Buk e textos autobiográficos...

hoje caminho pelo sol e pelas ruas da cidade: vendo nada, aprendendo nada, sendo nada.

Textos Autobiográficos reúne escritos de Charles Bukowski, que vão desde sua infância até seus momentos finais, na casa dos 70 anos. São mais de vinte romances, poesias e contos selecionados por John Martin, amigo e editor de longa data do Old Buk, e que nos chega em mãos através da publicação pela L&PM Editores.


Os temas recorrentes de sua obra já conhecidos de seu público leitor, como sexo, jogatina, bebida e mulheres, são descritos com a costumeira crueza e um vigor feroz. Seu alter ego Henry Chinaski se depara com situações absurdas, turbulentas, convive com personagens tão ou mais fracassados que ele, nessa obra que tem um quê de livro de memórias, uma espécie de diário do Velho Safado, em que ele traz à tona vivências apaixonadas e desprovidas de senso-comum. 

O livro possui material já publicado em outras edições mas que não custam em nada serem revisitados por seus leitores. Reler os versos e contos de Bukowski sempre nos revela uma faceta até então despercebida do autor, que num primeiro momento não nos traz identificação com ele, mas numa releitura, pode assumir um caráter de similaridade.


e eu levei minha boca a sua e o amor era iluminação e lembrança.


neste quarto
as horas de amor
ainda fazem sombras.
quando você se foi
levou quase
tudo junto. (...)
o que você foi
não voltará a se repetir.

Acho que sem amor, sexo não é nada. As coisas só podem representar alguma coisa quando existe algum sentimento entre os participantes.


Ler Bukowski é um convite à melancolia e pessimismos, descritos de maneira poética e insolente...




12 comentários:

  1. Eu amo Buk, e sempre que comento no seu blog, me identifico muito com essa descrição aqui acima dos comentários. Marido e eu também colecionamos os livros do Velho Safado. E esse ano ainda não li nada dele. Mas fechei o ano passado lendo 3.
    Que saudades que deu agora. Amei seu texto, as quotes selecionadas e principalmente, o motivo do post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Às vezes, me vejo como Henry, 100% fracasso, mas hoje sem os vícios, principalmente o álcool hahahahaha... eu amo Buk, mas não tenho todos os livros dele, apesar disso, li muitos versos do velho safado, concordo que revisitar alguns de seus escritos é tempo bem empregado ^^

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li textos autobiográficos, mas tenho curiosidade. Eu já tive contato com algumas poucas obras do Charles Bukowski, só não peguei nada mais substancial dele para ler antes. Porém, lendo o seu post despertou meu interesse. Achei essa edição L&PM Editores bem caprichada!

    ResponderExcluir
  4. Não sou uma leitora contumaz de poesias e prosas, mas os quotes que você apresenta são deliciosos de se ler!

    ResponderExcluir
  5. Eu não li nada do autor, apesar de conhecê-lo. Eu não leio muita poesias, poemas, e etc, mas quero muito sair mais da minha zona de conforto, então esse ano estou lendo mais, por tanto ler algo do autor seria muito bem vindo nesse momento

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Não conhecia esse autor, adorei a sua descrição da obra. Eu sou o tipo de pessoa que não acredita tanto no conceito de "eu lírico", penso que toda poesia que a gente escreve contém um pouco de nós, ou seja, são um pouco autobiográficas. Mesmo que estejamos falando de situações hipotéticas que nunca aconteceram conosco ou até retratando outros personagens, porque para que os versos saiam, precisamos nos colocar no lugar desse personagem. Acabamos retratando um pouco dos nossos sentimentos e visões.

    🌗 Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  7. Ahhhh ❤️ como eu gosto só velho Buk. E como eu penso que esse cara sofreu com as masculinidades tóxicas. Quero ler mais sobre ele.

    ResponderExcluir
  8. o ano passado eu tive contato com minha primeira leitura de Buk e confesso que não achei tudo isso que as pessoas diziam porque as histórias me pareciam simplistas, mas ai lendo sua resenha me lembrou a sensação de como ele escreve de ''modo sujo'' e grotesco mas não ele em si e sim suas obras passam essas sensação quando leio e isso que me atrai kkk ironico não?

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Não conhecia a obra mas sempre me chama atenção propostas diferentes como essa. O fato dele ter uma personalidade distinta de outros autores nos prendem mais ainda. Assim como ele escrever sobre vários sentimentos incluindo o amor. Concordo com o último trecho. Todas as nossas ações só têm algum significado quando acompanhadas de sentimentos, caso contrário são vazias e talvez não alcancem seu real objetivo. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  10. Bukowski é um autor que me interessa muito mas que sempre acabo deixando pra ler depois. Apesar de conhecer muito mais seus quotes "cretinos" e melancólicos, pelos que você colocou na resenha já dá pra perceber que ele vai muito mais a fundo do que parece. Adorei a resenha e já quero comprar esse livro.

    ResponderExcluir
  11. Nao conhecia esse autor e nem os trabalhos dele. Amei a sua dica

    Os textos dele com certeza nao deveriam ser leves, pois pelos assuntos que voce listou nada deveria ser leve na visao dele.

    Vou procurar esse livro pra matar a curiosidade

    ResponderExcluir
  12. Até agora, tudo o que tive contato do Velho Buk me agradou, mesmo lendo com várias críticas e pés atrás aonde alguns posicionamentos dele. Bela resenha. Abraços.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.