O falecido Mattia Pascal, de Luigi Pirandello

Em 1904 foi lançado na Itália O falecido Mattia Pascal, do escritor Luigi Pirandelo.  Trata-se de um romance que conta a história de um homem que, após perder tudo que possuía resolve se aventurar num cassino. Matias havia passado por algumas infelizes situações, chegando a perder sua família, e ao apostar nos jogos do cassino, acaba por conseguir uma pequena fortuna.

Quando Pascal resolve retornar para a cidade onde morava, descobre que os jornais locais divulgaram a notícia de que ele havia se suicidado, sendo que sua própria sogra e 'viúva' haviam reconhecido seu corpo. Diante dessa inesperada situação, ele enxerga uma possibilidade de ir viver como um novo homem, utilizando-se de uma outra identidade, como se numa oportunidade de 'começar de novo'. 

Chamando a si de Adriano Meis, Pascal precisa criar/incorporar um novo homem. Muda o visual, se hospeda de maneira discreta numa pensão mas acaba por se apaixonar pela filha do dono do estabelecimento, Adriana. Pascal - agora Adriano - chega a fazer uma cirurgia para consertar seu 'estrabismo' a fim de que ninguém possa lhe reconhecer. 





Mas por uma desventura do destino, a Pascal/Meis as coisas não sairão como ele havia planejado. Ambições, amores, rivais e uma série de outros fatores vão complicar ainda mais a vida 'dupla' que ele tenta por em prática...

É visível apontar na obra características de tragédia contadas de maneira cômica ao leitor, que se depara com temas como identidade, liberdade, morte, angústia, e em como uma mentira pode tomar proporções que fogem à compreensão do indivíduo. 

A vida de Mattia Pascal se torna uma mentira que o protagonista precisa dar ares de verdade. E o personagem sente o peso da angústia de carregar um segredo desse porte sozinho. É uma obra que traz uma série de questionamentos a respeito de identidade e de como o ser humano é [in]capaz de segurar máscaras convenientes por um longo período de tempo...

Em determinado momento, é necessário vermos um Adriano que precisa morrer sem sequer ter existido para que um morto retorne ao mundo dos vivos, sem jamais ter morrido... A obra possui uma narrativa sucinta e que nos apresenta uma reviravolta em torno de Pascal, e um retorno às origens, embora não se encontre nesse retorno o que havia sido deixado para trás, pois tudo havia se modificado... Eis a terceira vida do protagonista, que já não tinha um lar para chamar de seu e precisou seguir adiante numa nova perspectiva...

Essa leitura foi feita em conjunto com o Clube Literário que faço parte, a Confraria Colombo. Mais um belo tesouro que encontrei pelas paragens italianas...






14 comentários:

  1. Me deixou com muita vontade de ler!! 👩‍❤️‍💋‍👩

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvida falar da obra, mas parece ser bem divertida e interessante.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, Val, e achei fantástico o retorno do 'defunto' kkkkkkkkkkkkk no início da resenha, fiquei imaginando ser uma tragédia cômica, coisa que você vem a confirmar no decorrer do texto e me deixando com extrema vontade de preciso desse livro hahahahahaa

    ResponderExcluir
  4. Achei super bacana esse livro lido em uma leitura conjunta. E, realmente, essas sucessões de acontecimentos que o livro traz despertou o meu interesse! Fiquei imaginando como será para Pascal interpretar um novo homem e essa necessidade de recomeçar que todo ser humano carrega e aproveita a oportunidade. E eu sei o quanto o peso das máscaras podem ser sufocantes, quando precisamos sustentar alguém que não somos. Adorei conhecer essa obra! Ótimo conferir a sua opinião

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, mas já fiquei completamente interessado na leitura pois mostra um homem tendo um novo recomeço com uma identidade falsa. Quero saber como irá se desenrolar essa trama.

    ResponderExcluir
  6. É simplesmente apaixonante essas histórias de recomeço, apesar de que nesse caso o personagem tenha tido a sorte com o dinheiro, ele cometeu um crime ao assumir outra identidade.. Ainda assim é muito legal essas tramas, porque dá uma sensação de que tudo é possível e tudo pode acontecer...

    ResponderExcluir
  7. Parece uma estória divertida e ao mesmo tempo cheia de reflexões, bem como rápida. Não conhecia, mas fiquei curiosa!

    ResponderExcluir
  8. Romance e cassino, pra mim são melhores coisas que se podem ter em um livro, com certeza já esta na minha lista.

    ResponderExcluir
  9. Esse livro já passou por minhas mãos em vários momentos da minha vida, mas numa o li. Me lembro dessa capa, pois li, dessa mesma linha editorial, Macunaíma.
    Ao ler sua resenha, percebo que o tema é bem interessante e que o livro tem um protagonista que está vivendo uma vida após alguma provações. E, ao menso tempo que ele está vivendo essas provações ele está se reinventando, em busca de uma nova vida. Achei muito interessante e instigante convencer Mattias e sua trajetória.
    Da próxima vez que me deparar com esse texto, darei a ele uma nova oportunidade.

    Abreijos.

    ResponderExcluir
  10. Acho bastante interessante livros que trazem temas como recomeços, mas esse parece ainda mais, com aquele toque de "malandragem" pelo protagonista. Gostei da resenha, não conhecia, fiquei interessada em saber como essas questões de identidade se resolvem.
    Abraços
    Liv

    ResponderExcluir
  11. A história me lembrou um pouquinho Prenda-me se for capaz! Hahahaha mas só na parte de precisar viver sob uma nova identidade. Adoro recomendações de livros diferentes assim, de culturas diferentes. Acho que leio muitas coisas de autores americanos e acabo esquecendo de buscar novas opções. E esse livro com certeza é uma delas.

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem? Gente que enredo mais inteligente. Imagina que incrível poder começar uma nova vida sendo outra pessoa? Fazer tudo diferente, ser quem quiser ser? Uma ideia genial do autor. Já fiquei curiosa para saber mais. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  13. Oiiii
    Não conhecia esse livro e fiquei bem curiosa com a sua resenha.
    vou procurar mais sobre ele para ver se encaixa bem no meu gosto de leitura e te conto
    parece prender demais a leitura

    ResponderExcluir
  14. Nossa, não conhecia e agora estou encantada e necessitada. Adorei as reflexões que vc fez a partir da história do livro e comonele aborda as questoes de existência. É algo bem interessante de se pensar mesmo!

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.