F-r-a-g-m-e-n-t-a-d-o-s, de Neal Shusterman

Fragmentados, uma distopia publicada pela Editora Novo Conceito, fala sobre 3 jovens diferentes que compartilham do mesmo futuro destino: eles serão fragmentados. Mas o que seria uma fragmentação?

Segundo a Lei-Da-Vida [um conjunto de emendas constitucionais], a vida humana jamais deve ser tocada até que o indivíduo complete 13 anos. Dos 13 aos 18, ela pode ser fragmentada, abortada... Tecnicamente falando, essa vida não terá fim, mas todas as partes do corpo irão ser transplantadas em outros indivíduos... E os fragmentados estariam vivos durante o processo...



Connor é um jovem problemático e seus pais assinaram o acordo com o governo para sua desfragmentação. Quando descobre, resolve fugir de casa. Ele tem apenas 16 anos. Durante sua fuga, encontra Risa, uma garota de 15 anos, que vivia numa espécie de creche, e para conter gastos, resolveram mandá-la para a 'Colheita', que é o local onde os jovens rejeitados por suas famílias e instituições passam pelo procedimento... 

Lev é um dízimo. Ele já nasceu destinado a ser fragmentado. E aceita seu destino, embora o tema. Mas é considerado um privilegiado, pois os dízimos são considerados uma classe 'alta' entre os fragmentários. Sua família religiosa o ofereceu para que seus pedaços habitem outras pessoas, e salvem vidas. Ele seria a parcela de 10% que os fieis entregam às suas igrejas, pois será entregue ao Governo para ser fragmentado. Ao contrário de Risa e Connor, ele não quer fugir a seu destino, e chega a atrapalhar os outros dois em alguns momentos.

Esses três adolescentes tem seus destinos selados e acabam como fugitivos, e após uma série de percalços durante a fuga, acabam 'salvos' por algumas pessoas que parecem fazer parte de uma organização que resgata fragmentários até que eles completem 18 anos e enfim possam se ver livres do Sistema. Se eles não forem aprisionados até lá, podem se considerar livres. 

Eles vão para um lugar chamado Cemitério, mas lá ocorrem várias intrigas e Connor precisa agir para não ser capturado, para sobreviver e proteger Risa, por quem já está apaixonado. Ele se depara com centenas de outros fragmentários, alguns bem hostis com relação a ele e é preciso agir com cautela para que não sejam descobertos e capturados...

A escrita do autor Neal Shusterman é densa, e deixa o leitor numa ânsia incontida durante boa parte do livro. Confesso que em certo momento, parecia que a história diminuiu de intensidade, mas logo retomei o ritmo da leitura e daí não consegui pausar até chegar ao fim de suas 320 páginas... Por se tratar de uma série, o livro não tem um final fechado, dando margem para sua continuação, e me encontro nesse momento ansiosa para que os outros livros sejam publicados. 

Fazia tempo que uma distopia não me prendia dessa forma. Ela traz várias críticas sociais incutidas em suas linhas; questões como o fanatismo religioso, hierarquias sociais, ética, aborto, os transplantes, entre outros. Me deu uma agonia descobrir como se dava o processo de fragmentação em um dos personagens secundários - porém importantes - da trama. Senti o drama do jovem ali, durante seu 'desmanche consciente'... 

Em suma, recomendo a leitura de Fragmentados àqueles que estão buscando uma leitura frenética, densa e de ótima construção de diálogos. Você não vai se arrepender de adquirir a obra... 


14 comentários:

  1. Olá!
    Já tinha lido outras resenhas sobre esse livro e sempre fiquei nervosa com essa história. Parece tão absurda e imaginária que me dá medo de imaginar que isso possa acontecer em nosso mundo. Estou com o e-book desse livro e ainda não tive coragem de ler.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro me lembra um pouco Fragmentada da Farol Literário. Acredito que seja apenas pelo nome.
    Para ser um livro ótimo.
    Bom saber que o livro é bem escrito e com bons diálogos, me arrependi de não solicitar..
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Esse livro é um clássico, costumo ler muitos livros assim de fragmentação, já li um da Farol literário e amei, e com esse não vai ser diferente!

    - Garotinha adolescente!

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi vários falar desse livro e olha que já estou querendo ler! Ótima resenha.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  5. Oi, flor!
    Estou LOUCA por essa distopia. Quando a vir em promoção, pretendo adquiri-la. Todo o enredo me atrai e, a cada resenha que vejo, percebo que há uma crítica social bastante significativa sobre como seria a vida se – em certa medida – a justiça fosse feita "pelas próprias mãos" de um seleto grupo de pessoas. Quem realmente possui o direito de decidir quando a vida de alguém já não beneficia a sociedade? Complicado. Gostei muito da sua resenha!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oiie
    Poxa, que bom que a leitura te prendeu e é uma ótima dica para pessoas que gostam do gênero, não é meu caso mas escutei falar bem e vou indicar a alguns amigos

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  7. Oee, tudo bem?
    Esse livro eu fico muito no "Não sei se leio ou não", eu acho a historia incrível pelas coisas que eu leio mas fico meio assim, quem sabe se ainda esse ano não leio?

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Já li várias resenhas sobre fragmentados e estou super curiosa para conhecer essa história!
    Adoro distopias, e a premissa dessa é bem interessante.
    Espero ter oportunidade de ler em breve e gostar bastante!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Val, desde que li a sinopse desse livro fiquei querendo ler. Não sou a maior fã de distopias, mas acho que essa em especial, desperta meu interesse, exatamente por trazer esse drama e essas críticas sociais, uma caracteristicas bem marcante nas disopias em geral. Tenho muita vontade de ler e espero poder em breve. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Eu li esse livro no lançamento dele e amei. Adoro distopia e Fragmentados me conquistou.
    Fiquei muito enjoada e com pena desses jovens, é achei um absurdo essa lei de Fragmentação. Realmente na parte que descreve dar uma agonia danada e quase passei mal.
    Também espero pela continuação. Parabéns pela resenha :)

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu quero muito ler esse livro, a história me parece muito interessante e fico a cada dia mais curiosa para ler Fragmentados. Sua resenha me deu algumas informações a mais, que eu ainda não tinha encontrado em outras.

    ResponderExcluir
  12. Oiê!
    Essa é a distopia mais complexa e diferente que já vi, ao mesmo tempo que tenho vontade de ler, morro de medo.
    A ideia da fragmentação assusta e é surreal, ao mesmo tempo que é uma história maravilhosamente inacreditável.
    Amei de paixão!

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nossa, apenas de ler sua resenha eu já me encontro louca para ler o livro, adorei muito a temática, apesar de não ser uma fã incondicional de distopias, me considero apenas uma admiradora, pois não li muitos livros desse tema. Bom, Fragmentados já esta na minha listinha de desejados.

    umreinomuitodistante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu estou louca para ler essa obra! Fiquei toda arrepiada quando assisti o enredo e, desde então, fico procurando a oportunidade de conhecer a história, hahah. Eu provavelmente ficaria com uma pontinha de medo, mas mesmo assim encararia a leitura. Seria uma experiência ótima, tenho certeza. Eu ainda não havia lido uma resenha tão completa e a sua me deixou ainda mais ansiosa pela leitura.

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.