O novo epicuro: as delícias do sexo

Certamente, O novo Epicuro: as delícias do sexo é uma leitura que põe o leitor numa posição de desconforto, devido ao teor sexual envolvendo pedofilia, narrado em primeira pessoa pelo protagonista do livro, Sir Charles, um nobre que relata através de cartas para suas amantes,  algumas de suas aventuras sexuais, com meninas em idades entre nove e quinze anos.

O livro foi escrito em 1865 e causou grande escândalo na época, por conta do seu teor altamente perturbador. Chegou a ser confiscado em sua primeira edição. Possui descrições detalhadas numa linguagem fluída e impactante.

Edward Sellon teve uma vida breve, porém repleta de aventuras. Assim como em sua obra, nunca se prendeu a convenções sociais. Tanto o autor quanto o seu personagem possuíam como característica o fato de não resistirem a 'diversões', mesmo que estas chocassem a sociedade. Possivelmente, em muito de sua obra estejam relatadas suas próprias experiências, vestidas sob a capa do ficcional.



Um ano após a publicação de O novo Epicuro, Sellon deu um tiro na própria cabeça, aos 48 anos de idade, certamente pelo comportamento ultrajante que o levou a um estado de ostracismo imposto pela sociedade rígida inglesa.

A obra faz parte da Coleção Clássicos da Literatura Erótica da Editora Hedra. O novo Epicuro contém cenas eróticas consideradas tabus. Leitura para uns poucos, e mesmo estes poucos irão se chocar com seu conteúdo...


9 comentários:

  1. Nossa, realmente é um livro forte, escrever detalhadamente sobre pedofilia e colocar isso num livro pra todo mundo ler, chega até a ser um pouco insano kkkk
    Mas acho interessante esse tipo de literatura, gosto de conhecer esses pontos de vista e eu sempre procuro ler isso da forma mais imparcial possivel pra poder tentar entender a pessoa que ta narrando sabe. adorei a dica, vou anotar aqui!

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bem?

    É um livro que eu leria, sim, mas confesso que vou ficar um pouco angustiada lendo. Quão perturbado é esse personagem Sir Charles para escrever cartas para as amantes contando sobre essas coisas?!!
    Quero ler o livro e tirar minhas conclusões. Obrigada por compartilhar!!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, acho que ainda não tinha ouvido falar no livro ou no autor. Achei curioso ter sido escrito há tanto tempo, deve mesmo ter sido um escândalo na época do lançamento. Como você bem disse, uma leitura que não é para todo mundo.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Particularmente, corro desse tipo de leitura. Me conheço como leitora e sei o quão arrasada ficaria. Ótima resenha e como foi sua explanação de opinião.

    ResponderExcluir
  5. A editora Hedra sempre lança coisas ótimas, né? Hahaha não conhecia a obra mas acho interessante esse tipo de leitura, principalmente para compreender os conceitos da obra, da época e tudo mais. Obrigada pela dica, imagino que seja uma leitura dificil, muitas vezes esmagadora em alguns sentidos, mas pra quem já leu Lolita... A gente aguenta.

    ResponderExcluir
  6. Olá

    Eu não tenho problemas em ler nada até porque me acho bem amoral haha,mas vou dizer que usar de pedofilia em narrativas e ainda a colocar como "normal" é bem ultrajante, perturbador e reflexo de uma mente sem qualquer resquício de limites e bom senso.

    ResponderExcluir
  7. Se envolve pedofilia eu não quero e ao que me parece é algo romantizado (ou foi só impressão?), como se fazer sexo com crianças fosse algo aceitável e não um crime. Como não li o livro eu não sei, mas foi a impressão que me deu ao ler o post sobre ele.

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Este livro parece realmente chocante, e confesso que fiquei um pouquinho curiosa em lê-lo. Mesmo leituras que me dão nojo ou que me incomodam eu costumo ler por curiosidade mesmo. Não conhecia o autor e a vida dele parece ter sido bem perturbada com este fim trágico.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  9. Oi Maria Valéria, como está?
    Não sei o que é mais perturbador nessa resenha: se o livro ou se a vida trágica do autor porque os dois parecem demasiado ligados para o meu gosto. Honestamente, por mais que eu seja adulta, não sei se poderia aguentar essa leitura, considerando que não consigo nem ouvir falar em pedofilia que já me enojo por completo. Sério, só de imaginar que isso já foi considerado aceitável em razão de muitas meninas terem se casado muito novinhas ainda me dá sincero asco.
    Abraços e beijos, Lady Trotsky...
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.