Especial Halloween - Terror na Tela [Parte II]


Dando continuidade aos posts de Halloween [deveria ter postado antes, mas tive uns contratempos], eis a parte II da minha lista de filmes de terror preferidos...

Hellraiser 
Não apenas o primeiro filme, mas a série completa vale a pena ser assistida. Os cenobitas são uns demônios liderados por Pinhead, que são invocados quando a pessoa abre uma caixa de enigmas... Dores indizíveis aguardam aquele que abre as portas do inferno... 


Vampiro da noite
Um clássico do Estúdio Hammer, está nessa lista nem tanto por apavorar, mas pelo requinte do filme em si. Estrelado por Peter Cushing como Van Hellsing e Christopher Lee encarnando o conde Dracula, é um dos filmes mais bem cuidados -  tecnicamente falando - que eu já assisti. A ambientação é sombria, com toques de suspense incríveis...   


À meia-noite levarei sua alma
Não poderia deixar de incluir um clássico do cinema nacional, do diretor José Mojica Marins, o popular Zé do Caixão. Arrepiante, com um roteiro bem original, o personagem de terror mais querido do Brasil estréia essa película nos anos 60 e dá uma nova emoção ao cinema brasileiro. Uma das coisas que mais me assustou nesse filme foi a 'risada da velha'. [não deixem de assistir, é muito bom].



Psico
Como fã de Hitchcock, não poderia deixar fora da lista esse clássico do diretor, bem conhecido devido a cena do chuveiro e da expressão "mate esta vagabunda, Norman'. Um velho hotel de beira de estrada, com um 'gerente' muito estranho e enigmático. Uma mulher sozinha fugindo de um crime... Assista e confira o que dá essa história... 


Os olhos sem rosto
Não é propriamente um filme de terror. Na verdade é uma Nouvelle Vague dos anos 60. Mas resolvi incluir aqui por causa da atmosfera sombria retratada em todo o filme. Um médico e sua ajudante/amante raptam garotas para lhes roubar a face, e numa operação cirúrgica, tentam transplantar para o rosto desfigurado da filha do médico, que sofreu um acidente em que perdeu a beleza. A insanidade e desespero do médico para devolver o rosto à filha traz conseqüências nefastas para o casal. Mas qual o destino da moça desfigurada de olhar triste?


A profecia
Trilogia bizarra, com mortes violentas e uma trama de arrepiar os cabelos. Uma criança amaldiçoada, a própria besta... os pais desesperados tentam impedir o mal crescendo no mundo... quem tentar impedi-lo, pagará com a vida por tal ato... O olhar do menininho bota medo em muito marmanjo...


A casa dos pássaros mortos
Mais um dos filmes lançados recentemente [2004] que me deixaram arrepiada de medo. Uma casa abandonada, um bando de foragidos, procurados pelo xerife por um assalto seguido de morte, numa época ambientada em 18 e alguma coisa... Nessa casa, eles se escondem para não irem para a cadeia, mas não encontram algo muito agradável por lá... Ninguém sabe a quem pertence o imóvel, e coisas bizarras vão perturbar a mente dos bandidos. Um por um,  começam a morrer...



O iluminado 
Uma obra-prima do cinema, baseado no livro homônimo de Stephen King, e uma das adaptações que mais gostei de ver, O iluminado dispensa apresentações. O Hotel Overlook esconde segredos terríveis entre suas paredes, o mal que assola o lugar acaba possuindo a sanidade de Jack e ele não consegue controlar sua personalidade cada vez mais irritadiça e violenta. Sua mulher e filho precisam se proteger do mal em que Jack está se transformando...


Gritos mortais
Com uma fotografia excelente, um roteiro impecável, esse filme faz você olhar com outros olhos os bonecos de ventriloquismo. Existe uma lenda sobre uma mulher chamada Mary Shaw, que foi morta na cidade onde vivia e foi enterrada com seu teatro de bonecos bizarros, acusada de ter matado um menino. Anos depois, um casal, em que a esposa perdeu a vida pós ter recebido um desses bonecos em casa tem alguma ligação com essa lenda. O marido parte em busca de respostas e se depara com o horror de uma maldição... Só digo uma coisa com relação a esse filme...  Não grite...


Espíritos 
Como alguns sabem, eu tenho pavor de histórias de fantasmas e assombrações. Eu tinha dito no outro post que esse assunto me dá medo, mas ao mesmo tempo me fascina... Superado esse estranho paradoxo, eu me deparo com um filme de terror asiático [eles são os melhores com fantasmas] que me deixa amedrontada toda vez que eu assisto. E me deixou paranóica com meu álbum de fotografias. Espíritos é sobre um fantasma que anda assombrando um fotógrafo, que tem uma ligação escusa no passado com essa garota morta. Ele e sua namorada acabam atropelando alguém numa estrada e a partir dai os problemas começam. O que esse fantasma quer? Que aviso ela está tentando dar? Em algumas cenas, eu até gritei de tanto medo. Recomendo assistir a sós, num dia de chuva, com as luzes completamente apagadas... 


A bruxa de Blair 
Podem rir, mas por um bom tempo eu achei que essa história fosse verídica. [Na verdade até hoje penso isso] A bruxa de Blair é um clássico dos anos 90, sobre 3 jovens que se embrenharam numa floresta assombrada para fazer um documentário e nunca mais foram vistos. Após um tempo, encontraram as fitas que eles tinham gravado antes de sumirem do mapa... O que houve com eles? Assista para descobrir...



Friday 13 
Meu querido Jason Vorhees é o mais incrível personagem assassino de filmes de terror. Apesar da série ter sequências absurdas e incoerentes, figura como um dos filmes que mais assisti durante minha infância. A sexta-feira 13 propriamente dita, as mortes, o jeitão brutal sem conversa alguma de Jason me fascinam. É simplesmente matar, matar e matar. Com o que estiver a mão. Simples e bruto.


Abominável criatura 
Por último, mas não menos importante... Abominável Criatura, baseado na obra de Lovecraft, é um daqueles filmes de terror que, se você viu quando era criança, decerto se cobria com o lençol a cada aparição da criatura medonha com pés de bode que gritava de forma ensurdecedora enquanto estava presa num sótão de uma casa velha e abandonada. É um filme sensacional e povoou minha mente infantil por anos. Até hoje lembro de como ela me dava medo... É uma criatura bizarra e horripilante, que me fez ter muitos pesadelos... 




Bom, espero que tenham curtido o post. Amanhã eu encerro o Especial Halloween com games de terror... 

5 comentários:

  1. Eu não gostei de Hellraiser (mas também não gosto de Evil Dead - então eu não conto quando o assunto é filme de terror trash...).
    Como disse antes sou doidona por esses dráculas com vovô Lee :3
    Eu prefiro o Pássaros ao Psico (fiquei apavorada :s)
    Os olhos sem rosto e a profecia tenho vontade de ver.
    O iluminado me põe medo até hoje juntamente com o poltergeist (me mijo :x) e o bebê de rosemary.

    ResponderExcluir
  2. Amo Halloween , e toda a questão das festas , fantasias e tals , mas essa parte do terro não é muito comigo não hahhaa , alias nem gosto de assistir filme de terror , da sua lista o unico que assisti foi Psicose , mas por outros motivos !


    Beijos , ANna

    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião os quatro primeiros filmes Hellraiser são os melhores. O Iluminado me fez pensar melhor no que a loucura pode fazer hehehehe. Apesar de tudo, todos os filmes são uma ótima pedida para quem gosta de uns arrepios na espinha!!!

    Beijos Valéria :D

    ResponderExcluir
  4. Hellraiser, filme do milênio! <3
    Clive Barker é um gênio!
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  5. Eu assisti "Os Olhos Sem Rosto" e adorei. Lembro que eu o assisti pelas comparações com "A Pele que Habito" do Almodóvar, e foi uma grata surpresas, tantos pelas referências quanto pela qualidade do filme em si.
    Uma ótima dica mesmo.
    beijos
    Cooltural

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.