Catimbó, a obra poética de Ascenso Ferreira.

Ascenso Ferreira pode não ser um nome familiar para o cidadão pernambucano - ainda mais recifense - mas a estátua que contempla o por-do-sol em frente ao rio próximo ao Paço Alfândega certamente é popular entre aqueles que por ali circundam.

Grande poeta natural de Palmares, em 1895, Ascenso [cujo nome verdadeiro é Aníbal Torres] foi perseguido por causa de seu envolvimento na política. Desde cedo mostra aptidão para as letras. Conviveu com figuras tradicionais do início do século XX, como Joaquim Cardozo e Luís da Câmara Cascudo. 


Seu primeiro poema data de 1926 no livro Catimbó, lançado no ano seguinte. Sua poesia é de fácil entendimento, retratando com maestria o povo, as tragédias sociais e tornou-se patrimônio cultural do Movimento Modernista da década de 1920. É considerado um dos maiores poetas de seu tempo. Sua poesia não se baseia em modelos europeus. Possui saudosismo, desvela a identidade do indivíduo nordestino, e nos transporta para uma Recife de quase cem anos, nos mostrando que o sentimento de pertencimento à terra pernambucana, com todo seu rico folclore e fascínio, não nos deixou com o passar dos anos.

Seus versos possuem vigor, são emblemáticos, nostálgicos e enriquecedores. Catimbó é um marco de tradições, é a alma do pernambucano revelada ao mundo. Um descortinar que anuncia o espetáculo de nascer e viver numa terra de encantos mil... 


(A José Pereira de Araújo - "Doutorzinho de Escada")


Hora de comer — comer!
Hora de dormir — dormir!
Hora de vadiar — vadiar!
Hora de trabalhar?
— Pernas pro ar que ninguém é de ferro!


11 comentários:

  1. Eu não sou pernambucana, mas também não conhecia esse poeta. Engraçado como temos tantos tesouros literários, que ficam escondidos, inclusive de nossas aulas de Literatura na escola... =s
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  2. Achei ótimo conhecer esse grande poeta natural de Palmares e ficar sabendo de todas essas informações preciosas que deixou sobre ele aqui. Gostei ainda mais por saber que a poesia dele é de fácil entendimento, além de retratar com maestria o povo, e as tragédias sociais. Muito interessante mesmo! Fiquei curiosa e com vontade de conferir algum trabalho desse poeta, já que suas poesias fogem do modelo europeu.

    ResponderExcluir
  3. Ah, que poeminha matreiro esse que você postou. Ri demais!
    Não conhecia essa personalidade, e curiosa fiquei!!!
    Adoro esses posts que trazem informações assim, gostosas de ir se adquirindo no decorrer da vida.
    Beijocas

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  4. É muito bom conhecermos mais um pouquinho de outras culturas, poetas, escritos de outros estados, vou procurar mais sobre ele. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Apesar de já ter lido muito sobre o Modernismo Brasileiro não conhecia esse autor. Interessante como a obra dele refletia a realidade de sua cidade e região na época. Nem a cara do que os modernistas buscavam para suas obras, caracterizar o Brasil a partir do Brasil. Excelente.

    ResponderExcluir
  6. Que interessante, não o conhecia ! Me fez lembrar a literatura tão rica de Jorge Amado com histórias propriamente do povo, reais e interessantes.

    ResponderExcluir
  7. eu lembro da primeira vez que ouvi falar de catimbó, foi numa feira da escola uma professora falando, eu não me recordo do dito mas o nome ficou comigo e confesso uma vergonha, acho que nunca li nada dele.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Acho incrível essa oportunidade de conhecer obras tão diferentes. Que nos fazem sair da zona de conforto e ter contato com um universo que talvez não fosse possível se não por meio da literatura. Já li algumas obras ambientadas no Rio de Janeiro e achei bem legal. Conhecer esse livro de terras tão distantes me deixou bem curiosa. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Amei a apresentação do autor e tambem o que voce falou sobre o primeiro poema dele. Essa descrições sao importantes para aproximarmos do autor

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o autor, o que descobri agora ser uma vergonha devido à sua relevância e importância em tenas abordados. Em minha defesa, tenho bastante dificuldade em me envolver com poesia, mas estou sempre pegando dicas pra vencer essa barreira.

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o autor, mas achei muito interessante. É sempre bom descobrir nomes importantes da nossa história!

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.