Poesia de pai e filha: Meu passo, seus passos

Recebi da autora Camila Tapia um exemplar de seu livro, escrito em conjunto com o pai, Avenir Passo, intitulado Meu passo, Seus passos - 100 poemas de pai e filha, publicado pela Editora Alcance. Não posso deixar de informar que no título deveria haver o termo 'belos' entre o 100 e os poemas... 



O livro divide-se em duas partes, as primeiras páginas nos trazem os poemas de Avenir, repletos de delicadeza e profundidade. Em Tributos à sua mãe, vemos uma bela poesia sobre a importância de valorizar a figura materna. No poema Pataxó, o autor faz uma crítica em forma de poema ao caso do índio que foi queimado vivo por dormir numa calçada, um crime que gerou diversas opiniões revoltadas, num triste episódio da história social brasileira... 

Os poemas de Avenir são odes: ao amor, à mãe, à filha, à terra, aos tempos de infância longínqua. Um dos que mais gostei fala sobre a desilusão de não se despedir do amor e de quem se amou...

"Não encontro rimas e meus versos se dispersaram,
até a minha sombra amiga já me abandonou,
as fontes das lágrimas que chorava estancaram,
o poeta foi sem se despedir e nunca mais voltou."

Seu último poema é para a filha.

"Mas se acaso houver tristezas,
Conte sempre comigo, filha querida,
Para o abraço ou para a confissão,
Conte com este jovem pai amigo,
Que te viu nascer e te viu crescer,
Que te ama e te ofereceu a vida,
E quer viver para te ver vencer."
Já nos poemas da filha, encontramos versos sobre as dores do amor. Ela se declara também ao pai, em versos tocantes e sinceros... "Herdei também a cabeça dura, a teimosia de não se convencer..." Fala sobre a saudade, e o 'ser'. Traz a melancolia carregada em suas palavras... 

"Pedras e cimento,
falas e silêncio,
e eu só penso,
penso...
No vento de uma
maresia distante,
o pensamento errante.
Vagando entre
pedras e silêncio,
falas e cimento."
Camila Tapia nos presenteia com poemas de amores doloridos, perdidos, irremediáveis em seus fins... Seus passos são sobre a insegurança de um amor que talvez não retorne, sobre reerguer-se, sobre sentir falta... Karma afetivo, Sina e Vontade de você estão entre meus preferidos... 

Em suma, Meu passo, seus passos é uma leitura a ser degustada em pequenas doses, para divagar o pensamento e transportar-se a outros ares, sejam eles de deleite ou introspecção... Recomendo... 

10 comentários:

  1. Confesso que não leio muitos poemas, mas alguns realmente me emocionam e esses sendo escritos em família parecem lindos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Val, que livro interessante e diferente. Não vemos normalmente pai e filha escrevendo um livro. Adorei conhecê-lo, os trechos que você citou são lindos. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oieee, sou apaixonada por duas coisas: crônicas e poemas.
    Imagino que os poemas sejam bem lindos. *-* Pelo que tu escreveu senti que os poemas são bem verdadeiros. ♥

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Oiii, que interessante está ideia de os escreverem este livro juntinhos, achei diferente e cativante essa ideia.
    Beijos
    http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Me lembrei do tempo que eu curtia ler poesia, ficava muito inspirado e repetia ele várias vezes. kk
    E que legal ela escrever em conjunto com o pai. :)

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Achei bem interessante e diferente a proposta do livro!
    Parece ser uma ótima leitura para quem gosta de poesias!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, adorei a resenha. Eu não curto poemas, então eu não leria ele no momento, quem sabe um dia eu daria uma chance.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  8. Sua resenha com certeza está tão bela quanto as poesias que essa obra traz. Que sensibilidade! Adorei saber que é um livro escrito em família… Pai e filha.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!!
    Amei a delicadeza e o cuidado que vc teve com a resenha e os trechos que citou, mas infelizmente eu não curto muito poesias, por isso vou deixar passar a sua dica :/

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  10. Que incrível a ideia de pai e filha escreverem juntos. Adorei isso!!!
    Não sou muito de ler livros de poemas, mas fiquei bem curiosa com esse e acho que seria bem legal ler - pelo menos alguns deles, com certeza :)
    Adorei a dica!!!
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.