Minha Formatura - Licenciatura em História



Bom, demorei um pouco desde o dia 20 pra falar a respeito da minha formatura mas creio que hoje é um dia bacana pra se falar sobre... A sensação de estar formada é indescritível... Ver meu nome na Certidão, junto aos nomes dos meus pais, me deu uma alegria imensa. Foram 4 longos anos [mais seis meses de 'acréscimo'] em que eu passei por muitas situações boas, outras ruins e muitas estressantes. Conheci pessoas maravilhosas, tanto da minha turma que se formou um ano atrás, como das turmas posteriores [alguns até de outros cursos do Campus]. Tive experiências com pessoas nada sinceras, mas soube driblar as 'cobras do caminho' com certa facilidade, me utilizando de minha melhor 'arma': a desconfiança e cara de 'poucos amigos'. Mas cada um dos que foram leais comigo tiveram em troca minha eterna amizade, meu sincero afeto e minha companhia.

Whellyn ♥
Cada minuto desses 4 anos foram bem aproveitados. Até mesmo os mais difíceis. Os choros, os risos, as rugas de preocupação com entrega de trabalhos e provas, as grandes madrugadas sem dormir digitando resenhas, sínteses e afins [maldita procrastinação que me deixava fazer tudo às vésperas de entrega], os lanches e jantares, as idas pelo período da tarde, as semanas de História, Teatro Grego, reuniões de grupo de pesquisa e os livros que pegava emprestado na biblioteca, bem como a admiração por alguns professores que me ensinaram e me apoiaram, contribuíram para que eu hoje me tornasse uma professora FORMADA. 

Só tenho a agradecer aos meus pais, que desde pequena me incentivam a leitura e ao estudo. E que se não puderam estar comigo nessa noite de 20 de dezembro, estavam em pensamento torcendo por mim, sentindo orgulho da primogênita deles. E ao chegar em casa, a primeira coisa que ouvi de mainha foi 'meus parabéns, minha filha.' Meu pai falou ao ler minha certidão 'esse foi o melhor presente que você me deu'. Quero agradecer a minha irmã, por todo o apoio e companhia. A meus professores queridos e até aos não-tão-queridos-assim, que de certa forma, me deram conhecimento em diversas situações. [Sim, até daquela em que eu entreguei a prova em branco no primeiro período, eu pude tirar algum valor de experiência]... rsrs
meu padrinho e amigo Wiharlley
Quero agradecer aos da turma 2009, minha querida turma, que dividiram comigo 4 anos nazarenos. Aos da turma 2010 que me acolheram em alguns períodos. Agradeço a Wiharlley que na hora em que mais precisei, entrou comigo e foi meu padrinho, e ficou ao meu lado durante toda a cerimônia. A Kátia [que tive o prazer de conhecer] por tirar as photos e minha querida Whellyn [uma grata surpresa em vê-la no dia] e que é uma das melhores pessoas que tive o prazer de ter tido em minha vida.
Agradeço a Tiago, por todo o apoio que ele me deu, pela amizade, carinho e respeito que temos um pelo outro. Você é um amigo valoroso. 
Quero agradecer em especial a Alberon, meu professor preferido, mais que querido, que me auxiliou em todas as ocasiões possíveis e se transformou em meu amigo. A Gabriel, Eullen, Hilda, David, Renato, Rafael, Rafinha e Whellyn que junto comigo, formaram o grupo inseparável após o Teatro Grego. 

Quero agradecer a enorme paciência de Emerson por ter aturado minha chatice durante esses 4 anos, de ter me visto chorar de raiva, frustração, alegria, empolgação e sempre apoiou minhas conquistas acadêmicas. Obrigada, momow.
Agradeço a todos os que me apoiaram ao longo desse curso, que nunca me deixaram cair, e que sempre enxugaram minhas lágrimas nos momentos que mais angustiei... 

Tiago ♥
Por último, mas não menos importante, quero deixar um agradecimento à minha fada madrinha [com nome de bruxa *-*] Morgana, que fez a Gata Borralheira virar Cinderella pra essa noite tão especial. Não sei o que faria sem você, de verdade. Sou muito grata por ter conhecido você e sua família, que são únicos e especiais para mim. Amigos maravilhosos que tive o prazer de ter sempre comigo. 

Agora, sou uma professora FORMADA. Tenho o maior ORGULHO de bater no peito e dizer que o que conquistei foi através de meu suor e esforço, e não por puxar o tapete dos outros. Que tudo o que consegui de proveitoso durante meu curso será aplicado em salas de aula, levando meu conhecimento da melhor forma que me foi passada. Minha profissão é louvável, e me encontrei em sala de aula [e olha que no início eu não pensava em exercer, a licenciatura a princípio era tida como 'exercício para quebrar minha timidez']. Hoje, posso dizer que o lugar em que me sinto mais segura quando estou longe dos 'meus' é em sala de aula. 

Saindo de Paudalho...

A inveja e despeito de alguns nunca foi motivo para me derrubar. As dificuldades não foram o suficiente pra me fazer desistir, voltar atrás, desanimar. E sinto que meu amadurecimento ao longo do curso só me mostrou o quanto ainda preciso percorrer... Os desafios serão maiores a partir daqui, mas se subi mais um degrau na minha escada, posso perfeitamente chegar ao topo. 
Ninguém me derruba.
Entrei roxa, saí roxa. 

Liberdade é o que sinto nesse momento.

Obrigada. 

P.S: Quero dedicar esse momento ao meu tio Renato. Sei que de onde ele estiver, ele me olha feliz por isso. 
Tio, eu o senti lá comigo, em um dos melhores e mais importantes momentos de meus 28 anos de existência.

*
Depoimento que publiquei no Facebook e resolvi compartilhar com vocês do blog. ;) 

6 comentários:

  1. Parabéns pela formatura!!!
    Bjos

    Samy Rabelo
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns. Que esta seja uma nova e ótima fase da sua vida.
    Beijos
    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Valéria, minha amiga.
    Como está?
    Acho que muuuito feliz depois dessa formatura. Super parabéns :DD
    Realmente, a faculdade é um local onde se encontram pessoas bacanas, mas, outras, nem tanto... mas, enfim, né.
    O bom é a gente fazer o curso que gosta e não desistir :DD
    mais parabéns ;)
    Daqui há algum tempo, sou eu formando-me em letras literatura/português(Professor com muito orgulho <3) , e meu amor, em Jornalismo.

    http://incriativos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parabéns!!! Muito sucesso e força nessa sua nova jornada!
    Pois como você mencionou, batalhou para chegar onde chegou e merece tudo de bom!
    Beijosss
    Samantha Artes & Books

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Ah.. que linda! Parabéns e muito sucesso!

    Beijos,

    Samantha monteiro
    http://www.wordinmybag.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi,

    parabéns pela formatura! Você estava linda! Confesso que estou com um pouco de invejinha, não vejo a hora de sair do ensino médio e ir para a faculdade estudar o que gosto!

    Bjs

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.