[HQ] Black Hole, de Charles Burns

Black Hole entremeia narrativas pela perspectiva de um grupo de jovens na época do colegial, em que são acometidos por uma doença que se dissemina através do contato sexual, fazendo com que os infectados adquiram anomalias perceptíveis no corpo, causando desconforto por parte dos demais indivíduos. Muitos desses jovens 'bichados' acabam se refugiando na floresta nos arredores da cidade, se escondendo de olhares de repulsa e preconceituosos de seus habitantes. 


Escrita por Charles Burns e publicada num volume único pela Darkside Books, Black Hole ganhou vários prêmios desde o seu lançamento e trata-se de uma metáfora sobre o surgimento dos primeiros casos de AIDS na década de 1980. Improvável não fazer alusão ao tema no decorrer da história. 

Com desenhos em preto e branco, a HQ passa uma sensação de morbidez e sufocamento, e nos revela muito da juventude daquela geração, com seus problemas decorrentes típicos da idade em conjunto com o contexto da época. Pessimismo, decadência, ambiente claustrofóbico entre outras características fazem dessa graphic novel uma excelente obra-prima. 

O desfecho tem um quê de poético, triste e lírico. Nos parece indissoluto, nos fazendo mergulhar - assim como a personagem do último capítulo - numa imensidão silenciosa e vasta, em paralelo a insignificância de nossas existências. 
Retrato poético de uma juventude vazia de perspectivas, extraviada de sonhos. 
Perdida.


9 comentários:

  1. Oii, tudo bem?

    Muito interessante e relevante o tema abordado nesta graphic novel, quase não vejo obras trabalhando o assunto.
    A edição ficou incrível. Já coloquei na minha lista de desejados.
    Obrigada por compartilhar!!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Maria.

    Confesso para você que não sou muito fã de ler livros em HQ, mas quero muito mudar esse meu hábito, pois vejo resenha de livros incríveis.
    A história me chamou bastante a atenção, fiquei surpresa em saber que essa DST fazia anomalias em qualquer parte do corpo do portador e não apenas uma específica. Anotei a dica!

    ResponderExcluir
  3. Acho que nunca vi uma grafic novel abordar este tema e já fiquei mais que interessada na leitura. Valeu a dica.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Estou curioso para ler essa GN, desde ano passado, espero poder inseri-la na minha lista do segundo semestre.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Já tinha visto sobre essa edição mas até então não conhecia de fato os temas que abordava. Achei um tanto pesado e pelo que deu pra perceber fica bem impresso nas imagens.
    Não sei se leria no entanto, mas gostei de saber que a história traz personagens jovens, com uma pegada sobrenatural e temas polêmicos.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro HQs e já faz um tempo que estou namorando essa edição!
    Vivo de olho nas promoções para ver se consigo um exemplar. O tema é muito interessante e achei os traços lindos!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem?
    Vou te confessar que não sou chegada muito em HQ, mas esse tema me chamou muito a atenção, ainda mais sendo retratada assim de uma forma tão poética, como também foi a sua resenha. Gostei bastante do enredo e já anoite a dica aqui.

    ResponderExcluir
  8. Só a sua resenha já me deixou muito triste. :( Imaginar os problemas vividos por estes jovens, que além das frustrações e medos próprios dessa fase, ainda lidam com os primeiros casos de uma doença tão terrível. Em muitos aspectos, não acho que a juventude da década de 80 está muito diferente de hoje. Ainda há o vazio, a solidão, os medos e problemas típicos da idade e que nem sempre são superados.

    ResponderExcluir
  9. Olá Valéria!!!
    Darkside e seus livros pra lá de lindos, mas que também mexe com a gente.
    Eu olho a juventude dos anos 80 e vejo muito da nossa atualmente, e é como se tivéssemos voltado para passado, mas sem poder sei lá fazer o que??
    Por isso quando você finaliza a resenha me sentir num momento de perda, pois aconteceu muito nesse período.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.