12 Meses de Poe: O demônio da Perversidade






"Não há na natureza paixão mais diabolicamente impaciente como a daquele que, tremendo à beira de um precipício, pensa dessa forma em nele se lançar. Deter-se, um instante que seja, em qualquer concessão a essa ideia é estar inevitavelmente perdido, pois a reflexão nos ordena que fujamos sem demora e, portanto digo-o, é isto mesmo que não podemos fazer. Se não houver um amigo que nos detenha, ou se não conseguirmos, com súbito esforço recuar da beira do abismo, nele nos atiraremos e destruídos estaremos."





 Publicado pela primeira vez em 1845 na Revista Graham, O demônio da Perversidade começa como um ensaio do autor, falando sobre certos impulsos humanos a quem ele caracteriza como sendo uma espécie de 'demônio', que compele o indivíduo a fazer coisas que não devia, um imp a tentar o Homem, cheio de sentimentos autodestrutivos... 

Ele prossegue em seu estudo afirmando que todo ser humano está sujeito a ação de tal 'demônio', e que todos estão propensos a por em prática as ações de autodestruição 'sopradas' em nossa consciência por pensamentos perturbadores...

"O impulso converte-se em desejo, o desejo em vontade, a vontade numa ânsia incontrolável, e a ânsia (para profundo remorso e mortificação de quem fala e num desafio a todas as consequências) é satisfeita."

Os elementos sobrenaturais tão comuns aos contos de Edgar Allan Poe dão espaço a um teor psicológico nessa 'short story' de apenas quatro páginas. Com a maestria familiar de prender o leitor em suas obras, Poe desvela um assassino que confessa - em leito de morte - seu crime, com certo orgulho, embora até aquele momento, ninguém sequer imaginasse que ele tinha sido o algoz... 

Através do personagem, a perversidade que o Homem traz consigo é facilmente mascarada sob o pretexto de que todos podem nutrir tais sentimentos e que 'do pensar' ao 'pô-los em prática', a linha é bastante tênue... O assassino sente certo deleite em confessar seu crime, como se afrontasse o pensamento comum de que tais perversidades devem ser mantidas na mente daqueles que o sentem, ao invés de escancarados, por medo de julgamentos sociais. Com isso, ele acaba por afrontar a moral. 

A [re]leitura deste conto se deu por conta do Desafio 12 meses de Poe. Para mais detalhes a respeito, visite os links abaixo...


10 comentários:

  1. Olá. Nossa amei seu blog e sua personalidade. Os temas que você abordam são do meu universo e dai a boa sintonia. Parabéns, garota! Parece-me que você também é uma apaixonada por Poe, assim como eu :)

    ladyblackraven.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, adoro contos e o gênero também é um dos meus favoritos. Pena que nunca li nada do autor, mas espero reverter isso logo. Adorei a postagem.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho um livro com alguns contos do Põe e também adoro sua escrita. Eu ainda não conhecia o desafio e achei super bacana.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  4. Valéria, adorei saber um pouco sobre o conto.
    Eu acho que só li um conto do Poe, mas nem lembro o nome.
    Preciso ler mais coisas dele e como amo contos acho que seria uma boa.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  5. OI!!!

    Maria Valéria, senti como se essa resenha fosse minha. Geralmente faço nesse estilo. Uau! Enfim, Poe é muito surreal e ao mesmo tempo realista, ele lhe faz ir ao inferno e ao céu, uma ambiguidade e creio que você conseguiu captar o que ele mostrar em seu íntimo. Esse desafio é uma ótima iniciativa para propiciar que mais leitores naveguem nos contos desse autor.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Maria!!!
    Já ouvi falar do autor, mas nunca li nada dele! Gostei muito do primeiro trecho, e isso aliado a sua resenha me fez ficar bem curiosa com relação ao texto, que parece tão curto e ao mesmo tempo tão forte!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  7. Oi Maria,
    Gostei do tema de história. O ser humano realmente possui muitas camadas e muito mistérios. hehe Gosto do Poe, as não li muitas histórias dele.
    beijos
    www.prateleirasemfim.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Valéria.
    Adoro a escrita do Poe, mas esse conto eu não me lembro se já li hehehe
    A história parece ser impressionante, ainda mais por lidar com sentimentos humanos.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Mais uma leitura para a minha lista! Parabéns pelo post! As leituras de Poe sempre me deixam intrigada e com vontade de ler cada vez mais!!

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Hello!

    Acho que nunca nada do Egar Allan Poe, mas sei da fama dele e que é um classico.
    Estou acompanhando o #12MESESDEPOE e fiquei com vontade de ler esse conto, ainda mais que tem uma pegada mais de suspense e misterio.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.