[HQ] Clube da Luta 2

Publicado pela Editora Leya, Clube da Luta 2 é a continuação em formato de HQ do aclamado sucesso do escritor Chuck Palahniuk, Clube da Luta. Com ilustrações de Cameron Stewart e roteiro do próprio escritor, podemos acompanhar o retorno de Tyler Durden, trazendo à tona toda a anarquia e violência presentes no livro, ambientado para o cinema em 1995. 


Nove anos depois da trama, Marla continua frequentando suas reuniões em grupos de condenados à morte por doenças incuráveis. O casal tem um filho, Junior. Mais uma vez temos o homem comum sendo desumanizado pelas regras e leis caóticas da vida em sociedade, encerrando os indivíduos em celas de alienação cotidiana. 

Tyler Durden ressurge, possivelmente como algo que perpassa gerações, não apenas um devaneio ou alterego do narrador. Ele almeja uma ruptura extrema do sistema: destruir tudo para que o mundo renasça sem o capitalismo que torna os seres humanos em criaturas decrépitas sem vontade próprias, mergulhadas num oceano de consumismo robótico e conformismo-niilista. 

As vidas de Sebastian e Marla continuam sem um sentido aparente. Para conter Durden, Sebastian vive se medicando, mas não percebe que a esposa sabota sua medicação a fim de trazer o insano novamente. Com um incêndio em sua casa e o desaparecimento de seu filho, só resta a Sebastian se candidatar ao Projeto Caos e Destruição a fim de recuperar Junior. Eis um retorno a Paper St. junto a uma horda de homens de diversas idades e funções sociais, em busca do que os faz se sentirem vivos... 

Nessa HQ, a figura de Tyler Durden não se mostra apenas como um 'outro' na mente do narrador, mas traz uma 'tese' diferente: de transtorno mental, Durden se apresenta como um arquétipo que se perpetua geração à geração, e seu fim culmina na figura de Junior. Trata-se de uma ideia que nunca morre, cultivando as pessoas da familia do narrador para continuar existindo...

As ilustrações são um deleite à parte. É um trabalho essencial para os fãs da escrita brilhante de Palahniuk, bem como para aqueles que procuram uma leitura com críticas pesadas e metafóricas acerca da sociedade que beira o doentio. Clube da Luta é sobre quebrar as regras. Mesmo a primeira delas, que é não falar sobre o Clube da Luta... 


23 comentários:

  1. Olá!!! Não conhecia o livro e nunca li nenhum assim, eu achei bem interessante e anotei a dica aqui.
    Beijocas.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esse livro deve ser uma leitura sensacional. De O Clube da Luta só conheço o filme mesmo, e lembro que gostei muito da história quando assisti.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    Adoro o livro Clube da Luta 1 e quando lançaram o 2 fui imediatamente fazer a leitura. Infelizmente o livro não me surpreendeu como foi com você. Não sou habituda a HQ's e estranhei um pouco no início, mas história em si não me cativou.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  4. Ainda não conhecia este livro, para ser bem sincera mesmo, não conheço nem a história do Clube da luta. Bateu uma vergonha agora, mas sou totalmente por fora do assunto hehehe.

    Mas agora me sinto na obrigação de recuperar o tempo perdido e me inteirar sobre a história e personagens, quem sabe eu não acabo lendo este livro também? :D

    ResponderExcluir
  5. Olá, não sabia que existia esse volume dois em forma de hq, quero ainda ler o volume um. Pela sua resenha, me parece que a história traz personagens com perfis bem marcantes. Certamente lerei quando puder.

    ResponderExcluir
  6. Maria eu conhecia apenas o primeiro livro e fiquei bem surpresa em ver que a continuação é em HQ, sua resenha deixou-me curiosa e ansiosa por querer também ler, mas primeiro tenho que ler o primeiro lançado, ótima resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Olá! Ainda não conhecia essa obra mas fiquei bastante curiosa lendo sua resenha. Espero ter a oportunidade de ler também.
    super bjo

    ResponderExcluir
  8. Eu leria pelas ilustrações e pelo novo viés da história, mas não pelo livro em si porque, pra ser bem honesta, não gostei de Clube da Luta. Mas às vezes é só questão de timing mesmo.

    ;*

    ResponderExcluir
  9. Eu quero muito ler o Clube da Luta mas sempre que eu vou comprá-lo acabo dando preferência para outros... Não sabia da existencia desse segundo livro.
    Adorei a resenha
    Bjs

    https://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu assisti ao filme e adorei! Não sabia que tinha essa versão em quadrinhos! Meu primo até comprou o livro na bienal, acho que vou querer ler para ver como ele faz a quebra da quarta parede.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro ainda mas o nome Clube da Luta não me e estranho... Já o li noutro post.. ahahah

    Não sou grande fa de HQs... Mas realmente acho as ilustrações muito boas! No entanto, acho que passarei a dica, desta vez.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Val, não sabia que havia uma continuação de Clube Da Luta. Achei interessante que seja numa versão em quadrinhos, acho que ilustra bastante a narrativa da história. Queria imagens das páginas pra ver os detalhes. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Eu sou louca para ler o primeiro ainda não tive oportunidade mas está na minha lista de leitura do ano! Já irei colocar o segundo também.

    ResponderExcluir
  14. Oie,
    Ainda não tive o prazer de ler Clube da Luta, mas já estou providenciado uma cópia para mim, e acabar com esse problema.
    Fico feliz que tenha gostado do livro 2 em HQ, o que me deixa mais curiosa para conhecer.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá, eu quero muito ler o primeiro livro e depois conferir essa HQ, pelos seus comentários ela esta bem bacana e com um enredo diferente *-*

    ResponderExcluir
  16. Eu já tinha ouvido falar deste livro, mas não cheguei a me interessar porque mesmo o filme não me interessou, apesar das críticas e metáforas em relação a nossa sociedade.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  17. Hey, tudo bem?
    Ainda não li nada desse autor, mas já ouvi tantas coisas positivas que sinto muita vontade de ler. Não sabia que tratava-se de uma HQ e isso me intrigou, principalmente, porque a história parece ter sido muito bem construída. Fiquei interessada para saber como essa doença mental foi trabalhada.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  18. Olá Val, tudo bem?
    Mão conhecia o livro, mas o titulo me remeteu ao filme imediatamente.
    Confesso que a sua resenha me deixou curiosa, se tiver a oportunidade vou adquirir a obra e tentar a leitura sim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li esse livro e acredite, nem o filme eu vi ainda. Eu sei, eu sei... vergonhoso! Mas pretendo resolver isso logo logo.
    Adorei sua resenha e seu blog!
    Não conhecia ele ainda mais achei ele lindo! Parabéns!!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  20. Oie
    nossa, eu não fazia ideia da existência de um volume 2 mas é interessante que seja em forma de hq, quem sabe eu não arrisque qualquer hora apesar de ter medos de continuações de filmes famosos hehehe

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Eu ainda não li o primeiro volume e nem sabia que havia um segundo.
    Achei bem interessante a forma como desenvolveram a continuação dessa aclamada obra através de uma HQ.
    Adorei saber um pouco mais sobre ela e me animou a tentar fazer a leitura do primeiro.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  22. Olá! Não leio tantas HQs, mas essa me chamou bastante atenção só pela familiaridade que eu tenho com a história. Os objetivos do personagem também me chamaram bastante atenção.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Eu sou uma das poucas pessoas do mundo que tem preguiça de Clube da Luta. Eu vi o filme e decifrei todo o enredo em muito pouco tempo, então pra mim não foi uma boa experiência.Pode ser que o livro seja melhor né?

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.