172 horas na lua, uma ficção norueguesa que me surpreendeu...

Ao ver vários comentários negativos sobre o livro 172 horas na lua, do autor Johan Harstad, publicado recentemente pela Editora Novo Conceito, fiquei receosa de não gostar da leitura ou me decepcionar com ela, e já tinha me arrependido de ter solicitado para leitura, mas pensei que 288 páginas não me cansariam, caso a história realmente não fosse legal. E dou graças aos céus por muitas vezes dar ouvidos aos meus instintos e não a opiniões que vejo pela internet...
O livro realmente me pegou de jeito.

A trama é sobre três adolescentes que são vencedores de um sorteio mundial que a NASA organizou para levá-los numa expedição à Lua. Eles vão passar 172 horas na base lunar DARLAH 2, que era até então, conhecida apenas por funcionários de altas patentes do governo dos Estados Unidos. Os três adolescentes são uma norueguesa chamada Mia, uma japonesa de nome Midori e Antoine, um francês que vive em Paris com seus pais.

Apesar de parecer uma grande chance de mudar suas vidas, há algo obscuro nessa empreitada, e viajar para um lugar onde ninguém poderá te socorrer caso algo saia errado, não se revela uma boa ideia...

"seguiu-se outro pensamento que ela nem tinha ideia de onde viera, mas abriu caminho à força em meio à sua consciência e deixou-a apavorada: no espaço, ninguém pode te ouvir gritar."

De início, a narrativa se mostra um pouco lenta, mas acredito que o capítulos curtos contribuem para que a leitura não se torne cansativa, caso o leitor esteja esperando 'ação' nos primeiros momentos... Essa ausência de ápices nas primeiras 100 páginas são necessárias para ambientar o cenário e os personagens. Os capítulos se dividem ora em Midori, ora em Mia ou em Antoine. Mas alguns deles se voltam para uma casa de repouso, onde um misterioso velhinho, que acompanha os noticiários cheios da notícia sobre a expedição, se desespera ao saber que a NASA vai enviar mais pessoas à Lua. Ele tem conhecimento do que houve décadas atrás, pois estava envolvido nesse projeto, mas será que alguém vai dar ouvidos ao que ele teria a revelar?



Ao longo da história, os adolescentes percebem sinais de que algo pode dar errado, mas pode ser o nervosismo por um passo tão importante na vida. Assim que chegam na base de treinamento, eles passam por inúmeros testes e aulas aliadas à treinamento intensivo, para que dê tudo certo na missão. Contei pontos positivos pro autor em juntar os fatos e desenrolar a história de maneira coerente, sem simplesmente jogar três jovens na lua como se fosse algo fácil e super comum...

O único fator negativo que tenho a ressaltar no livro é que em um dos capítulos finais, o título deste aponta todo o mistério. Então, aconselho aos leitores que não leiam o índice, a fim de não estragar a surpresa, que - confesso - me deixou sem palavras... A diagramação do livro está incrível, e possui algumas imagens e um mapa da base lunar. 

Em suma, se você gosta de uma leitura repleta de conspirações governamentais, suspense e teorias sobre vida fora da Terra, essa leitura vai te fazer arregalar os olhos... E aos que pensam se tratar de apenas mais uma história de et's, sinto desapontá-los, mas leiam para descobrir... Que segredos a base lunar DARLAH - 2 esconde? Os jovens e astronautas enviados pra lá correm perigo? Que segredos aquela terra cinza e poeirenta esconde? 

"A primeira coisa que ele percebeu foi o silêncio. Um silêncio morto, avassalador, como se o único som restante no espaço fosse o de sua própria respiração abafada. Isso lhe deu a sensação de ter saído do universo em si."

Leia e descubra. Você não vai se arrepender...



12 comentários:

  1. Oie, sério que lesse resenhas negativas do livro? Eu já tenho lido muita coisa boa sobre esse
    Acredito que livros com conspiração política sempre deixam a gente curiosa (o), me arrependi de não ter solicitado ele. Acho que vou compra-lo ♥

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria, tudo bem? Eu li esses livro logo que lançou e por isso não li as resenhas negativas. Eu amei esse livro. Adorei e ainda bem que você leu.
    Fiquei tão absorta na leitura que nem li o índice...rsrsrs. Aquele final me deixou maluca, fiquei totalmente aterrorizada e meu coração ficou em frangalhos. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  3. Oee, tudo bem?
    Eu to doido pra ler esse livro, não costumo ler quase nada antes de ler porque gosto de ler sem saber quase nada do livro.

    Abraços!
    Biel // Lendo com o Biel

    Ta rolando promoção de Natal lá no blog, vem ver:
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/2015/11/promocao-natal-literario.html

    ResponderExcluir
  4. Confesso que tinha um pé atras com esse livro, pois li várias coisas possitivas e negativas sobre ele, mas gostei de tudo que voce esceveu e pretendo ler, ou seja, vou comprar , mas acho que farei isso só em Janeiro, pois agora estou atoladaaa!

    http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Que loucura, Maria! Só tinha lido resenhas negativas sobre esse livro, mas me recusei a acreditar que o autor teria estragado um tema tão bom! Adoro essas conspirações e teorias malucas, finalmente um livro onde elas fazem sentido :) Já que ele é bem curtinho, vou colocar na minha lista de leitura para esse ano ainda!

    Beijos, Maria.
    http://nerdsideblog.tumblr.com

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Estou bem curiosa para ler esse livro. Parece o tipo de história que gosto. Adoro suspense!
    Gostei da sua dica de não ler o índice. Não lerei!
    Bju
    www.lelendolido.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu achei o enredo desse livro muito interessante. Li a versão em inglês e gostei muito da forma como o autor desenvolve a história. Achei que ele pecou um pouco em relação aos personagens, mas nada que me fizesse não gostar do livro.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Que bom que não se arrependeu da leitura! Eu adorei a resenha, fiquei curiosa para ler. Eu já li alguns livros que começaram com uma narrativa arrastada, me dá até um pouco de nervoso, mas engraçado como os capítulos curtos nos dão uma sensação melhor de movimento, né?
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi, flor!
    Li várias resenhas positivas e negativas sobre a obra. Em geral, reclamavam justamente da demora para que os acontecimentos começassem a ficar mais dinâmicos. Tenho receio de me sentir um pouco entediada durante a leitura se for tão arrastada… Mas fiquei bastante curiosa com todo esse mistério. Anotei a dica.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Ola. Sua resenha foi a primeira que me deu uma ótima base do que se trata o livro mas mesmo assim não tenho vontade de le le agora. Obrigada pela dica e pela sinceridade!

    Beijão da Lari
    brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bom?
    Eu tenho esse livro na minha lista de leitura e nunca pensei nele como um livro de ET, ainda bem. A trama tem muitos mistérios que me deixam curiosa só lendo as resenhas. Vai ser uma experiência diferente para mim.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.