Alguns contos reunidos da Rainha do Crime...

Sou uma admiradora encantada com a escrita da Rainha do Crime, Agatha Christie. E pasmem!  - nunca tinha escrito uma resenha dela aqui antes, embora tenha lido quase trinta de suas obras... A fim de reparar essa minha heresia resolvi - a partir de agora - resenhar toda obra dela que me caia às mãos e que eu tenha gostado da leitura. Resolvi reler alguns de meus preferidos apenas para trazer as impressões deles aqui para vocês, queridos leitores do blog... Sem mais enrolação, vamos lá...



Apresento a vocês a obra Um acidente e outras histórias, publicado pela Editora Nova Fronteira, uma antiga edição que encontrei recentemente em um sebo e que constitui o exemplar número 37 de meu Acervo Pessoal... Trata-se de uma seleção de contos, entre os quais O chalé de rouxinol, Um acidente [que dá nome ao livro], O mistério da regata e Os íris amarelos. 

No conto que nomeia a obra, um investigador conversa com outro sobre uma mulher a qual no passado havia sido absolvida por acusação de assassinato, e um dos investigadores resolve observar mais atentamente a mulher e percebe que o quadro se repete, e logo o marido atual dela pode estar correndo o risco de ser envenenado, como no caso em que ela foi à juri. Será que o investigador está certo em sua investigação e a provável assassina vai matar novamente? 

Outro conto interessante é O chalé do rouxinol, em que uma mulher desconfia que seu marido vai matá-la juntando alguns fatores para chegar a essa conclusão, à partir de um recorte de jornal antigo encontrado entre as coisas do marido, e que a levam a descobrir sua verdadeira identidade. E pede ajuda a um amigo para que não seja ela a próxima vítima do sr. Gerald Martín.

Temos o conto O mistério da regata, em que o personagem Sr. Parker Pyne desvenda o paradeiro de uma pedra valiosa que desaparece durante um jantar, e os convivas são suspeitos do roubo. Parker Pyne aparece em outros livros de Agatha, assim como Miss Marple e o famoso Hercule Poirot, que também dão o ar da graça nesse livro...

Poirot dá graça ao conto Os íris amarelos, após atender um telefonema misterioso, de uma mulher lhe pedindo ajuda e dando a localização de um possível crime. Ao chegar ao local, o detetive belga se encontra com um conhecido e a narrativa conduz a um assassinato durante um jantar em lugar público, no qual Hercule Poirot descobrirá quem cometeu tal crime...

Em Miss Marple conta uma história, a boa velhinha que adora uma investigação narra um caso ocorrido com ela há muitos anos. E, claro, ela realmente descobriu quem matou a senhora Rhodes, enquanto ela dormia, sem sequer ter visto os suspeitos antes de chegar à conclusão do crime, apenas por meio de relatos de pessoas envolvidas com o caso...

Eu diria que para quem nunca leu nada de Agatha Christie, o livro é uma boa opção para adentrar no universo de histórias criadas pela mente brilhante dessa autora, que instiga o leitor a cada obra que publicou. Agatha realmente se eternizou como a mais famosa autora de romances policiais, tendo mais de 80 livros escritos, sendo boa parte deles publicados aqui no Brasil e em todo o mundo... 

A você, leitor, só resta escolher um título, preparar um bom chá e sentar numa poltrona confortável, deleitando-se em páginas recheadas de morte, mistério, tramas intrincadas e desfechos surpreendentes... 



11 comentários:

  1. OI Maria Valéria!
    Apesar de todos os elogios que você (e outros blogueiros) tecem a autora, eu não consigo me ver surpreendida por sua escrita. Para mim, Agatha não acontece, mesmo que ela escreva sobre um dos meus temas preferidos T_T
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente nunca tive vontade de ler obras dela... Não estou julgando sem ler, mas sabe quando a gente olha e vê que não vai gostar? É assim que me sinto, ms eu respeito muito quem gosta, quem sabe um dia eu não mude de ideia e leia.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  3. Olá
    acredite ou não, eu nunca li nada dessa autora, kkk, podem me apedrejar, mas a alguns meses atras eu nem sabia quem era ela kkkk, andei pesquisando alguns títulos dela e vi que eles são bem comentados
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu nunca li nada da Agatha, apesar de ter dois livros dela aqui em casa.
    Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei interessada. Gostei dos contos! Vou ver se também encontro em sebos os livros da autora haha!
    Ótima resenha!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oi! Tudo bem?

    Tenho vários livros da autora aqui em casa, mas nunca li nenhum. Sempre aparece outra leitura que acabo por passar na frente dos livros da Christie. Tenho muita curiosidade em lê-los, pois nunca ouvi ninguém falar mal dos livros dela. Adorei que agora vc vai começar a postar sobre eles aqui :) Adoro seu cantinho. Nem sempre comento por aqui, mas sempre visito.


    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  6. Olá, acredita que nunca li nada da autora? isso que sou viciada no gênero policial. Mas pretendo ler em breve pelo menos um livro dela, e esse de contos parece incrível, ainda mais que sou viciada em contos também!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  7. Geralmente eu não gosto de contos, mas é Agatha Christie, caramba. Meio impossível não gostar.
    Li apenas alguns livros dela, mas fiquei interessada nesse - nunca havia ouvido falar. Vou procurá-lo na biblioteca.

    ;*

    ResponderExcluir
  8. Mais de 80 livros?! Uou, choquei-me aqui, flor. Gostei muito de saber que você leu muitas das obras da autora. O engraçado é que não me surpreendo com isso, porque você tem mesmo um perfil de quem apreciaria. Eu, por outro lado, nunca li nada da rainha do crime, mas pretendo e tenho aqui 3 obras dela para começar. Falta-me apenas tempo (rs). Eu gostei desses contos, flor. Vou anotar a dica para futura aquisição.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ao contrário de você não curto Agatha Christie, então mesmo com sua opinião positiva sobre os contos, não pretendo ler.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  10. Ola. Nunca li nada da Agatha mas tenho vontade falta só eu me lembrar de pegar os livros dela para ler. Vou anotar mais esse na lista de livros que tenho pra ler. Adorei sua resenha e essa edição é linda.

    Beijão da Lari
    http://brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  11. Hey,
    Eu nunca li nada da Agatha e não foi por falta de oportunidade, então acho que já está na hora de eu mudar isso. Gostei bastante da indicação até porque eu gosto muito de contos.
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.