Literatura Infantil: A gotinha Plim Plim


Quem me conhece sabe que sou apaixonada por livros infantis, e se não os resenho com freqüência, é que por vezes eles são tão curtos que não tem muita coisa a se falar a respeito, então perdoem desde já a curta resenha. Mas achei necessário falar sobre esse livrinho que me deixou apaixonada por sua fofa história...

A gotinha Plim Plim foi lido em um blog que posta livros infantis, em sua maioria na íntegra. Me perdoem por eu não ter o link disponível para postar a vocês, mas perdi minha lista de links favoritos. =/ Escrito por Gerusa Rodrigues Pinto, e com ilustrações de Hugo Mattos da Silva, A gotinha Plim Plim é a história de uma gota de chuva que vivia em uma nuvem no céu. Mas ao contrário das demais gotinhas, Plim Plim não queria cair na terra por meio da chuva. Mas, ela não teve opção e não pôde ficar em sua nuvem por muito tempo, logo precipitando-se junto com as demais gotinhas...

Mas ao deslizar sobre as pétalas de uma linda rosa vermelha, Plim Plim adorou a sensação e nem saudades do céu teve mais por causa disso... Ela acabou fazendo cócegas na rosa vermelha que começou a rir com Plim Plim. Depois de se apresentarem, a rosa vermelha explicou a Plim Plim que estava muito contente por ter sido molhada por ela, pois ela estava com sede, deixando a gotinha animada por ter sido útil à rosa. A rosa ainda diz pra sua amiguinha que as gotas de chuva são importantes para a vida de todas as plantas do planeta, o que deixa nossa Plim Plim muito feliz. 

Descendo pelo caule da rosa vermelha, ela se depara com sua raiz, e depois de uma breve apresentação, ela descobre que se não fossem as gotas de chuva, as raízes não germinariam, dando vida às plantas. Mas então veio o dia seguinte e o sol fez com que Plim Plim e as demais gotinhas que caíram em forma de chuva no dia anterior subissem ao céu novamente. E dessa forma, Plim Plim compreendeu o seu papel na natureza, pois o ciclo iria começar outra vez...

Com apenas 13 páginas, lindas imagens coloridas e publicado pela Ed. FAPI Ltda, A gotinha Plim Plim serve de forma eficaz para ensinar aos pequenos o ciclo da água na natureza. Pode parecer um livro bobinho, mas traz um importante aprendizado na área de Ciências para as crianças, e decerto elas irão absorver o assunto de maneira simples e criativa. É uma boa dica para professores de primário, na área de ciências... Minha área é História, mas pretendo ler para meu sobrinho, quando ele tiver idade suficiente para estudar a respeito desse [e de outros] assunto[s]...

Falei no post anterior que consegui um exemplar desse livro numa troca que fiz no Skoob. Espero que tenham gostado da resenha e em breve trarei outros títulos infantis resenhados aqui no blog.
Beijinho a todos... ^.~


P.s: Minha amiga Maura me enviou novamente o link de onde eu tinha lido o livro online. É o blog
Apenas Idéias. Visitem!!! 

7 comentários:

  1. Oi, Val!
    Gostei da história por apresentar uma história que parece ser simples, mas dá para entreter e ainda ensinar aos pequenos (e grandes) leitores, rs :)
    Você lo naquele blog que te passei, o "Apenas ideias", se for, o link é esse: http://carmennyna.blogspot.com.br/

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oba! brigada por postar o link. vou salvar aqui nos favoritos novamente o/
      bjs, Maurinha.

      Excluir
  2. Que fofo! Eu tbm gosto de livros infantis Val, estou com vários aqui em casa que recebi da Editora Edelbra, e logo farei post mais ilustrativos mesmo, pois como vc disse eles são tão curtinhos que não da para escrever um post mais resenhado. Amei a dica da gotinha *-*

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Edelbra tem vários títulos bacanas infantis, neh ^^
      vou aguardar suas resenhas.
      bjs, flor. :D

      Excluir
  3. Ah meu deus, é tão amorzinho ler livros de criança que você lia quando era criança depois de certa idade, acho as edições a coisa mais amavel haha :3
    XOXO
    onthislastday.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Fiquei curisoso pra ler este livro, óh *-*
    deve ser lindo hihi a capa e o título são <3
    http://incriativos.blogspot.com.br/2014/07/resident-evil-extinction-novelizacao.html

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.