A encantadora estória de Floris e Brancaflor, de Thais Linhares

Ao fechar parceria recentemente com a Editora Hyria, não fazia ideia do livro que iria receber pra resenhar, e qual não foi minha surpresa ao me deparar com a estória encantadora e envolvente de Floris e Brancaflor, de autoria de Thais Linhares?



Trata-se de um amor proibido entre um príncipe sarraceno e uma menina de origem humilde e cristã, que após alguns acontecimentos do destino, a começar pelo fato de terem nascido no mesmo dia, ao crescerem juntos no palácio do pai de Floris, um amor verdadeiro e puro surgiu entre os dois... Mas o pai de Floris - por ser muçulmano, não poderia permitir que seu filho se casasse com uma 'infiel' e logo tratou de livrar-se da moça. Devido aos pedidos de sua esposa, Brancaflor foi poupada da morte, mas o emir não se deu por satisfeito, e quando percebeu que apenas afastar Floris de Brancaflor não surtiria efeito, o plano de matá-la volta com força total... 

Floris, ao dar com a noticia da morte de sua amada, após voltar de uma viagem, atenta contra a própria vida, mas logo ele descobre que ela foi vendida, e como os pais perceberam que não adiantava separar os dois, pois o príncipe morreria de tristeza, ele parte - abençoado por ambos - numa jornada a fim de recuperar sua amada...

A história é curta, mas traz leveza e encanto no decorrer de suas páginas... A escrita de Thais beira o poético, e em vários trechos percebe-se um toque de magia em sua narrativa... Com relação a diagramação, a editora fez um excelente trabalho, pois trata-se de uma obra bem ilustrada, sem erros de digitação [não encontrei nenhum] e com uma capa delicada e linda...


Floris e Brancaflor é uma história baseada num antigo poema medieval, originalmente declamado por trovadores na França, Portugal e Espanha. Virou um cordel português que logo chegou aqui no Brasil. Mas em prosa, não havia sido adaptado para o leitor brasileiro. A Hyria e a autora fizeram um excelente 'conjunto da obra'... O romance entremeia elementos dos contos árabes e da mitologia grega, numa suave mistura de culturas diferentes, apreciada em vários lugares da Europa. 

Floris e Brancaflor passa uma importante mensagem sobre amor e rompimento de barreiras, sejam elas de classe social, distância ou religiosas. Bastam poucos minutos para se entregar a leitura e deliciar-se com ela... 

14 comentários:

  1. Oiii, tudo bem?
    Ai que amorzinho este livro, eu tentei parceria mas acho que não tive sucesso :( eu realmente espero que venham cada vez mais leituras maravilhosas para ti, este livro eu leria com toda certeza <3
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Oi, Maria! Não sei se leria esse livro por se tratar mais de romance, não sou muito fã, mas gostei de envolver certo conflito entre religiões. Também adorei as ilustrações :)

    beijinhos
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  3. Olá, ainda não conhecia esse livro, parece ser uma leitura bem bonita e delicada, além de a edição parecer muito bem feita (confesso que não esperava encontrar um livro do tipo resenhado aqui).

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Nossa, fiquei apaixonada pela premissa do livro, parece ser encantadora. E a diagramação? Linda, linda! Amei a resenha, e fiquei feliz em tomar conhecimento da obra.

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá flor, que livro fofo, fiquei encantada com a capa e com as ilustrações <3
    Já vou anotar a dica para uma próxima leitura.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  6. Olá! Nossa que invejinha de você. O Livro é lindo e achei o máximo ter sido inspirado num poema.Acho que é o tipo de livro pra dar de presente...ahaha
    Adorei a resenha :)

    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ooi
    O livro parece ser bastante interessante, principalmente por abortar vários temas. Nao tenho certeza se seria o livro que eu entraria em uma livraria e já me interessaria, mas vale dar uma chance. :)
    Beijoos!
    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi *---*

    Que livro lindo! Adorei as ilustrações dele, compraria só para ter essa belezura na minha estante. A estória parece ser bem legal, essa mistura de árabe com mitologia grega deve ter sido bem interessante, mas acima de tudo gostei por tratar de amor e rompimentos, é algo que nunca sai de moda.

    Bjos

    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Eu gostei, antes de tudo, da capa! Achei linda! Mas claro, me passava a impressão de manga!
    Gostei de saber que é uma adaptação e fiquei realmente curiosa, parece ser linda a diagramação e as ilustrações!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  10. Eu li algumas coisas bem interessantes sobre esse livro e fiquei com muita vontade de ler. Dizem que essa história inspirou outras conhecidas da nossa literatura, e eu acho que vale muito a pena conferir, não é?

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Maria tudo bem, eu adoro romances e fiquei super empolgada com esse livro, uma história assim tende a me cativar. Adorei a resenha e de conhecer essa autora! Dica anotada!Bjkas

    ResponderExcluir
  12. Valéria, não conhecia a editora, mas já estou apaixonada por esse livro.
    A capa e diagramação estão lindas e pelo que li a história é encantadora.
    Espero muito ter a chance de lê-la.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    não conhecia o livro, mas achei a premissa interessante, ainda mais por ser baseado em um antigo cordel. E engraçado, como uma obra inspirada em algo tão antigo consegue ser tão atual, afinal, preconceito de classe e religião ainda existe. Amei a diagramação, linda demais
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro, mas já me encantei só pela capa. E ver uma imagem do interior do livro me deixou ainda mais empolgada e querendo realizar a leitura.
    Adoro histórias onde o amor ultrapassa barreiras - tem muitas, mas eu não me canso.
    Entrou para a lista de desejados, junto com a vontade de saber mais da editora que me era desconhecida...
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.