Hibisco Roxo

Kambili é a protagonista de Hibisco Roxo, da autora nigeriana Chimamanda N. Adichie, e através de sua perspectiva nos deparamos com uma Nigéria dividida entre a modernidade que a colonização capitalista trouxe ao país e um tradicionalismo dos costumes religiosos de seu povo, embora seja cada vez mais difícil mantê-los diante dos efeitos políticos-sociais-religiosos dos colonizadores.

Por ser um romance de formação, acompanhamos o desabrochar da adolescência da protagonista, que em meio à tirania de seu pai violento e cristão, vai descobrindo o amor, as lutas sociais, a pobreza em que se encontra seu país e a convivência com a família de sua tia Ifeoma, mulher que volta e meia entra em conflito com o irmão, devido ao tratamento que ele dispende ao pai deles, avô de Kambili, senhor que se mantém fiel às suas origens e crenças. 

Chimamanda


Censura, opressão política, violência doméstica, catolicismo mesclado à moral fazem da narrativa de Chimamanda uma interessante analogia à própria realidade vivida aqui no Brasil. Hibisco roxo é uma metáfora sobre o desabrochar de um experimento com plantas e simboliza bem a mudança psico-social ocorrida com a protagonista, presa por convenções sociais que insistem em se manter ali, enquanto Kambili luta para se desvencilhar delas. 

Esse foi o meu primeiro contato com a prosa de Chimamanda, e sem sombra de dúvidas tornou-se uma leitura que me levantou questionamentos. Detentora de uma narrativa poderosa e envolvente, a autora apresenta um panorama de seu povo, sua época na Nigéria e de seu cotidiano através de seus personagens, tão bem caracterizados e reais, misturando o cru e o singelo de maneira tocante e complexa...

Uma bela experiência que beirou o sensorial, pois me vi experimentando pratos típicos, andando em estradas de terra batida e tendo um pôr-do-sol africano materializado em minha mente...

11 comentários:

  1. (Bea Leona)

    Adorei a resenha! Me deu muita vontade de embarcar nessa leitura recheada de conhecimento e reflexão.

    Depois vou querer esse livro emprestado! Rsrsrs ❤️❤️

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria Valéria, sem dúvida o livro aborda assuntos fortes, mas necessários de serem discutidos. Eu não conhecia o livro, mas gostei muito da tua opinião.
    Bjos
    Vivi
    Blog Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Olá tudo bem? Que experiência de leitura incrível, fiquei muito curiosa em ler a obra, já tinha visto algumas resenhas sobre mais não como está, você realmente despertou meu interesse pelo livro, acredito ter sido abordado diversas questões que nos dias atuais tornam -se importantes discutir, enfim espero ter a oportunidade de ler em breve!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem Val?
    Eu acho interessante livros que tecem críticas aos aspectos que vivenciamos no cotidiano como: usos e costumes, aspectos religiosos, mas também sociais e políticos. Deve ser interessante acompanhar esse embate entre uma Nigéria que adotou capitalismo e em face ao usos e costumes, a sua própria identidade.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li nada da autora e esse é um dos livros dela que eu mais quero ler. Adorei a sua resenha e ver a sua opinião me deixou ainda mais ansiosa para poder ler também.

    ResponderExcluir
  6. Hibisco Roxo está na minha lista de desejos já tem um tempo e sua resenha reforçou minha vontade. Não conheço a cultura nigeriana, então acho que esse livro é uma excelente pedida, ainda mais por saber que vivem uma realidade tão parecida com a do nosso país. Preciso ler.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Ola!!!

    Minha nossa que capa mais linda! Acredito eu que nunca tive a oportunidade de ler nenhum livro de origem africana, e achei esse bem forte, importante e polemico por se tratar dos assuntos que destacou na resenha, porem, infelizmente não é o tipo de tema que me atrai em livros :/ por isso irei passar a dica.

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Esse livro dela infelizmente não tenho, mas sei o quanto pode ser profunda ou até perturbador e sensorial, como você menciona, ler um livro da Chimamanda. em outros livros dela, também senti isso, uma realidade muito brasileira, infelizmente, já que as temáticas são cruéis.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Hibisco Roxo está entre meus desejados desde que descobri a sua existência, e não sei explicar porque até hoje não li ele rs. Suas palavras me deixaram mais curiosa para explorar essa nova perspectiva. Adorei a resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Estou doida para ler este livro e conhecer a escrita da autora! Fico mais animada ainda depois de ler sua resenha e ler o quanto esta experiência foi incrível para você! Adorei, espero poder ler em breve também!

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.