Lendo Sandman - Prelúdios e Noturnos [1º arco]

É com imenso prazer que trago a vocês as minhas impressões sobre a leitura do primeiro arco de Sandman, Prelúdios e Noturnos, publicados pela Ed. Pixel. Sandman é um quadrinho de autoria de Neil Gaiman, e como sou apaixonada por tudo o que esse homem escreve, seria impossível não participar do Projeto de leitura organizado pelo blog Pipoca musical. Já tinha lido o início da história mas quis reler e continuar a saga, mesmo lendo online a partir de agora... Mas ainda 'sonho' [não resisti ao trocadilho] em comprar minhas edições pra ter na estante...





Em 1916 um grupo de magia negra aprisiona uma entidade [Sonho], numa tentativa de invocar a Morte. A entidade está está fragilizada e fica cativa por setenta anos. Durante esse tempo, houve uma epidemia mundial da 'doença do sono', em decorrência desse aprisionamento, e enfim identificaram o refém: Sandman, governante do mundo dos sonhos. Eles tiraram de seu poder 3 objetos valiosos: um elmo de metal, um anel de rubi e uma bolsa de couro com areia. Esses itens tem poderes importantes e em mãos erradas, o caos pode se instaurar...


O chefe dos captores morre anos depois e seu filho toma posse de tudo. Quando finalmente Sandman escapa do cativeiro, se vinga no filho de quem o aprisionou e sai numa jornada a fim de recuperar seus amuletos. Nesse ínterim, a organização tenta recapturá-lo e enviam um monstro para caçá-lo, mas ele acaba salvo por uma gárgula de nome Gregory. Um dos seus objetos valiosos se encontra nas mãos de Constantine, um caçador de demônios; Sandman vai ao inferno disputar com um demônio o elmo que se encontra em posse deste. Quanto ao rubi, último item a ser resgatado, Sandman terá que enfrentar um louco que anda usando o rubi para matar pessoas e se diverte com isso... 

Dr. Destino foge do Asilo Arkham e usa os poderes do rubi para trazer a desgraça na sociedade. Como num surto psicótico, as pessoas começam a aflorar seus pensamentos mais doentios, tornando-os reais, e a morte reina em poucas horas por todo o mundo. Sandman precisa recuperar o rubi, que detém todo o seu poder e lhe suga as energias, tornando o embate com o doutor ainda mais difícil...


"as pessoas pensam que os sonhos são irreais porque não são de matéria, de partículas. Os sonhos são de verdade, mas se compõem de pontos de vista, de imagens, de recordações e esperanças perdidas."
Sandman #5 - Prelúdios e Noturnos [Neil Gaiman]


 

Esse arco é dividido em 8 partes e traz uma ótima construção de enredo, bem como de personagens. Claro que falar sobre oito edições num mesmo post poderia deixar o texto demasiado longo e poderia soltar algum spoiler além do essencial, então deixo com vocês o prazer da leitura a fim de descobrir como a trama se desenrola... Através dessas histórias, somos introduzidos no universo do mestre dos sonhos, um reino cheio de pesadelos, sonhos e [des]esperanças. Gaiman recorre a mitos contemporâneos e antigos para dar requinte à sua história, várias referências à cultura pop e uma narrativa única, que cativa o leitor desde as primeiras páginas. 

Mergulhar no universo sombrio do Mestre dos Sonhos é como viajar a terrenos desconhecidos e cheios de devaneios, onde tudo é ilusório. Na parte final do arco, é inserida a personagem Morte, irmã mais velha do protagonista, e passamos a conhecer um pouco do seu 'trabalho'... Por incrível que pareça, dá pra se refletir acerca de questões sobre o fim de tudo, da Morte como algo real e que por muitas vezes não é abordado, tal o medo do 'escuro' onde ela nos leva... E engraçado saber que é algo inerente a tudo o que vive, e que estamos fadados a segui-la em algum momento de nossas efêmeras vidas... 

Li o segundo volume no site HQ Online, pois infelizmente não possuo meu exemplar, mas o primeiro volume eu tenho, já tinha lido antes e reli para começar o Projeto Lendo Sandman... A qualidade gráfica dos quadrinhos é incrível, fazendo jus a história. 

Darei início ao segundo arco, A casa de bonecas, que compreende as edições 09 a 16 da saga. E em breve trarei minhas impressões aqui para vocês... Espero que tenham gostado... Estão acompanhando o Desafio? Não esqueçam de utilizar a #LendoSandman nas redes sociais...


Postagem relacionada:



9 comentários:

  1. Sandman é demais! Li os quadrinhos há muitos anos atrás, e gosto demais até hoje. Ainda almejo tatuar algo das HQs em mim, rs.
    As minhas edições são meus xodós haha

    ResponderExcluir
  2. Muito legal ver que você compartilhou suas impressões aqui :))) Obrigada por participar do projeto <333

    ResponderExcluir
  3. OI, Maria
    Sorte no restante do projeto. Fico feliz que esteja gostando, mas eu definitivamente acho que não leria as obras, não me chamam muita atenção.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie
    já ouvi falar muuuito sobre a obra e tenho amigos que já leram e adoram, eu tenho uma leve curiosidade mas não sei se é algo que tentaria por agora pois não é um gênero que estou muito acostumada, mesmo assim, boa resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Fiquei até com inveja. Poxa, tem tempo que quero começar a ler Sandman. Esse projeto é um ótimo incentivo, mas não pude iniciar. Não iria terminar mesmo. Pela sua resenha não vou me arrepender. Mas quero ter os exemplares.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, flor.
    É a primeira vez que lei sobre a série. Finalmente entendi um pouco a proposta do autor e, nossa, parece complexa e bastante intrincada. Gostei. Achei toda a mística envolvida rica em detalhes e personagens além do que poderíamos supor. Fiquei surpresa quando li o nome de Constantine, porque me lembrei do filme. Tem alguma coisa a ver? :O Haha.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Gente a Raquel ali comentando tão linda <3 Enfim, eu não tenho as HQ'S, mas meu professor do inglês é maravilhoso e tem, logo vou pegar emprestado e ser feliz. Com esse projeto do Pipoca tô me sentindo um peixe fora da água kkkkk
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  8. Gente, sempre quis ler Sandman mas eu sempre acabo adiando a leitura para outro momento da minha vida.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Preciso confessar que li apenas um livro do Gaiman, mas tenho MUITA vontade de ler mais - estava até pensando em fazer um projeto (aloka dos desafios haushaushau)- e isso inclui Sandman, mas é muito caro e eu ainda sou pobre haushaushau.
    Não tava sabendo desse projeto do Pipoca Musical, mas também não tô muito afim de ler em pdf ashuahuea

    Beijos!

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.