A Prosa Morena de Jessier

Hoje eu sei o que é saudade
Parêia da solidão
É furada de espeto
Que deixa um sangueiro preto
Pisado no coração.


A poética de Jessier Quirino, paraibano natural de Campina Grande, é verso cantado no ouvido do leitor. Publicado pelas Edições Bagaço, Prosa Morena é um balaio místico cheio de [en]cantos, descrevendo os [re]cantos de nossa pátria nordestina. Sua visão peculiar de descrever os cenários de sua terra tem o poder de enfeitiçar o leitor, que vai adentrando na Cultura, na gente do Sertão, nas praias que acariciam nosso litoral, nos costumes e linguagens dessa bela porção do brasil.

A cultura popular nordestina é bem representada nos versos de Jessier. O linguajar do povo, ritmado a ponto de se declamar, é uma alegoria que nos deixa familiarizados com sua ambientação. E se o leitor for daqui, tanto melhor, vai encontrar-se nas historietas de Quirino, identificar-se nos narradores crus, palpáveis, detentores de um realismo que beira o mágico.

Jessier Quirino é um mago da poesia, de quebrantos e desmantelos, da arte de contar estórias com magistral sabedoria...




15 comentários:

  1. Oi, Valeria. Sempre me admira as novidades que vejo aqui. Novidades as vezes apenas para mim, mas sempre agradáveis e bem descritas. Não conheço a obra de Jessier, para ser honesta, sequer tinha ouvido falará sobre o autor. Creio que eu vá gostar por conta do ritmo que remete a oralidade da prosa nordestina, afinal sou admiradora da obra de Suassuna que sabia vem como trabalhar com esse ritmo. Obrigada pela dica, abraços.

    ResponderExcluir
  2. A poesia tem um poder de mexer com a gente, encaixa em cada espacinho, né? Parece que o que a gente precisava ouvir vai tomando forma e preenchendo cada espacinho nosso. Amei o post e vou procurar mais do autor. ♡

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito do Jessie, não sei o motivo de eu não ter feito a resenha desse livro lá no blog, falha minha, uso muito em sala de aula, os jovens se identificam... gostei do Pátria Nordestina na resenha, tá passando da hora hahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  4. Gente, que legal! Olha que coincidência, eu sou carioca, mas morei durante a infância em Campina Grande! Tenho muito orgulho da cidade onde cresci, e mais orgulho ainda vendo o quanto eles estão bem representados na arte e na poesia. S2
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  5. Que incrível que a cultura popular nordestina seja mais do que bem representada nesses versos! Gostei dessa visão diferente de descrever os cenários da terra natal dele. E adorei que permite ao leitor experimentar tudo isso através desses versos ao mergulhar na cultura do povo do Sertão, além das praias do litoral. Com certeza, já quero ter essa experiência literária também e me enriquecer culturalmente.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Ainda não conhecia o autor e fiquei feliz em saber que é brasileiro, pois amo incentivar nossos autores.
    Uma amiga minha gosta muito de poesia, e por isso vou mostrar esse livro para ela. Provavelmente vai amar!
    Amei a resenha, beijos!
    Subsolo da mente

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que postagem interessante! ADORO quando passeando pelos blogs, eu tenho a oportunidade de conhecer novas histórias e novos autores. Mais feliz ainda eu fico, quando descubro gente tão rica aqui no nosso Brasilzão.
    Abraços



    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  8. Não gosto de poesia e não tenho muita familiaridade com esse gênero, mas acho muito legal o autor usar dela para falar da sua terra e da cultura de lá. Acho uma ótima indicação pra quem é fã.
    Abraços
    Liv

    ResponderExcluir
  9. Não tenho o costume de ler poesias, mas fico encantada como as palavras, parecem que descem desenhadas em nós... não sou do nordeste, mas me encanto com a beleza que nasce da força de vocês!

    ResponderExcluir
  10. Oiiii! Finalmente me acheguei em mais este seu cantinho que estava doida pra conhecer, sua linda!!! Sobre a cultura nordestina e a poética que a envolve, por meio da linguagem, da arte e da história, bem como clima e muitas culturas, simplesmente me encantam! São inspiradoras! Adorei seu post! Cheio de conteúdo, mesclado a poesia, verso e prosa dentro do que nos oferece! Bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu passei a ler fantasia no ano passado, o genero nunca tinha me chamado a atenção, mas depois de ganhar um livro de presente fiquei apaixonada, e já amei esse primeiro trechinho que vc deixou lá em cima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fantasia é legal, só nao entendo onde se encaixa na minha postagem.. afinal, o livro se trata de Poesia...

      Excluir
  12. Oie, tudo bem? Ah, achei tão legal essa edição. Me fez lembrar daqueles programas de criança que usam massinha lembra? E que depois a computação gráfica dá movimento. Interessante esse regionalismo. Não tenho lido nada do gênero ultimamente. Mas lembro quando fiz cursinho e as indicações do meu professor de literatura. Amava as aulas dele. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  13. Amei saber que ele consegue no texto colocar a maneira que o nordestino fala no texto. Isso é um respeito muito grande

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito da indicação, principalmente por nao ser um gênero e estilo comuns pra mim. Sou uma admiradora do "país" nordeste, sua cultura, força, uma garra sem igual de seu povo. Sem contar toda sua beleza.
    Nada mais justo que uma obra de um nordestino para versar sobre a região para o resto do país!

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.