Lendo Sandman - A Casa de Bonecas [2º arco]

Dando continuidade ao projeto de leitura #LendoSandman, trago para vocês a resenha do segundo arco da série de quadrinhos, intitulada A Casa de Bonecas. Tudo começa quando Rose Walker recebe um convite para viajar e nessa viagem acontecem coisas super bizarras, e encontros com personagens misteriosos que irão transformar de maneira definitiva toda a sua vida... Ela irá conhecer uma parente que nem sabia existir, há muito perdida [essa personagem esteve presente no arco Prelúdios e Noturnos e você logo irá identificá-la], uma convenção num motel de beira de estrada com participantes nada comuns, e vai enfim descobrir quem ela própria é... 


Nesse ínterim, nosso querido mestre dos Sonhos está com um problema, pois quatro sonhos fugiram do reino do Sonhar e Sandman precisa recuperá-los, antes que eles tragam mais problemas e confusões no mundo dos humanos... E o que acontece? Ele logo chega a Rose, pois ela é a chave para o chaos que se instaurou no Sonhar... E o mistério não para por ai: além da ligação de Rose com o mundo dos sonhos, tudo parece ser um plano arquitetado por alguém bem próximo ao Perpétuo/protagonista... Mas isso você só vai descobrir se ler as hq's...

Esse arco compreende das edições nove a dezesseis dos quadrinhos... Infelizmente eu não tenho as edições em versão física [ainda], e estava acompanhando no site HQ Online mas por alguns problemas entre seus administradores ele foi desativado. Imaginem meu pânico para continuar o desafio, mas graças aos céus, encontrei outro site com as edições, é só acompanharem por aqui.

O próximo arco tem apenas 4 edições, é o Terra dos Sonhos, e ainda esse mês haverá postagem sobre ele no blog Pipoca Musical, que é o site que está organizando o Projeto... Vocês podem visitá-lo aqui.

Outro ponto interessante no Casa de Bonecas são as referências da cultura pop, como Highlander e William Shakespeare. O título faz alusão ao clássico de Henrik Ibsen [Casa de Bonecas], em que a protagonista teve sua vida 'moldada' para ser a esposa perfeita naquela sociedade, e no arco de Gaiman, percebemos personagens sendo manipulados por [como falei mais acima], alguém bem próximo a Sandman... Existe mesmo uma casa de bonecas que uma personagem ganha de uma parente...

No inicio da primeira edição conhecemos uma lenda num lugar perdido na África, que fala sobre a história de amor entre o Sonho e a princesa Nada, que gerou algumas consequências desastrosas para Nada e seu povo, e essa lenda é contada de geração para geração, num ritual de amadurecimento dos meninos da tribo... Vemos Sandman personificado como um homem africano, bem distinto do que estamos habituados a ver na figura do Perpétuo... 

Em suma, confesso estar animada para continuar a leitura do projeto, pois nessas paragens eu ainda não tinha pousado, só conhecia o primeiro arco de Sandman, e tudo está sendo novidade pra mim... Me desejem sorte pra conseguir completar as leituras no tempo certo do desafio... Espero que tenham curtido a postagem, e logo trarei a terceira parte da história... 


"somos apenas bonecos. Não temos a mínima ideia do que está realmente acontecendo. Apenas nos iludimos de que estamos no controle de nossas vidas, quando, na verdade, há "coisas" que nos enlouqueceriam se pensássemos nelas por muito tempo. São "coisas" que brincam conosco, nos levam de uma sala a outra, e nos guardam à noite quando estão cansadas ou entediadas."

7 comentários:

  1. Sandman é maravilhoso, né? Estou com esse aqui para ler, minha próxima leitura! :D

    Thunder Wave

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu não tenho o hábito de ler HQs. Não que eu ache que não valha a pena, muito pelo contrário. Lendo a sua resenha, tive a certeza de que se trata de uma leitura e tanto. É só falta de hábito (e de conhecimento sobre o gênero) mesmo. Vou fazer uma visitinha naquele link que você deixou aí, quem descubro mais uma paixão, né? Ótima resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  3. Sandman é muito bom.
    Ainda não li tudo. Acabei deixando de lado faz tempó. Mas sua resenha me motivou a continuar!

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Valéria, amei seu post, mas li morrendo de medo ter alguma informação (meio spoiler) porque ainda não terminei esse arco.
    Estou amando esse projeto e que bom que você tá curtindo.
    Espero que continue nos prazos dele. ^^

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  5. Olá Maria, a cada nova postagem sobre o projeto eu fico ainda mais empolgada com o trabalho de Gaiman. Eu li pouquíssimas obras do autor, mas já adoro sua escrita, pretendo ler seus contos em breve.

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  6. Olá Maria, morro de vontade de ler essa HQ, todos que os resenham falam tão bem da historia e dos traços *--* Espero em breve fazer um projeto de leitura parecido com o seu para conhecer essa série *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  7. Oie Val!
    To viajando lindamente na história de sandman, mas que bom saber que estão online, assim posso dar uma olhadinha. uma pena que o HQ Online saiu do ar, eu ia la de vez em quando ver um ou outro HQ T____T
    Eu espero que você consiga ler tudo a tempo para o projeto!! *-*
    BEijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.