[Coluna Arte Selvagem] Edouard Manet

Dando inicio a essa coluna falando sobre arte, venho trazer a vocês um livro da Coleção de Arte publicada pela Editora Globo, que fala sobre o pintor Edouard Manet. Nascido em Paris no ano de 1832, ainda na adolescência teve experiencias a bordo de um cargueiro, mas a carreira naval - apesar do gosto de seu pai - não estava nos seus planos. Ele almejava a arte.


Passou a frequentar o estúdio de Thomas Couture, mas algum tempo depois se desvinculou de suas pinturas, por terem concepções de cor distintas. Fez várias viagens pela Europa à partir de 1861. OS intelectuais fervilhavam em Paris naquela época, e logo se mostraram interessados pela obra de Manet. 


Foi considerado o pintor da vida moderna, e teve em seu círculo de amizades figuras como Charles Baudelaire, Degas e Stephanie Mallarmé. Olympia é considerada sua obra de arte mais importante, e também como sendo uma das mais escandalizadoras. Trata-se de um nu posado por Victorine Meurent. 

Olympia não era representação enêmica. Era de um nu de realismo atestado por detalhes intencionais, como a gargantilha preta, a flor vermelha no cabelo, um chinelo descalçado, o outro encaixado um tanto frouxamente no pé; esses detalhes de adereços conferem à nudez da figura um ar de indiferença prosaica e de insolente provocação.


O livro ainda fala sobre os anos finais do pintor, até o ano de sua morte em 1882, devido a complicações da sífilis e a gangrena que agravou seu estado, vindo a amputar sua perna, numa última tentativa de os médicos salvarem sua vida. Olympia se encontra hoje em exibição permanente no Museu do Louvre, em Paris. A edição conta ainda com imagens de seus quadros e uma breve descrição deles. 

Almoço na Relva - 1863 [Musée d'Orsay - Paris]

Toureiro Morto - 1864 [National Galery of Art - Washington D.C.]
Bar do Folies - Bergère - 1881-1882. Courtauld Institute Galleries, Londres.

15 comentários:

  1. Nossa, bem interessante a história dele. Confesso que não conhecia suas obras, mas se ainda vivo já atraía visitantes aos seus quadros, ele realmente era muito bom e privilegiado, visto que muitos só ficaram famosos depois de mortos.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  2. Ual, não sabia dessa publicação. Eu entendo super pouco de arte, mas adoro admirar os quadros, e saber um pouco sobre aqueles que os criou...
    Adorei saber um pouco mais sobre o Manet, e acredito que essa nova coluna aqui no blog será fantástica, e nos enriquecerá de conhecimentos.

    Ah, quando vi a próxima edição da caixinha do Clube Box, logo lembrei do seu blog. hehehehe A gente associa, né?
    Se você não conhece, dá uma olhadinha que é certeza que você vai se interessar.
    Grande beijo

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  3. Adorei conhecer essa Coleção de Arte publicada pela Editora Globo, cujo fala a respeito do pintor Edouard Manet. Achei todas essas curiosidades e informações presentes muito importantes para sanar perguntas de leitores curiosos assim como eu, sobre esse mundo da arte e curiosidade sobre o pintor em questão. Já estou de olha nessa coleção de arte!

    ResponderExcluir
  4. Adorei conhecer essa Coleção de Arte publicada pela Editora Globo, cujo fala a respeito do pintor Edouard Manet. Achei todas essas curiosidades e informações presentes muito importantes para sanar perguntas de leitores curiosos assim como eu, sobre esse mundo da arte e curiosidade sobre o pintor em questão. Já estou de olho nessa coleção de arte!

    ResponderExcluir
  5. parece um livro infantil que li contando a história de vincent, me lembrou muito, e gostei da sua ideia da coluna, continue <3

    ResponderExcluir
  6. Adorei a postagem! Amo pintura, pesquisava mais sobre isso quando era mais nova, mas a vida atrapalha esse tipo de hobbie né? Mal posso esperar pelas próximas postagens. Já tinha ouvido falar no pintor, mas não conhecia Olympia, achei lindo!
    Abraços,
    Liv

    ResponderExcluir
  7. Nunca tive a possibilidade de ver suas pinturas ao vivo, mas conheço pela internet, pelo tumblr, sigo as páginas que postam sobre arte e amo. É a primeira vez que me aproximo mais da vida dele, pro exemplo, sabia vagamente de sua amizade com Baudelaire

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post, tenho uma edição também da editora globo que conta a história e comenta um pouco das obras de D'Vinci, li já faz um tempo mas gostei muito da Leitura e do conhecimento que adquiri, muito obrigada por esta indicação!

    Parabéns pelo seu trabalho

    Bjs Aruom Fênix

    Blog Leituras de Aruom

    ResponderExcluir
  9. Poxa vida muito obrigado pela indicação pois fiquei bastante interessado! É curioso como cada um desses artistas é meio que um alienígena para seu tempo...

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem? Que indicação mais interessante. Achei incrível falar um pouquinho sobre arte e influência na literatura. Que edição mais linda. Aprendi a gostar de quadros, artistas, e todo esse universo com meu professor de literatura. Semana passada assisti um documentário sobre Manet, sua vida, suas pinturas, onde viveu, é tão enriquecedor. Vale muito a pena aprender sobre. Tem sobre outros artistas também. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  11. Oi oi,
    Sempre gosto de ler as suas resenhas e posts, porque são bens descritos e detalhados. Mesmo nunca sendo livros do meu gosto comum, acabo sempre lendo e me interessando por eles. Espero futuramente (quem sabe por agora nessa quarentena), ler essa obra que fala do pintor Edouard.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  12. Manet deixou uma obra muito bonita mesmo. Sua pinturas sobre a vida cotidiana são sensíveis e impactantes. Adoro o Almoço na Relva que rompe com a estética esperada ao inserir em uma cena campestre social uma mulher nua.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. ah eu sou apaixonada por arte, estou sempre buscando saber mais sobre a vida de grandes artistas, adorei essa coluna e o Manet tem umas obras bem interessantes. adorei <3

    ResponderExcluir
  14. Ai, o Manet é maravilhoso, né? Adoro as obras dele e acho que ele é um pouco subestimado. Muito legal você falar de um livro que conta a história dele e da arte dele!

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Adoro arte e conhecer um pouco da história dos artistas. Que final trágico 😰

    Meu pintor favorito é o Van Gogh. Saiu um filme sobre a vida dele bem legal na Netflix, se chama "Com amor, Van Gogh". Já assistiu?

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.