Semana Especial - Claudio Duffrayer

Bem, trago para você a Semana Especial Cláudio Duffrayer, autor parceiro aqui do blog... Já li e resenhei sua obra Noturna e outros poemas, e em breve farei um sorteio de um exemplar aqui para vocês... Mas por enquanto, quero mostrar a vocês o trabalho do autor, postado aqui em primeira mão... Espero que gostem.. ;)




Os suplicantes 

Caio de joelhos, o manto rasgado não pelos recém-nascidos que agora me cercam,já tendo consumido aquela que o tecera e guardara, mas pelo silêncio que precede o canto.

Caio de joelhos,sem mais forças para percorrer as paredes labirínticas que só por vezes permitem vislumbrar-se, mas cuja intensidade não pode ser ignorada; são paredes de fogo,um fogo branco, um fogo frio.

As paredes eles atravessam,imunes às chamas como sua genitora,e como ela famintos pelo que as mantêm;com as chamas suas peles se confundem,não alvas,mas marmóreas e venosas, contrastando com seus abdômens de ônix, negros como o que eu trouxe comigo por tanto tempo.

As paredes eles atravessam,dançarinos macabros, dançarinos graciosos cujos muitos membros mal tocam o solo; eles não trazem em seus ventres a marca vermelha, mas órgãos que não enrijecem,pois seu desejo não é carnal. 
Sua dança é um pedido,sua dança é uma oração,sua dança é uma súplica. 

De mim eles se aproximam,fitando-me com seus olhos compostos,fitando-me com seus olhos amendoados;de mim eles se aproximam, fitando-me com seus inúmeros e mesmerizantes omatídeos;eles veem o verde,eles veem o azul,eles veem o fel e o absinto,mas não veem o vermelho.
Eles não veem o vermelho.

A mim eles tocam sem violar-me com suas presas,pois não as herdaram de sua genitora,nem me aninham em seus seios pois são seios púberes,não fartos;eles beijam-me com cautela,beijam-me com reverência e me penetram com suas trombas,o Dom que lhes foi concedido pela Esfinge.

Mas suas trombas não podem alcançar meu âmago,nem nunca poderiam;foi-se a cólera e o vermelho há muito calou-se;não há agora sequer um punhado de cinzas,não há ardor;há o vazio e nada mais.

É quando ouço o canto.
É quando as chamas tornam a arder,não mais frias.
As chamas tornam a arder,não mais alvas mas rubras.
As chamas tornam a arder.
Dentro de mim. 
E dançam enquanto pulsa uma vez mais o vermelho...
...arauto do escuro.

Finalmente percebo que é minha a voz que se levanta,é meu o canto,não da alada retalhadora.

Os Suplicantes tem suas preces atendidas,mas sua fome não saciada,e convulsos são reduzidos a cinzas;das cinzas eles não retornam,esse Dom lhes foi negado;das cinzas eles não renascem, pois nunca foram íntimos do escuro.

Levanto-me, sigo meu caminho seja ele qual for; o vermelho pulsa e o vazio se cala.

Levanto-me,sigo meu caminho,mesmo com a essência do fogo dentro de mim,o fogo negro que eu tanto temera,e agora abraço como parte de mim.

Sigo meu caminho.
Não há retorno.


Sobre o autor:


Cláudio Duffrayer é fluminense, aluno de Curso de Letras da UFRJ e dedica-se a Literatura, com ênfase na escrita da Poesia. Seu livro “Noturna” é composto principalmente de poemas que utilizam o recurso da prosa poética e seu arco temático abrange por vezes aspectos soturnos – ou noturnos - da natureza humana, seja em sua abordagem dos sofrimentos da alma, seja por uma visada crítica da melancolia da solidão do mundo contemporâneo. Avesso as redes sociais, sua produção poética deste autor é lenta, porém densa e o eu lírico que exprime os enunciados contidos no poema, muitas vezes reflete uma voz de nossa sociedade, aquela faceta que nem todos tem coragem de mostrar.


Espero que tenham gostado... Essa semana tem mais post sobre Claudio... Beijos ;)

18 comentários:

  1. Hello :)

    Bem bacana esse texto do seu parceiro. Embora eu não goste (quase) nada de poesias/poemas, achei este muito interessante! Ansiosa para conhecer mais do autor aqui no seu blog!

    Beijinhos e que a Força esteja com você!
    Cantinho Cult
    Galera Geek

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostou de poesias e achei esse texto super bacana.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  3. Eu não tenho paciência para esse tipo de leitura para falar a verdade, gosto de coisas mais dinâmicas, mas o texto está lindo.
    Desejo sucesso ao autor. E que a parceria entre vocês tragam bons frutos.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria Valéria!
    Achei bem legal o texto, embora não seja o tipo de leitura que costumo fazer.
    Sucesso ao blog e ao autor!
    Bjos

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do texto, carregado de sentimento! O autor é meu colega de curso, mas faço Letras a distância pela UFF.

    Bjs,

    http://tamiresdecarvalho.com/

    ResponderExcluir
  6. Com textos assim, pode fazer quantas postagens quiser!
    parabéns e sucesso ao Cláudio.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Oiee,
    Não gosto muito de texto, poemas, essas coisas, mas acho que daria uma chance para esse. Sucesso com a parceria!!

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Confesso que não gosto muito de poesias, já tentei ler algumas, mas sempre deixo de lado. Mas não posso negar que o autor tem talento na escrita, e o texto apresentado chama bastante a atenção. E parabéns pela parceria!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  9. Oiii florrr
    Parabéns pela parceria com este autor, tenho muito amor por poesias e gostaria muito de ter a oportunidade de ler algum livro da autoria dele.
    Beijão

    ResponderExcluir
  10. Olá. tudo bem?

    Adorei seu post, mas tenho que confessar que não gosto muito de poesias, porém essa me chamou a atenção. Parabéns pela parceria com o autor!

    http://garotareading.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ei, também preciso me aventurar mais por essas áreas. Não costumo ler poemas e poesias. Já tentei algumas vezes, mas sem sucesso.
    Bacana fazer uma semana especial para o autor, vou acompanhar e participar do sorteio HEHEHE
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Valéria, não conhecia o autor e seus poemas, mas gostei dessa pegada meio dark e olha que poema/poesia não é meu forte.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  13. Oiiie
    não conhecia o autor mas parece ser uma obra muito bonita, é sempre legal ler uns poemas as vezes, bela post

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bom?
    Confesso pra você que não sou muito fã, mas até que curti esse texto, meio sombrio. Desejo muita sorte e sucesso ao autor!

    Abraços,
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Val,
    Acho que poesia não é de gosto muito popular, eu como a maioria, não gosto. Mas não é preciso gostar de uma coisa para reconhecer sua importância e o talento do escritor.
    Pelas poucas linhas que li, acho que talento é o que o autor tem de sobra.
    Desejo muito sucesso a ele e que você continue divulgando a nossa literatura nacional que merece muita consideração.
    bjs
    Luana Lima
    http://blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, Maria. Adorei o texto, porém eu não leria o livro do autor, já que não sou muito fã de livros de poesia e afins. Mas desejo muito sucesso ao autor. ;)

    ResponderExcluir
  17. oi
    adoro livros de poesia,estou escrevendo um no momento
    amei o texto parece ser fascinante...com certeza vou ler
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Oeee,Maria,o trabalho do Claudio parece bem interessante, vou dar uma passada na resenha de "Noturna e Outros Poemas" mais tarde pra conhecer um pouco mais. Enfim,abraço!

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.