9 e 1/2 Semanas de Amor, uma autobiografia de Elizabeth McNeill

Fiz uma compra no último mês de um livro chamado 9 e 1/2 Semanas de Amor, obra que inspirou o filme homônimo que foi sucesso na década de 80, trazendo Mickey Rourke em sua melhor forma, fazendo par com a atriz Kim Bassinger. Eu sou apaixonada pelo filme e nem sonhava que havia o livro, então, quando vi uma pessoa vendendo, resolvi comprar, e não me arrependi da leitura... 





Escrito por Elizabeth McNeill, um pseudônimo, 9 e 1/2 Semanas de Amor é o relato de uma experiência amorosa/sexual que aconteceu com a autora na década de 1970, em que ela conhece um homem, por acaso, e se envolve numa aventura sexual de jamais apagar da memória... Ela era uma executiva bem-sucedida na carreira que em uma bela manhã, numa feira livre, se depara com um homem charmoso que tempestuou sua vida por mais de dois meses. Ela vai morar com ele e se entrega a um jogo sadomasoquista feroz, onde nunca havia se imaginado antes. Em momento algum do livro ela o denomina, o conhecemos apenas por Ele. 

A escrita de Elizabeth hipnotiza o leitor. Você se sente totalmente inserido nas páginas, como se estivesse envolvido também com o casal. Jogos de sedução e dominação estão presentes em toda a narrativa, dando um gosto de êxtase ao leitor... A história chocou o público quando publicada e mesmo tendo se passado trinta anos, a impressão que a obra nos passa ainda é de fazer corar e ao mesmo tempo curiosidade em saber onde essa aventura vai dar... O livro excita. Os diálogos são quentes sem pecar por exagero ou clichês...

"Na primeira vez em que estávamos na cama juntos, ele segurou minhas mãos acima da minha cabeça. Eu gostei. Gostei dele. Ele era mal-humorado de um jeito que me pareceu romântico; era engraçado, inteligente, interessante e me dava prazer." 

Publicado originalmente em 1978, sua repercussão foi tão alta que logo havia um filme sendo produzido, e deixo o conselho a vocês que aqui leem, que o melhor é ver o filme depois da leitura. A química entre os dois atores realmente me pareceu familiar e fidedigna com a obra escrita. Eu via Rourke e Bassinger enquanto lia... Devo confessar que após terminar o livro fiquei com uma sensação estranha, de não ter 'visualizado' enquanto lia, alguns trechos apaixonantes do filme. Existem situações que vi no filme que não aparecem na obra, e isso acabou me frustrando um pouco, mas não interfere na qualidade do livro, isso é apenas uma impressão minha. 




Foram mais de dois meses compartilhando experiências bizarras, orgásticas e difíceis de se repetir algum dia. A executiva com ares de poder e liberdade se via acorrentada e algemada durante a noite... e gostava disso... ao mesmo tempo em que era surrada e cedia aos caprichos Dele, era também tratada com ternura, alimentada, vestida, banhada e embalada. Eram duas mulheres em uma só. Durante o dia, vestia a capa de executiva competente, a noite era entregue, submissa e feliz...

"- Como você sabia? Como sabia que eu ia me entregar a você como me entreguei? 

- Eu me vi em você."

O filme é bem mais romantizado, mas no livro é possível perceber traços de patologia na relação dos protagonistas. Até que ponto pode chegar uma paixão avassaladora e o quanto ela mexe com nosso psicológico e com nossas decisões? Em suma, é um livro a ser saboreado de maneira extasiante, mas com um toque de reflexão acerca das interações humanas mais profundas... 


Deixo com vocês um clipe da música-tema. Sintam-se embalados com essa música ao lerem 9 e 1/2 Semanas de amor... Há quem prefira o livro e deteste o filme, há o inverso... me deleitei com ambos... 








8 comentários:

  1. Val , sempre ouvi falar no filme , e sempre me interessei por ele . Por isso no incio do ano acabei me rendendo e o assisti . Cara que filme maravilhos , amei-o do inicio ao fim , não li o livro pois até então não sabia da existencia do mesmo, confesso que durante o filme teve momento em que me sentia profundamente incomodada , a paixão e a relação dos dois é muito doentia e como eu me envolvi demasiadamente com a narrativa , teve momento que eu fiquei tipo "CARAMBA". Mas é muito bom , e agora diante de sua resenha minha vontade de ler o livro só aumentou.

    Beijos , Anna

    amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que tu possa ler o livro, Anna. Apesar de ter gostado mais do filme, é um livro que vale a pena ler :D
      bjs

      Excluir
  2. Olá!
    Nosssaaaa! Eu realmente não sabia do filme e você realmente gostou porque conseguiu colocar vários pontos em sua resenha, tanto no filme quanto no livro, soube relacionar bem e amei.
    Irei assistir primeiro e quem sabe depois ler, ultimamento eu nando me frustando com os filmes por não terem muito a ver com os livros =/

    Beijos!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, eu espero que vc curta o filme, e se gostar, procure o livro tb ^^
      bjs, flor.

      Excluir
  3. Boa noite,
    Como vai?
    Eu acho que já havia falado do filme mas do livro não :(
    Adoro aqui porque tem sempre coisas novas (pelo menos para mim)

    Beijos e se cuida

    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico muito feliz que vc goste de passar aqui. Tb gosto bastante de seu blog ^^
      Um grande abraço :D

      Excluir
  4. Nunca tinha ouvido falar de nenhum dos dois *vergonhaa*, mas fiquei bem interessada em ver o filme.. vou aproveitar que tenho bastante tempo livre por esses dias e assistir pela net mesmo rs ótimo post flor! parabéns.. como sempre, você escreve muito bem :D Beijos!

    Mutações Faíscantes da Porto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depois me diz se gostou :D hjehe
      obrigada pelo elogio e pela visita. Bjs <3

      Excluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.