A representação do suicídio na Literatura [Setembro Amarelo]

 

Olá, pessoal... Cá estou trazendo mais uma postagem para vocês sobre o Setembro Amarelo. Dessa vez é pra listar alguns livros que abordam a temática, de forma alguma superficial e que traz vários questionamentos. São obras clássicas, consagradas na literatura e que você certamente já deve ter ouvido falar de alguma[s]  delas... [Atenção para possíveis spoilers caso você não tenha lido alguns dos títulos mencionados abaixo...]

  • Romeu e Julieta - William Shakespeare



Talvez o mais conhecido caso de suicídio abordado na literatura clássica mundial seja a mais famosa obra do dramaturgo inglês William Shakespeare. Romeu e Julieta fala da paixão repentina de dois jovens que pertencem a famílias rivais e que tragicamente só conseguem se unir em definitivo na morte. Foi escrita entre 1591 e 1595. Odiada por muitos, amada por outros, Romeu e Julieta inspiraram várias histórias e inundou os cinemas com adaptações, além do Teatro e até revistas em quadrinhos [Turma da Mônica]. 


  • Os sofrimentos do jovem Werther - Goethe

Escrito em 1774, Os sofrimentos do jovem Werther, uma das mais famosas narrativas do escritor alemão Goethe causou um boom de suicídios no período em que foi publicado. Trata-se da história de Werther, um homem que sofre por amor, mas não pelo fato de não ser correspondido, ele é; o problema é que não há como consumar esse amor por sua amada já ser prometida a outro homem. Sem Charlotte, sua vida jamais teria sentido... Pretendo não me aprofundar mais no enredo pois estarei trazendo resenha dele a vocês daqui uns dias, mas certamente essa obra não poderia deixar de ser citada aqui... 

  • O suicídio - Émile Durkheim
suicídio de Safo [Antoine Jean-Gros]


Considerado o pai da sociologia moderna e um dos pilares na construção das ciências sociais, Émile Durkheim escreveu a obra O suicídio, que aborda taxas de suicídio em populações católicas e protestantes, contribuindo para a diferenciação da ciência social na psicologia e na filosofia política. Considerada uma obra pioneira no quesito investigação social, trata-se de um estudo de caso, tema de sua monografia, única na época a respeito desse tema. Durkheim fez uma ligação entre indivíduos e sociedade,  em que o ato individual seria fruto do meio, explorando diferentes taxas de suicídio entre católicos e protestantes, em que o forte controle social sobre os primeiros citados indicam menores proporções de suicídios... É uma obra comparativa riquíssima e que deve ser lida a todos que se interessam pelo tema na literatura, arte, psicologia e sociologia... Trabalhei com esse texto em meus primeiros anos de faculdade... Achei interessante e pertinente indicá-lo por aqui...




  • Suicídio e os Desafios para a Psicologia - Conselho Federal de Psicologia.



Trazendo uma abordagem científica, Suicídio e os Desafios da Psicologia é uma obra que nasceu a partir de dois debates online realizados pelo CFP - Conselho Federal de Psicologia, realizados em 24 de julho e 21 de agosto de 2013. Esses debates tinham como tema "Suicídio: uma questão de saúde pública e um desafio para a Psicologia Clínica" e "Suicídio: o luto dos sobreviventes."

O objetivo desse livro é que ele sirva para os psicólogos atuantes na área, como referência para seu trabalho, bem como para formação de políticas públicas que prestem assistência a questão do suicídio, juntamente com análises sociais e psicológicas tratadas com seriedade, a fim de que se dirima esse tipo de caso...

Ainda estou fazendo a leitura desse material e ele é de suma importância para se entender um pouco e tratar do assunto com quem tem experiência em lidar com os pacientes... 
Você pode encontrá-lo disponível e gratuitamente aqui.


24 comentários:

  1. Olá
    Essa é uma ótima postagem, especialmente por conta de sua importância. Dos livros citados acima só conheço Romeu e Julieta. Não tenho dúvida de que devem trazer varios questionamentos, apesar de forma sutil. Obrigada pelas dicas..
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. É um tema tão intenso e eu acho, que pouco explorado ainda na literatura. Alguns acabam romantizando esta escolha, ou falta de escolha. Amei as indicações e quero ler todas!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu estou amando conferir as posta sobre a consientização do suicídio que está sendo o setembro Amarelo. Confesso que nunca li nenhuma das obras citadas, mas tenho muita vontade de ler Romeu e Julieta, afinal ele é o clássico dos clássicos (na minha opinião) rsrs. Gostei muito do trabalho do Emile Durkheim, quando estudei na escola. Adorei a postarem. Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá bom dia, dos livros mencionados só conhecia Romeu e Julieta, gostei da sua proposta de mostrar os livros nesse tema tão complexo e pouco explorado, infelizmente a depressão assola as pessoas e o suicídio acaba sendo alívio pra eles, devemos tentar evitar ajudando né. Parabéns pelo post e iniciativa, bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    É bom ver vários blogs fazendo posts sobre o suicídio, que é um tema tão importante e muitas vezes ainda tratado como tabu. Li alguns trechos desse texto do Durkheim por causa da faculdade e realmente é bastante interessante e pertinente ao assunto, principalmente a quem quer se aprofundar no tema.
    Excelente post, parabéns!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi!

    Eu adorei o setembro amarelo, porque trouxe muita discussão sobre um assunto que muita gente julga, mas desconhece. Na literatura não é diferente e to achando pertinente e muito legal o conteúdo que os blogueiros literários estão trazendo em prol da causa. Conheço o texto de Durkheim e sem palavras né... Adorei o post.

    beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Dos livros que você citou eu só conhecia Romeu e Julieta, li já faz muito tempo e é uma obra eterna, por gerações ela será levada. Os demais eu não conhecia mas me interessei, não apenas pelo tema de cada um deles, mas pelas premissas mesmo. O setembro amarelo foi muito bem discutido e ótimas postagens foram feitas, gostei de conferir as dicas.

    ResponderExcluir
  8. Vi muitas postagens sobre o tema de setembro amarelo e fiquei muito orgulhosa das campanhas que vi, e a sua não é diferente. Aliás, nunca vou me cansar de dizer que você sempre traz coisas diferentes e interessantes. Não li nenhum dos livros citados, mas fiquei bem interessada pelo de psicologia, já que esta está sendo a minha formação. Será que tem em formato físico?
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Achei muito bacana essa sua postagem, devido a toda movimentação que a campanha do Setembro Amarelo está tendo em todas as redes sociais, principalmente no Facebook.
    Não li nenhum dos livros citados, mas conheço a história por completo de Romeu e Julieta, que é um dos clássicos da literatura mundial.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá Maria Valéria,
    Dos livros citados, o único que li e conheço é Romeu e Julieta e acho que ele é o clássico do suicídio, mas também acho que ele romantiza demais o que aconteceu e torna até bonito o que me incomoda.
    Fiquei interessada em ler Suicídio e os desafios para a psicologia, acho que a ideia do livro vai me atrair.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu gosto muito de livros que abordem o suicídio, ainda que não tenha lido muitos e nenhum da lista. Fiquei bem curiosa para conhecer Os sofrimentos do jovem Werther, já que na época que o livro foi publicado acabou gerando uma onda de suicídios. Me parece ser uma obra pesada e dramática, mas muito interessante. Acho importante esse assunto ser falado na literatura, já que dessa forma podemos ficar mais atentos com as pessoas ao redor e, quem sabe, evitar que algo aconteça no futuro. Espero ler um dia.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu só li Romeu e Julieta, que inclusive é um dos meus livros favoritos. Os outros livros eu não conhecia e adorei saber que eles abordam essa temática, tão importante e que precisa ser debatida.
    Anotei o nome dos outros livros para procurar saber melhor.
    Ótimo post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá!! :)

    Eu gostei de conhecer o projeto e confesos que nunca li nenhum destes livros que citaste e que descreveste brevemente! :)

    Eu conhecia o de Shakespeare e o de Goethe! :) Mas dos outros nem sequer tinha ouvido falar! :) Mas vou ver se elio algum deles! :) ahah

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Eu afiquei acopanhando todas as postagens do mês de setembro sobre o suicido, e cada vez mais aprendi um pouco mais sobre o temma que é tão pouco explorado.Parabéns pela iniciativa em apesentar mais textos sobre o tema.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Desses livros só conheço o clássico Romeu e Julieta. A campanha setembro amarelo foi super bem trabalhada e trouxe a tona um assunto que até hoje é escondido da sociedade, ou simplesmente deixado de lado.
    As pessoas tem medo desse assunto porque desconhecem e não sabem lidar com o tema. Mas essa campanha já começou a mexer e causar mudanças sociais em relação ao suicídio. Bjs

    umavidaliteraria1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito de conhecer um pouco de cada um desses livros, mesmo nunca tendo lido nenhum deles. Parabéns pela iniciativa de falar de um tema tão delicado.
    Teu blog chamou minha atenção, pois é bem diferente do meu.
    Parabéns!
    Beijos,
    Escritora por um Acaso

    ResponderExcluir
  17. Oi Val, dos livros que você citou só li Romeu e Julieta, mas não sou assim muito fã da forma que Shakespeare aborda o suicídio. Acho-a até meio que banal, como sempre postagens extremamente instrutivas por aqui.
    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Olá! Estava justamente procurando livros que falassem de suicídio. Dessa lista eu só li Romeu e Julieta e já ouvi falar do livro O suicídio. Adorei as dicas e vai me ajudar muito para algo que tenho em mente. Obrigada!
    Umparadoxoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olá ♥
    Sem palavras para esse post. O único livro que conheço sobre esse tema é Romeu e Julieta.Um tema que na minha opinião deveria ser mais abordado não só nos livros e não só no Setembro Amarelo, pois essa fatalidade acontece sempre ao nosso redor. Estava procurando livros com essa temática e adorei as dicas♥

    ResponderExcluir
  20. Olá Maria
    Adorei seu post e a forma em que trouxe o tema. Tem gêneros variados com um olhar diferente para cada indicação. Romeu e a Julieta é um ícone e que por muitas vezes o suicídio vem romantizado, o que era bem comum na época. Sobre a obra Os sofrimentos do jovem Werther fiquei bem intrigada com as informações que você forneceu, espero conferir sua resenha e entender melhor a obra.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  21. Oi MAria Valéria,
    Gosto muito de livros que apresentam plots polêmicos, e o suicídio não deixa de ser assim. O primeiro livro que li que tratava desse assunto foi o Veronika Decide Morrer, do Paulo Coelho (há muito anos, mesmo). Acho importante tal tema ser tratado com seriedade, e mais ainda você ter criado um post sobre isso. Abraços

    ResponderExcluir
  22. Sobre um autor que eu casaria: Durkheim. Eu não li essa obra dele, nem nenhuma listada. Eu amo ler sobre os males que afligem as pessoas, mas, a verdade é que é com depressão, abuso, auto mutilação e coisas que mantém você viva, que eu gosto de lidar, suicídio não lembro agora se já li algum... Comecei a ler eu estive aqui mas, desisti... Espero ler estes que você listou um dia, pelo menos Romeu e Julieta e O Suicido. ♥ ♥ ♥

    ResponderExcluir
  23. Esse setembro amarelo estava sendo divulgado nos blogs no mês passado e fico feliz em saber que até os leitores conseguiram entrar nessa ''onda''. Adoro livros com temáticas mais pesadas e que tratem de temas mais humanos, Romeu e Julieta é super previsível e todos já sabemos seu final rsrs quero ler os outros indicados.

    ResponderExcluir
  24. Oi amore,
    Tenho visto muitos posts desse assunto.
    WS ohnnn...
    Adorei as escolhas, parabéns!
    Beijokas!!!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.