O amor dos homens avulsos, de Victor Herringer

Victor Herringer [falecido ano passado] nos transporta para um romance ambientado num subúrbio do Rio de Janeiro dos anos 1970. O narrador desvela suas memórias, revolvendo no passado sobre a chegada de Cosme em sua casa, quando ainda era adolescente, e que acaba por perder a vida de maneira brutal, devido ao preconceito encrustado em nossa sociedade.
O rapaz, que precisava de muletas para se locomover, tem na morte do garoto Cosme uma lembrança que vai assombrá-lo até os dias atuais. Sua vida se modificou a partir do momento que Cosme adentrou em sua vida, tirando nosso narrador do marasmo monótono que até então se via inserido.

A obra possui uma linguagem fluente com uma bela construção de cenários e personagens. Herringer desenvolve sua trama de maneira delicada, tocante e levemente mordaz com relação à realidade... O amor dos homens avulsos é um misto de crônica saudosista e experimentalismo. Encanta, dando um novo sabor à ficção brasileira. Nascido em 1988, Victor Herringer deixou uma coluna na revista Pessoa, ganhou um prêmio Jabuti pela obra Glória, em 2013. Suicidou-se aos 29 anos...

14 comentários:

  1. Olá!
    Lendo a opinião sobre a obra, cada me palavra foi me tocando, me fazendo querer conhecer a história e o que Cosme representou. O suicídio é realmente arrasador, ainda mais quando imaginamos o quanto ainda poderíamos aprender através de sua escrita.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Não conhecia esse livro ainda, mas depois de ler tua resenha fiquei bem curiosa para ler a obra, que parece ser bem interessante e intensa.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito que teria dificuldades para ler por conta do assunto. Mas sua resenha está tão linda, que despertou o meu interesse <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia nem o autor nem o livro e gostei demais da dica, parece ser uma leitura muito interessante e que nos transmite muitas mensagens. Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  5. Uma vida e conhecimentos perdidos, mas sabemos que o suicido e uma questão seria, e que traz muito sofrimento a quem vivencia. Impressionante o quanto a história que ele escreveu também trata de um sofrimento em relação ao preconceito, e ao outro. Gostei muito da premissa do livro, e com certeza pretendo lê-lo.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, mas parece ser bem interessante e intensa as histórias que ele trás por meio dessa crônicas. Gosto da ideia do autor usar de uma linguagem fluente. Uma pena que o autor tenha tido um fim assim. Vou anotar a dica, quero ler.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Oi Maria, tudo bem? Eu amo livros de memórias, principalmente aqueles que nos mostram como eram as cidades e os costumes do passado, porque foram eles que moldaram o que somos hoje. Conheci esse livro, através de alguns instagrammers que noticiaram o suicídio do jovem escritor, eu fiquei muito triste com a noticia porque, ele ainda tinha muita coisa viver e aprender.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o Victor Herringer e, dando uma rápida pesquisada, acabei lendo um pouco da sua história. Fiquei interessado na obra e lamento profundamente o ocorrido com o autor. Suicídio é algo que mexe muito comigo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Poxa vida, me chocou muito saber que o autor se suicidou, ainda mais tão novo, me fez refletir sobre muitas coisas a partir da sua resenha, e apesar de não ter sido uma obra que antes tivesse chamado a minha atenção, agora a história é outra!

    ResponderExcluir
  10. Conheço o autor, mas infelizmente, ainda não li o livro, não deu para entrar no orçamento, acompanhei o lamento nas redes pela morte dele, que triste.

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Esse livro tá na minha wishlist há algum tempo, mas ainda não o li. Quero lê-lo justamente por ele falar de homofobia, mas achei uma pena o autor ter se suicidado. Gostei de ver esse livro por aí :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu infelizmente só soube desse autor quando saiu a notícia de seu falecimento. O livro parece ser uma leitura incrível e tocante. Pelo que percebi, o autor tinha muito talento, o que torna sua morte ainda mais trágica. Vou anotar a dica e, com certeza, vou querer ler esse livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Nao sei se esse levemente mordaz com relação à realidade na trama ia me agradar não... Nunca tinha ouvido falar do autor e sinto muito que a vida dele tenha tido um fim desses. Essa obra acho que não lerei.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Confesso que nem mesmo com o falecimento do autor não reconheço o nome, infelizmente. Provavelmente não é um nicho que eu tenha grandes contatos, porém, pelo jeito ele deixou uma obra espetacular, e estou bem curiosa para ler. Uma pena a morte dele pois perdemos mais um talento!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.