Como água para chocolate, romance mexicano de Laura Esquivel...

Incluso na lista de 1001 livros para ler antes de morrer, Como água para chocolate, romance escrito em 1989 pela autora mexicana Laura Esquivel é um delicioso prato a ser degustado por leitores de alma sensível e que almejam uma leitura instigante e profunda regada a temperos, aromas doces e paixão...

Tita é a filha mais nova de mãe Elena e segundo a tradição de sua família, está fadada a nunca se casar, a fim de cuidar de sua matriarca até a sua morte. Suas irmãs estão livres dessa sentença mas Tita acaba se apaixonando por Pedro, mas por ironia do destino, quem casa com seu amado é sua irmã mais velha, Rosaura. Mãe Elena é muito rígida com suas filhas e desde que ficou viúva, toca o rancho da família com mão de ferro. É a Tita que ela impõe os piores castigos e privações.

Pedro só aceita casar-se com Rosaura a fim de permanecer por mais tempo ao lado de sua amada, e serão 22 longos anos privando-se da felicidade – em respeito as tradições, a moral e os bons costumes – grandes perdas ao longo do caminho, e a paixão aflorando pelos poros dos dois amantes, que relutam para não sucumbir ao desejo de entregarem-se um ao outro...

A cozinha é o ambiente principal da casa, em que as decisões mais importantes ocorrem, onde a comida preparada por Tita ganha um sabor que difere a cada sentimento utilizado na receita... Mentira, raiva, amor e rancor permeiam entre os personagens. Os temperos dos pratos que Tita prepara são os sentimentos diversos que nutre por sua mãe, suas irmãs, sobrinhos e Pedro...

As receitas servem de pano de fundo ao romance, mas prestam-se ao papel de metáforas para representar os personagens da história... Tal narrativa oferece ao leitor momentos sensuais e de paixão requintada em meio à aspereza do amor não-consumido. O desfecho é surpreendente, e confesso – me levou às lágrimas... 



A escrita de Esquivel é saborosa e apaixonante... Certamente um romance muito além do convencional, onde magia e fantasia se mesclam ao enredo de forma magistral... Certamente Como água para chocolate vai enternecer aquele coração mais amargo e adocicar seus bons momentos de leitura... 

Esse livro é parte do Desafio Poisonous Bloggers Challenge 2016, em que no mês de março, é necessário fazer uma leitura de um livro que tenha comida no enredo. Nada mais apropriado, não é mesmo?


“Sentia-se tão só e abandonada! Um salgado ou um doce esquecido em uma bandeja depois de um grande banquete não se sentiria pior que ela. Quantas vezes só na cozinha tivera de comer uma destas delícias antes de permitir que o jogassem fora. O último salgado da bandeja ninguém come porque geralmente sucede que as pessoas não querem demonstrar gula e, mesmo que adorassem devorá-lo, não se atrevem. E é assim que se recusa um pimentão recheado, que contém todos os sabores inimagináveis, o doce da cidra, o picante do chile, a sutileza do doce de nozes, o refrescante da romã, um maravilhoso pimentão misturado às nozes! E que contém em seu interior todos os segredos do amor, mas que ninguém poderá desentranhar em nome da decência. ”

18 comentários:

  1. Olá :)
    Não conhecia o livro mas achei ele "delicioso" haha
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Hello!
    Ahhh que post lindo!
    Gostei de como falou do livro Como água para chocolate, já ouvi falarem mto bem dele e agora deu mais vontade de conhecer.
    Tem um restaurante no Chile com esse mesmo nome, nao sei se foi inspirado no livro.
    Fiquei curiosa em conhecer a escrita de Esquivel.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  3. Olá Maria Valéria, tudo bem?

    Não sei porque, mas ao ler a sua resenha, me lembrou as novelas mexicanas rssss. Bom que situação complicada Pedro e Tita se amam, mas devido aos usos e costumes da família a Tita não pode casar, ficam próximos durante 22 anos, mas em princípio não podem "se amar", além disso gostei do fato que a obra tem metáforas, está repleta de emoções e sentimentos. Por agora quero mais é os chocolates que estão na foto, pode me enviar que aceito rssss. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  4. não conhecia esse livro, mas estou buscando autores novos para mim e que me despertem novas emoções, pelo visto esse livro deverá fazer parte da minha seleção
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Achei a obra muito interessante. Não tinha ouvido falar ainda.
    Livros com gastronomia no enredo? Hummm... Já quero ler!

    Beijinhosss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, flor. Achei interessante a tradição imposta à família, mas não me senti tentada a conhecer a obra. Acho que essa ideologia conformista vem me irritando em romances de época, sabe? Dá vontade de "rodar a baiana" e acabar com tudo. Poxa, ser fadada a se manter infeliz para o resto da vida para cuidar da mãe? Não poderia fazê-lo estando casada? Enfim, não pretendo ler. Mas gostei da resenha.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Ainda não conhecia o livro mas já fiquei com uma vontade de ler..

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  8. Ooi
    Não conhecia o livre e nem a autora. Não sei o porquê, mas desde o começo tive uma impressão me a história fosse bem lenta e não fluía bem. Tenho essa mania, pre conceito haha
    Não me interessei muito, más como é sempre bom conhecer coisas a qual não estamos acostumados...
    Ótima resenha!
    Beijoos!
    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Maria, essa é a segunda vez que vejo alguém falar sobre essa obra. Achei o enredo super interessante, fiquei bastante curiosa e já estou anotando a dica para uma próxima leitura.

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom?
    Ainda não conhecia esse livro, mas apareceu "chocolate" meus olhos já brilharam ♥.♥ Mas mesmo assim não me chamou muito atenção, porque ele foge totalmente da minha zona de conforto. Mas quem sabe não dê uma chance a ele algum dia, né? Parabéns pela resenha!

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oieeee! Ai, quero ler não. Já to com ódio mortal da tal mãe elena só de ler a resenha. E com pena da pobre tita. É o tipo de livro que por mais que o final pareça estar claro pode surpreender.ahhh, adorei a foto, uma deliciando engordei só de olhar! Bjos

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu fiquei com raiva por Tita???? Que raio de tradição é essa, gente. Que família, que mãe. SEI LÁ! Deu uma birra danada. Torcendo para que Tita e Pedro dêem seu jeito pra reverter isso.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu assisti o filme adaptado com a participação do nosso querido Jhonny Deep faz tanto tempo que já até havia esquecido. Acredito queo livro seja mais completo e mais dramático, mas, só lendo pra crer.
    Adorei a resenha.
    Ans
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  14. Olá...
    Acho muito legal esse seu projeto de ler os 1000 livros para ler antes de morrer. Eu não conhecia esse, mas a história parece ser bem interessante, mesmo não sendo o meu tipo de livro.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Não conhecia este livro, achei ele muito legal, só não entendi porque Pedro não se esforçou para ficar com Tita e não se casar com a irmã mais velha dela. Acho que só vou descobrir lendo o livro ;)
    Amei a sua resenha!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro, mas sua resenha já criou diversos sentimentos em mim haha e confesso que fiquei com vontade de comer chocolate :/.www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  17. Oieeee
    Tudo bem? Não conhecia o livro. Sempre que venho aqui descubro um livro novo rsrs
    Achei bacana o projeto! Só não gostei do chocolate, detesto chocolate rsrs
    Bela resenha. Adorei!
    Beijos

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Não conhecia esse livro! Gosto de livros que mesclam uma boa história com comidas, é tipo o melhor dos dois mundos kkkkk vou anotar o título do livro para futura leitura ^^
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.