simbolismo no Brasil...

Essa minha edição da Difusão Cultural do livro traz - além de Broquéis - Faróis, outra obra conhecida de Cruz e Sousa. Tratam-se de dois livros curtos repletos de elementos melancólicos, numa espécie de ode à morte e seus efeitos sepulcrais em figuras virginais... 

A tristeza é outro elemento constante em seus versos... Há certa musicalidade em seus escritos, fazendo o leitor transportar-se a uma leitura cadenciada. O poeta dá maior ênfase na figura branca, simbolizada pela luz do luar, neblina, imagens de vapor e cristais... A condição de escravo foi descrita fartamente por meio de metáforas...

Broquéis é composto de 54 poemas, entre eles Lésbia, Em Sonhos, Monja, Torre de Ouro e Noiva da Agonia. Nota-se a inspiração em Charles Baudelaire na construção dos sonetos. A Espiritualidade é representada pela cor branca em vários poemas. O material dá lugar ao espiritual, como se corrompido por este...

Faróis é composto de 49 poemas. Os que mais me agradaram foram Caveira, Réquiem do Sol, Spleen de Deuses e A ironia dos vermes. O elemento morte é retratado com mais afinco do que na obra que a precede nesta edição...

"Olhos que foram olhos, dois buracosAgora, fundos, no ondular da poeira...Nem negros, nem azuis e nem opacos.Caveira!"

A sensualidade também é representada nos poemas de Cruz e Sousa. São poemas mais leves, mas não deixam de lado a rima. O trágico e o deprimente se entrecruzam, resultando numa obra misteriosa, envolvente e pessimista... Leitores que buscam uma leitura mais profunda carregada de  poética e lirismo, que revela e desnuda sem entregar-se de fato, certamente irão se deleitar com esta edição...


18 comentários:

  1. Olá
    Adorei poder conferir seu post, especialmente porque não conhecia o título e nem o autor em destaque. Fiquei curiosa pelo fato de ser uma leitura mais profunda. Dica anotada.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Faz muito tempo que não leio um livro de poemas e não os degusto da maneira certa. Não conhecia este livro aqui, mas tenho certeza que quanto o tiver em mãos, apreciarei cada verso e estrofe.
    Obrigada pela dica!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu já conheço o Cruz, mas não tenho as obra dele, achei bem legal a sua explicação sobre o mesmo. Gosto do Simbolismos mas sou fã do Romantismo rsrs. Essas vertentes literárias são sempre legais d e se conhecer e se aprofundar. Adorei ler as suas opiniões sobre seus poemas. Até mais vê
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Adoro ler seus posts e como as poesias te tocam.
    Fico meio decepcionada comigo mesma por não me interessar por algo tão profundo, cheio de sentimentos como tais rimas.
    Já ouvi falar sobre Cruz, mas suas obras nunca conseguiram despertar minha curiosidade e gostei muito de saber que o trágico e o deprimente se cruzam para nos trazer uma obra misteriosa.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi amore,
    De cara já não curti a capa do livro, então terei uma certa repugnância pra ler, se o livro um dia chegar em minhas mãos... Ainda preciso aprender a não julgar um livro pela capa – difícil.
    Além disso o assunto não me instiga... masss...
    Parabéns pela resenha!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, adorei o post, estudo letras e achei super interessante a publicação, estudei um pouco de literatura negra semestre passado e o autor foi muito cidade, adorei vê-lo por aqui

    ResponderExcluir
  7. Não gosto muito de poemas, sinto que não consigo aproveitar nem sentir devidamente os sentimentos que o autor quis proporcionar quando leio, então eu tento fugir de livros assim.
    Mas as temáticas variadas dos poemas são incríveis e com certeza vai agradar os amantes de poesia!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Se tivesse visto esse livro há alguns anos, provavelmente nem olharia duas vezes. Hoje, porém, ele me chamou a atenção. Ando muito encantada com poemas e poesias, e mais ainda com histórias do nosso país, e saber que o autor utilizava a tristeza e o trágico em seus poemas me deixou ainda mais curiosa para conhecer.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Já ouvi muito sobre o autor, mas ainda não conhecia nenhuma obra dele. Não tenho o costume de ler poemas, mas achei muito legal você ter dito que a tristeza faz parte da obra e que há certa musicalidade em seus versos.
    Esse livro me fez pensar em uma amiga e vou passar a dica para ela.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Olá! Parece um belo livro, especialmente porque reúne "dois em um" do autor. Não conhecia seus poemas... Até fiquei curiosa para prestigiar o talento do autor, considerando seu comentário sobre ser um ode à morte. Achei interessante. Vou atrás (rs).

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oii Val, tudo bem? Que resenha maravilhosa. Você sempre trazendo ótimas indicações aqui pro blog! Fiquei bem interessada na leitura desses poemas! Espero de verdade ter a oportunidade de ler :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Gostei da sua dica, mas confesso que fujo um pouco de livros de contos e poemas. As longas narrativas sempre chamam mais a minha atenção. Quem sabe um dia eu consiga retificar essa minha característica. Independente disso, gostei de sua resenha!
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Ainda não conhecia a obra, mas me senti profundamente atraída pela descrição que você fez. Fiquei bem interessada em conhecer mais esses poemas e sentir essas palavras. Sempre é bom conhecer novos terrenos.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Quando pequena eu amava poemas, lia todos os que conseguisse ler. E ainda arrisca criar os meus próprios hahaha, mas aí o tempo passou, e agora sinto que não consigo captar a real mensagem que o autor quer passar. E por isso já faz um bom tempo que não leio mais poemas :( Por enquanto, deixarei a dica passar.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olha, realmente não curti, primeiramente porque não gosto mesmo de poesia... Nem me lembro o que é simbolismo, pra ser sincera, e isso de livros com elementos melancólicos e ode à morte e seus efeitos sepulcrais em figuras virginais não é absolutamente nada a minha cara, mesmo que curtisse o gênero dificilmente leria. Não é para mim, mas para quem curte parece uma ótima dica.

    ResponderExcluir
  16. Olá...
    Já li muito Cruz e Souza, mas, ultimamente meio que meu gosto literário deu uma mudada e faz tempo que não leio nada dele. Mas, é bom ressaltar que suas obras são bastante grandiosas e enriquecedoras, enfim, clássicos que merecem ser lidos, né?
    Amei o post!

    ResponderExcluir
  17. Esse post foi bem informativo, não sabia da importância desse poeta, principalmente por ser um negro importante na literatura. Quero ler esses contos, que parecem ter uma escrita comovente.

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Nossa, quanto conhecimento e cultura num só post. Me sinto muito privilegiada por estar lendo essa matéria, então, obrigada por ela.

    Fiquei muito interessada nas obras, muito mesmo. Ainda mais por se tratar de um autor tão importante para a literatura brasileira, uma figura de presença. Eu já o conhecia, claro, mas nunca tive a oportunidade de ler nada sobre ele e os seus comentários só me fizeram ver o quanto desafortunada eu fui por causa disso.
    Espero poder conferir a obra de perto um dia. Obrigada pela dica.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.