Sonetos, de Bocage

Considerado o maior poeta português do século XVIII, Manuel Maria Barbosa du Bocage nasceu em 15 de setembro de 1765, na cidade de Setúbal. Serviu a armada lusitana, foi preso pela Inquisição devido a publicação da obra Pavorosa ilusão da Eternidade, considerada blasfema pela Igreja Católica, e só foi solto porque sua reputação como poeta lhe rendia prestígio na sociedade. 


Muito de sua obra foi publicada postumamente, mas em vida publicou Os idílios marítimos, no ano de 1791 e a trilogia Rimas, de 1971 a 1804. Seus poemas são considerados eróticos com sátiras à igreja, sendo uma figura legendária na poesia obscena e sacrílega. Pertence ao movimento chamado de Segunda Arcádia portuguesa, mas sua ousadia nos versos o faz transcender as convenções do movimento; considerado também um dos precursores do Romantismo.

Ao lado de nomes como Antero de Quental e Luis de Camões, Bocage é um dos grandes representantes da poesia lusitana. Possui sonetos em sua maioria autobiográficos, trazendo o paradoxo entre a elevação moral que desejava e os prazeres mundanos a que sucumbia...

"Razão, de que me serve o teu socorro?
Mandas-me não amar, eu ardo, eu amo;
Dize-mes que sossegue, eu peno, eu morro."

Sonetos é uma publicação da Biblioteca Folha e há alguns anos entrei em contato com os versos de Bocage através dela. Traz um apêndice, notas explicativas e um texto de apresentação sobre a vida do poeta. Os sonetos possuem uma carga de bucolismo e erotismo refinados. Certos tons sombrios e melancólicos podem ser identificados ao longo de toda a obra...

Em suma, Sonetos de Bocage é imprescindível para quem almeja conhecer sua poesia e expressividade. Um libertino incompreendido, ousado para seu tempo e de muitos amores. Enamorado pelas letras, mulheres e de espírito aventureiro...



7 comentários:

  1. Gostei da indicação, mas eu acho que você já notou que eu não sou da pegada da poesia né?! O que é uma pena pois suas indicações são sempre boas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu conheci Bocage pelo que falavam de algumas suas obras por serem consideradas ponográficas para o tempo em que vivia. Eu adoro a escrita dele e não sabia desse livro de sonetos. Obrigada pela diga. Parabéns pelo blog :)

    ResponderExcluir
  3. Uau!!!
    Cheguei até aqui depois de cair em doseliteraria.com. Procurei no Google:
    "posso comparar pedro juan gutierrez com tchaikovsky?"

    Queria ter dito: bukowski
    Mas ainda bem que errei ;)


    ResponderExcluir
  4. Oi Val, vc sempre nos surpreendendo. Meu pai era muito fã do Bocage e de vez em quando recitava algo dele aqui em casa. Adorei sua indicação, me trouxe ótimas recordaçóes do meu finado pai. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Conheci Bocage na época da escola, cheguei a ler alguns dos poemas dele. Faz um tempão que não leio algo dele, por isso foi bom rever uma de suas obras aqui.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. A sua postagem me trouxe ótimas recordações. Li Bocage, com muito gosto, nas aulas de Literatura Portuguesa na faculdade e, embora não conheça essa edição especificamente, posso garantir que os sonetos são maravilhosos. Adorei!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  7. Não sou chegada a ler poesia, por isso passo a indicação. Mas curti saber mais sobre o autor, foram informações bem legais.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.