Pra você eu conto, uma encantadora história sobre o primeiro amor e 'as revoluções'...

Há cinco anos, Moacyr Scliar falecia... Ele é um dos meus autores nacionais preferidos e tenho algumas de suas obras no Acervo, mas resolvi escolher um título que adquiri recentemente, por ser juvenil, ter poucas páginas e estar num momento de leituras breves... E então iniciei a leitura de Pra você eu conto, publicado pela Atual Editora...

Juca é um senho idoso, que resolve contar para seu neto de seu primeiro amor... A trama se desenrola em duas épocas, o presente atual e a década de 30, quando o Brasil vivia um período sob o governo getulista. 

Quando tinha apenas 14 anos, Juca se apaixona pela sua professora de História, Marta. Ela era a nova professora e assim que a vê, com aqueles cabelos ruivos revoltosos, ele sente algo estranho surgir dentro dele... Mas por vergonha, não conta pra ninguém sobre os sentimentos que passa a nutrir por ela... 

Certo dia, ele precisa retornar a sala depois da aula e percebe o diretor discutindo com Marta. Quando se vê a sós com ela, ela resolve lhe contar o que se passa... Pelas suas ideias revolucionárias, e por não apoiar a onda nazista em Porto Alegre, Marta foi ameaçada até de ser demitida, caso não desista de ir adiante contra Hitler e seus seguidores... A partir daí, uma amizade mais profunda começa a surgir entre a professora e seu pupilo, e ela resolve contar a ele um segredo que vem guardando há um tempo: ela está escrevendo um livro para denunciar os crimes nazistas...

Juca passa a frequentar sua casa e ela lhe empresta o material que serviria para publicar o livro, mas por uma infelicidade do destino, o livro acaba indo parar na mão do diretor... Juca precisa desesperadamente reaver aqueles registros, antes que Marta se prejudique [ainda mais]...

Com uma fluidez em sua escrita, já conhecida por quem lê suas obras, não vemos muito do realismo fantástico característico de sua obra, mas uma crítica social é presente ao longo das poucas páginas que compõem o livro... Apesar de parecer uma história boba infanto-juvenil, ela carrega uma graça e beleza sobre a magia do primeiro amor, tendo como pano de fundo a trama sobre a situação política do Brasil na década de 1930. 

Sobre o desfecho, não irei tirar a surpresa de quem pretende ler, mas adianto que tudo acontece como deveria ser... Se ela descobre o amor que seu aluno sente por ela? Se o livro é publicado? O que houve com ela enquanto ele já velho conta aquela história ao seu neto? Você vai ter que ler pra saber... São 70 paginas que podem ser lidas em uma hora, no máximo. Mas trazem profundidade, cativam e encantam o leitor... Pra você eu conto foi uma bela surpresa.

20 comentários:

  1. Tenho até vergonha de dizer que é a primeira vez que ouço falar do autor. Gostei da resenha e vertente seria um livro que eu adoraria ler... Já esta na lista de desejados.

    ResponderExcluir
  2. Oi Val!
    Que enredo tem esse livro, hein?
    Não conhecia o autor, mas já gostei da abordagem que ele trás nesse livro, ainda mais abordando junto o primeiro amor... Deve ser mesmo uma leitura interessante!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  3. Oi Val!
    Gostei bastante do enredo do livro por tratar tanto do primeiro amor de um garoto quanto por trazer a situação política do país na época. Seria uma leitura bem interessante!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  4. Uau, só pela resenha dá pra sentir que é uma delicia de se ler. Vou acrescentar na lista.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  5. Hello, tudo bem?

    Primeira vez que escuto falar do autor.
    Muito bom saber que a escrita tem muita fluidez.
    Ando gostando mais de histórias que contém crítica social, nos faz refletir.
    Me interessei pela obra.

    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  6. Oi Maria, não lembro de ter lido algo do autor, e pelo que vi deste livro vou procurar, não só por ele, mas por outras de suas obras. Achei interessante falar sobre o primeiro amor de um garoto, normalmente lemos mais sobre o primeiro amor feminino. Boa esta mudança, além de conter uma crítica social política.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Valéria, amo livros curtinhos assim.
    Acho que nunca li nada do autor.
    Você conseguiu falar do livro de maneira a me deixar curiosa e com vontade de lê-lo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  8. Olá! Que resenha legal! Fiquei bem curiosa para ler. O enredo tem.um.fundo histórico bem interessante, e fiquei curiosa para saber como esse amor platônico vai se desenvolver. Beijos!
    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá , não conhecia o autor ,mas confesso que me instigou a ler . Já está bem anotadinho aqui o nome do livro. Na capa a garota que segura os livros lembra bem " A menina que roubava livros"

    ResponderExcluir
  10. Oi Maria, tudo bem? Eu não tenho certeza, mas acho que já li esse livro quando era mais nova . Eu acho, não tenho certeza. Eu sou apaixonada por literatura infanto juvenil, então claro que esse livro já chamou a minha atenção. Vou dar uma procurada na biblioteca aqui da cidade e se já li, será uma boa releitura :)
    Ainda pretendo ler Max e os felinos do autor, você já leu? Sabe da história com As aventuras de PI? eu pretendo ler os dois em breve para tirar minhas conclusões :3
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiê, que livro bacana, eu não conhecia ainda. Eu gosto de enredos desse tipo e já vou adicionar a minha lista.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  12. Vc sempre me mostrando livros novos...Não conhecia o autor e muito menos o livro, sobre a resenha amei, parece um livro muito, muito bom. Que pesquisar mais :D
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiii, tudo bem?
    Eu realmente não conhecia este livro, e confesso que o autor é um dos meus preferidos também, tenho uma grande admiração por suas obras. A premissa realmente me chamou atenção e fiquei bastante curiosa ao relação a surpresa que falaste.
    Beijão

    ResponderExcluir
  14. oiii, tudo bem?
    Eu adoro a escrita do Moacyr sempre fluida e maravilhosa, esse livro eu ainda não li mais esta na minha lista de leituras urgentes. Adorei a resenha e fiquei mais curiosa ainda para começar a leitura.
    Bjs
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Já ouvi falar do autor e creio que já li algo dele na época de escola,mas não me recordo o que foi kkk o livro parece se muito bom e o assunto é muito interessante por envolver historia dentro da estoria. Gostei tb do fato do livro se passar em duas época diferentes.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  16. Que amorzinhoo, amo quando o livro além de contar a história, passa conhecimento <3 Adorei a resenha :3
    liasangja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Nunca li nada do autor, acredita? Embora esse livro seja diferente de suas outras obras, fiquei com vontade de começar por ele. Gosto muito de juvenis e curti essa junção de primeiro amor com esse fundo histórico, e adorei o fato da professora estar escrevendo um livro para denunciar os crimes nazistas. Fiquei bem curiosa para descobrir o que aconteceu com ela.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. Oooi, eu nunca li Moacys Scliar, e não foi por falta de oportunidades. Quando eu era mais nova eu tinha um certo preconceito com a literatura nacional. Hoje eu perdi isso, estou lendo algumas obras nacionais e adorando. E sim, Moacyr está na minha lista. Eu não conhecia nenhuma obra dela e foi ótimo poder conhecer agora. Quano comecei a ler, pensei que se tratasse de um simples romance entre aluno e professora, mas você me revelou muito mais que isso.
    Adorei essa história e quero muito ler. Conhecer um pouco mais sobre nosso país da década de 30.

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante / Fanpage Parado na Estante

    ResponderExcluir
  19. Oie
    parece ser um livro muuuito legal, eu adoro esse gênero e o enredo esta muito legal, eu lia vários assim quando menor e sinto muita falta, adorei a resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá, Valéria. Que história interessante, fiquei com uma pulga atrás da orelha querendo saber o desfecho da história. Adorei a dica e a resenha!

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.