os crimes ABC: uma envolvente trama de assassinatos, por Agatha Christie...

 Os Crimes ABC foi um dos grandes títulos da aclamada Agatha Christie que tive o prazer de ler recentemente... Aproveitando o mês de seu aniversário, resolvi trazer a resenha dessa obra a vocês, leitores do blog...

Hastings, amigo de Hercule Poirot nos conta em detalhes um caso de assassinato que tem relação com guias de trem e uma forma peculiar de um assassino escolher suas vítimas, numa caça aparentemente aleatória... A ordem é feita pelas letras do alfabeto, pra designar o local e inicial do sobrenome da vítima. O curioso é que o assassino envia cartas ao detetive belga antes do crime acontecer... Várias localidades da Inglaterra ficam em polvorosa e com uma expectativa de morte quando as notícias sobre o assassino começam a pipocar nos jornais... Mas a princípio, exceto Poirot, todos imaginam se tratar de mais um crime comum e banal... 

A primeira vítima é uma senhora que vende jornais. Após algumas investigações e uma segunda carta endereçada a Poirot, outra vítima - dessa vez uma jovem mulher - é encontrada morta numa praia... Seu sobrenome começava com B, o local de sua morte foi Bexhill. A morte seguinte é de um homem, com o sobrenome começando com C; Churston foi onde ele foi morto... Os crimes não param por aí... Poirot sente que há uma conexão entre as vítimas e ela passa despercebida, e só reunindo pessoas envolvidas com as vítimas é que parece surgir uma pequena luz ao fim do túnel...

Em Os Crimes ABC nada é o que parece... Em dado momento, o suspeito se revela, mas o leitor acompanha a trama até seu desfecho a fim de descobrir o motivo desses crimes... e é nesse momento que acontece uma reviravolta, de impressionar os aficionados pelo gênero...

Graças a sua escrita poderosa e detalhista, Agatha transporta o leitor para dentro da investigação e por horas você se pega tentando unir as minúcias, a fim de chegar a uma conclusão... Apesar de gostar bastante do gênero, são raras as vezes em que descubro as intenções da autora... Mesmo utilizando a mesma base em suas tramas, os personagens são distintos, os crimes são variados e certamente as histórias tem originalidade, sem cair na mesmice que um grande número de obras poderiam causar a um escritor... 

Indico aqueles que apreciam o gênero e aqueles que nunca leram nada dela. A história prende do início ao fim, e certamente vai agradar 'gregos e troianos.' Não é a toa que Agatha Christie é conhecida como a Rainha do Crime na literatura policial...

19 comentários:

  1. Os Crimes ABC é um livro fantástico, não tenho o que dizer da autora, a mulher é Diva, Rainha do crime. Ela faz com que a gente queira ir até a última página e fique dias pensado na leitura, no suspense

    ResponderExcluir
  2. Oiii Maria, tudo bem?
    Ainda não tive oportunidade de realizar a leitura desse livro, mas o conheço por ver em sebos para comprar. Tenho uma pilha de livros da Agatha para ler, mas até hoje não tive tempo, mas parabéns pela resenha e dica super anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Hello! Tudo bem?
    Olha que concidencia!
    Eu tb estou lendo os livros da Agatha Christie!
    Esse Os crimes ABC eu tenho tb, mas ainda nao li.
    Adorei saber mais da historia aqui, fiquei bem curiosa para saber o desfecho.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu li esse livro e amei, assim como a maioria dos livros da autora.
    excelente resenha e serve aí de dica para quem ainda não conhece.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada da Agatha, e confesso que sua resenha me deixou super curiosa.
    Bom, já que você recomendo para quem ainda nao leu nada dela, vou anotar na wishlist.
    Beijos

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. É isso mesmo que faz a diferença na Agatha: ela dá tudo para você investigar junto, mas não dá nada que faça você sacar logo. É uma experiência de leitura muito boa. Já li alguns livros dela, mas esse é novidade. Vou procurar. Acho que para iniciantes o melhor é ''Assassino no Expresso do Oriente''.

    www.cantaremverso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Val, eu amos os livros da Agatha, tenho e já li vários, mas por incrível que pareça, ainda não li esse que acabei de comprar num box com alguns que ainda não tinha lido. Amei a resenha e fiquei ainda mais curiosa para ler. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Ainda não li nenhuma das obras da autora (sou de outro mundo), mas achei a premissa desse bem interessante.
    A resenha está muito bem escrita e só me deu mais vontade de conhecer a escrita da autora, principalmente pelo fato de você dizer que é poderosa e transporta o leitor para dentro da investigação.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Sempre que eu leio sobre esse livro faço logo a ligação com o filme A assassino do alfabeto, que tem como base uma série de assassinatos. Só não se sabe é se esses assassinatos têm relação com o livro. Ou tem e eu que não sei.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Maria Valéria! Adorei a sua resenha e a indicação do livro! Nada como um livro que nos surpreende o tempo todo que nos prende do início ao fim! Realmente não se dá à toa a fama da autora no gênero! Parece interessantíssimo!
    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Maria, ainda não tive a chance de ler nenhum livro da autora, mas morro de vontade por adorar esse gênero de romances policiais *-* Pela sua resenha a autora conseguiu criar um enredo cheio de reviravoltas e que prende bem o leitor *-* Dica anotada.

    http://meumundo-meuestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, isso pode parecer muito estranho mas esse tipo de assasinato que foi tratado no livro com a peculiaridade de ser em ordem alfabetica deu uma satisfação enorme para o meu TOC, quero muito ler a Agatha e já sei finalmente com qual livro começar a leitura.

    ResponderExcluir
  13. Só li um livro da Agatha (trágico), mas em uma leitura percebi que ela tem toda a magia criminal nas mãos com uma narrativa intrigante. A mulher é incrível.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  14. oii
    Esse livros está na minha lista de livros da autora que quero ler. Fico feliz de saber que a história prende o leitor.
    Bjus

    ResponderExcluir
  15. Oie
    muito legal seu post, quem sabe eu leia mais para frente já que parece ser bem interessante o enredo e sempre tive muita curiosidade pelos livros da autora

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Valéria, eu tenho fascinação por livros assim, e ainda não conhecia esse livro da Agatha, meu primeiro contato com ela, foi perfeito. Essa trama de assassinatos e suspense é o tipo de livro que sempre procuro ler, fiquei instigada em ler! Bjkas

    ResponderExcluir
  17. Oiii!!!
    Eu amoo as histórias da Agatha. Esse livro está na minha estante, ganhei de presente. Sério, depois de ler sua resenha,fiquei mortinha de vontade de ler ele logo kkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Acredita que tenho o livro na mesma edição que a sua? haha Confesso que ainda não me sinto preparada pra ler as tantas obras que a Agatha fez. Acho que sinto o peso de certos nomes de autores e acabo deixando de lado. Adoro livros que nada é o que parece, e isso me instigou mais. Achei ótima sua resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Val.
    Ótima resenha!
    Eu ainda não li esse livro da Agatha, mas adoro a escrita dela e os mistérios que ela desenvolve, com certeza quero ler esse. O meu favorito até agora é E Não Sobrou Nenhum. ^^

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.