Amy - Clube dos 27

Amy Winehouse teve uma vida repleta de altos e baixos. Infelizmente sua carreira e vida não durariam muito, mas certamente foi um legado importante na história da música. Assim como ela, outros artistas tiveram uma vida interrompida por um histórico de abuso de drogas e álcool, escândalos e suicídios. 

Amy viria a fazer parte de um grupo que - coincidentemente - todos os membros haviam morrido na idade de 27 anos, vindo a juntar-se com Janis Joplin, Jimi Hendrix, Jim Morrison, Kurt Cobain e Brian Jones, os principais artistas comentados nessa obra: Amy - O clube dos 27.
Howard Sounes traça um perfil de coincidências na vida desses artistas, de maneira cronológica e sucinta. Através de sua obra, viemos a conhecer detalhes das personalidades desses talentos musicais, conturbados e excêntricos, que apresentavam problemas em interagir socialmente e que não souberam lidar com a fama meteórica. 

Muitos outros nomes figuram na lista do 'clube dos 27', mas o autor focou nos 6 acima listados, os mais emblemáticos de suas épocas. Teorias de conspiração, depoimentos contraditórios, coincidências que beiram o macabro... o fato é que com o termo usado pela primeira vez pela mãe de Kurt Cobain, na época de sua morte por suicídio, seu mais novo integrante foi a garota de origem judia, com voz poderosa e vibrante, que ditou 'moda' no Reino Unido, conquistando uma legião de fãs em todo o planeta. 

Amy - o clube dos 27 é uma incrível obra de referência aos fãs desses artistas, prestando uma homenagem sincera a eles, que tiveram suas vidas interrompidas no auge de suas carreiras. Relato sensível, íntimo e melancólico.

12 comentários:

  1. Grandes vozes que se perderam devido às loucuras das drogas... Mas é nostálgico ouvi-los nos dias de hoje, quando há tanta porcaria fazendo sucesso.

    Resenha maravilhosa, como sempre!

    Beijos, Cah Valeriano

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu gostava muito da voz da Amy. Confesso que os outros não fazem meu gênero mas para os fãs certamente uma grande perda. Parece ser uma obra nostálgica!
    Gostei de conhecer suas impressões.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem Val?

    Para quem ama música, mas que principalmente gosta de conhecer os bastidores ou a vida pessoal de cantores, o Clube dos 27 parece ser uma boa leitura nesse sentido. Muitas celebridades perdem o rumo na vida quando passam a utilizar as drogas ou mesmo consumir bebidas alcoólicas em excesso.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Maria!
    Gosto muito de livros que trazem conteúdo mais biográfico, ainda mais sobre artistas que admiro. Entre esses, gosto muito da Amy Winehouse e do Jimi Hendrix. Já tinha ouvido falar sobre essa coincidência de artistas que faleceram aos 27 anos, mas não imaginava que eram tantos assim. Apesar de ser uma narrativa que deve abordar muito esses aspectos macabros e a influência das drogas na vida dos artistas, eu acho que gostaria muito de ler. Adorei o post. Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Maria Valéria.
    Esse Clube dos 27 sempre foi meio assustador mesmo. As coincidências são enormes...
    Ainda não tive a chance de ler esse livro, mas vou anotar a dica!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Preciso ler esse livro pra ontem. Não sabia de sua existência. Agora estou com a minha curiosidade muito aguçada e espero estar adquirindo meu exemplar o mais rápido possível!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Viveu tão pouco e marcou muito, foi uma excelente cantora não tem como duvidar disso. Fiquei curiosa para ler esse livro, tem muitas semelhanças e também serve como uma homenagem para os grandes artistas. Parabéns pela resenha, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?
    Quando penso no clube dos 27 eu fico extremamente triste em saber que artistas tão talentosos e incríveis nos deixaram tão cedo, sabe? Deixaram um legado musical incrível, apesar de todas as angústias que passaram. Gostei de saber que é uma homenagem a esses artistas de uma forma respeitosa, trazendo várias histórias sobre eles. Já anotei a dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Maria!
    Nossa, fiquei arrepiada com essa coincidência de idade, nunca me passou pela cabeça fazer esse tipo de relação entre as idades.
    Não sou de ler livros não ficção, mas esse parece ser uma boa opção, ainda mais com um assunto bem distinto.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  10. Olá, Maria Valéria!
    Esse livro está na minha lista faz um tempo. Sou fã de todos na lista, e uma apaixonada por biografias. Agora, lendo a sua resenha, vou tentar adquiri-lo ainda esse ano e conhecer melhor o 'clube dos 27'. Tenho a certeza que será uma grande viagem.
    Obrigada pelo 'lembrete'!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Ola!!

    Nossa, tem certos momentos que me sinto uma pessoa sem conhecimento de livros haha tem muita obra que eu gostaria de ter a oportunidade de conhecer e normalmente nem sabia da existencia delas. Acredito que não exista uma pessoa da nossa epoca que nunca ouviu falar em nenhum desses artistas. Achei a ideia desse livro barbara e confesso que antigamente fugia de biografias, mas agora, perdi esse receio e quero me aventurar nesse livro

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu não conhecia o livro e me parece ser uma leitura difícil de realizar, aquele tipo de livro que para ler precisa estar preparado para o que vamos encontrar na leitura e mesmo assim a leitura mexe demais com o nosso psicológico.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.