Os sonhos de Jurema e outras historietas sem tempo...

Recebi como cortesia de uma querida amiga sua publicação recente intitulada Os sonhos de Jurema e outras historietas sem tempo, e garanto que o único defeito do livro é que ele poderia ter mais contos, pois a escrita de Mara Vanessa é deliciosa, e ao mesmo tempo que massageia, nos dá aquela breve sensação de desconforto seguido de soluço... O livro foi publicado de maneira artesanal, como a autora intitulou o formato, publicado pela Infinitum Editora... a diagramação é singular. E para adquirir seu exemplar, é só entrar em contato com a autora por e-mail: maravanessa@gmail.com



Com uma maestria impressionante, ela baila com as palavras, nos brindando com contos breves, bem ao estilo do 'vampiro de Curitiba' - Dalton Trevisan - expondo cenários do cotidiano de pessoas comuns, mas que fazem o leitor se identificar em alguma[s] delas...

Os contos falam sobre um novo amor, sobre as labutas diárias de uma vida sem esperança, sobre nunca se abater perante as dificuldades, e - acreditem - fugindo do clichê de parecer autoajuda. As historietas são realistas, metafóricas, falam de urbanidade - eis alguns dos elementos que o livro carrega consigo. O amor se encontra nas entrelinhas...

"Eu como minhas unhas, detono meu pulmão, ferro com meu corpo. Sou fedorento como um gambá e o libertário dos libertinos. Mas ainda não sei como olhar para os seus olhos com todas essas cores de azul e verde. Ainda não sei..."

Em certos momentos, é quase palpável a crueza visceral com que a autora ambienta seus personagens. 

"Lavando os pés na água barrenta, corpo molhado pela chuva e bucho morrendo de fome, resolve perguntar à mãe onde ela conheceu o pai. Olhando o esgoto no meio da rua, ela responde:
- Aí mesmo, ó."

O livro também fala sobre as superficialidades das relações modernas, numa era em que os celulares se tornam mais que aparatos e parecem ser elementos essenciais para sobreviver nesse mundo de aparências... No conto Insone, a tragédia da vida recai sobre os lugares que ninguém espera. Em Revista sagrada, o cansaço do dia-a-dia se reflete na mesmice dos relacionamentos, já exauridos; Em Ata, corre a hipocrisia santa e a ingenuidade cega... 

Em Refluxos, as lembranças de alguém que partiu são o foco da historieta...

"A cozinha ainda estava lá, com aquele aspecto gordurento que se confundia com os cabelos dela. Olhou para o ralo da pia fixamente. Ainda hoje continua olhando. Quem sabe a encontre lá, presa entre os restos de comida entupidos."

Os sonhos de Jurema e outras historietas sem tempo é para aqueles que sabem encontrar poesia em todo lugar... Seja numa repartição pública, num ponto de ônibus após o cursinho ou entre pombos se alimentando da pipoca de alguém num banco de praça... É sobre[vivências], dores, humanos... 


9 comentários:

  1. Oi Val, eu gosto desse tipo de história, queria que não fossem contos, mas uma grande história contada através dessa coisa mais metafórica e crua. Me interessei muito pela leitura. Quem sabe eu compro. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mesmo sendo minicontos, o leitor imerge na leitura de uma maneira fantástica. vai por mim hehe

      Excluir
  2. Oi Val, eu gosto desse tipo de história, queria que não fossem contos, mas uma grande história contada através dessa coisa mais metafórica e crua. Me interessei muito pela leitura. Quem sabe eu compro. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    São pouco os livros de contos que li na vida, não é minha primeira opção para leitura, mas sempre que quero ler algo breve opto por contos, gostei muito da resenha, fiquei curiosa para poder ler o livro, amei como o livro foi publicado, parece que todo leitor vai ter a primeira prova na estante.

    Bjs
    http://nosleitoras.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, flor.
    Gostei da sua crítica. Eu adoro contos e esses me atraíram por serem envolventes e retratarem contextos bem descritos. Pela sua opinião, noto que é um prato cheio para quem aprecia o gênero. Também me interessei pelo layout diferenciado.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. A diagramação do livro é bem diferente mais interessante. Não sou muito fã de contos mas leio alguns e esses até que me despertaram um certo interesse. Vou adicionar em minha lista. ;)

    Bjokas!

    ResponderExcluir
  6. Valéria, pelo pouco que deu pra ver do livro a diagramação é bem diferente mesmo e muito bonita.
    Gostei das temáticas empregadas nos contos e fiquei bem interessada em ler.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    O livro parece ser bem bonito mesmo, e mesmo tendo uma temática de vampiros, que muitos não gostam, parece ser lindo e recomendado pra todos

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.