Poesia hispano-americana numa seleção de Aurélio Buarque

Publicada pela Editora Nova Fronteira, Grandes Vozes líricas hispano-americanas - Poesia de todos os tempos - é uma coletânea de textos escolhidos de maneira apurada por Aurélio Buarque de Holanda. 

Juana de Ibarbourou


Poemas que vão do Barroco ao Modernismo, a obra possui diversos nomes que fazem parte da literatura/poesia hispano-americana, como Alfonsina Storni, Eduardo Carranza, Gabriela Mistral, Juana de Ibarbourou e Octavio Paz. 
Pablo Neruda e Soror Juana Inés de la Cruz são alguns dos nomes mais populares. Poetas de várias nacionalidades podem ser lidos aqui na tradução de Aurélio e também em sua língua original, por se tratar de uma edição bilíngue. Impossível ao leitor sensível não se comover com a lírica desses versos, que desde o período colonial davam mostras de sua cultura através de sua poesia.

É uma obra que merece ser sorvida em pequenos goles, a fim de satisfazer o paladar aguçado dos leitores que apreciam uma poesia que fale de arte, cultura, amor, vida, morte e dor. Com toques suaves do Belo, sublime e inefável...

Octavio Paz

13 comentários:

  1. Imprescindível a publicação de antologias que destaquem cada vez mais a variedade de produção latino americana na poesia e que se encontre além de Neruda (um dos meus poetas preferidos). Nova Fronteira, mais uma vez, acertando na escolha de seus livros.

    ResponderExcluir
  2. Se eu disser que não conheço nenhum dos autores, seria muito ruim? rsrs Não sou muito ligada em poesias, então realmente não os conheço, mas para quem curte o gênero, fica aí uma dica incrível de leitura. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  3. Eu não tenho esse livro, já procurei no sebo, mas ainda não encontrei por aqui, eu amo a Gabriela Mistral e obviamente, devo conhecer os nomes mais populares que estão no livro, mas certamente, existem outros que desconheço como Alfonsina Storni, concordo com você que devemos ler a obra aos poucos, afinal, são várias vozes ecoando.

    ResponderExcluir
  4. Adorei conhecer essa obra com todos esses poemas presentes desde o Barroco ao Modernismo. Essa obra é muito rica culturalmente e super interessante, ainda mais por contar com todos esses diversos nomes que fazem parte da literatura e da poesia hispano-americana. Muito bom mesmo conhecer!

    ResponderExcluir
  5. Que interessante um livro assim, que reúne vários autores de poesia! Poesia não é bem o meu forte, mas dá vontade de ler só pra conhecer um pouco mais de poetas latinos.

    ResponderExcluir
  6. Eu estou aprendendo a apreciar poesias. Eu não lia nada do gênero, pq eu achava que nunca ia conseguir gostar. Tive a grata surpresa de conhecer uma coletânea de poesias esse ano, que me despertou a vontade de conhecer mais. Por isso eu arriscaria em ler sua indicação.

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro essas capas mais antigas da Nova Fronteira. E acredito que essa coletânea deva ser um tesouro precioso. Fiquei interessadíssima.
    Mas, esse texto seu acima do local para inserir os nossos comentários me ganhou completamente!!!!
    Beijocas e até a próxima

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  8. Ei, não conhecia esse livro, mas fiquei intrigada com a dica. Gosto da cultura hispânica e tenho lido muita poesia ultimamente. Vou anotar a dica para quando tiver oportunidade. Obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Maria, amei seu post.
    Conheci a tradução de Aurelio Buarque de Holanda por um livro que li do Pablo Neruda na escola.
    É engraçado porque me marcou muito a tradução pois era uma edição bilingui e consegui ver como era fiel

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? É lindo ver como algumas pessoas falam sobre poesia. Como a poesia as faz enxergar a vida de maneira diferente. Alguns autores têm o poder de tocar nossa alma, de nos fazer refletir sobre coisas que se não fosse a poesia jamais pensaríamos. Quando era adolescente lia muito, inclusive já participei de diversos concursos de poesia. Gostei muito da sua indicação. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  11. Euu sou uma grande fã de Pablo Neruda, e agora que você mencionou uma obra que tem de tudo um pouco, para cada gosto e cada autor favorito e que principalmente gosta do gênero. Eu amei a dica, e gosto de livros que remetem ao período Barroco.

    Beijoss

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho muita vontade de me aventurar nos poemas, principalmente qndo vejo alguém falar com tanto sentimento e animação sobre o gênero. Enquanto isso vou coletando indicações!

    ResponderExcluir
  13. Como boa pessoa que não entende de poesias não conheço a obra de Mistral mas gosto de poesias e confesso curiosidade em ler obras de poesia fora do meu conforto.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.