Escritores uruguaios para conhecer
Nos últimos tempos, o Uruguai vem sendo pra mim um palco efervescente de literatura que tem me atraído a atenção, com grandes nomes que pretendo apresentar a vocês através desta postagem. A cultura do país me faz um convite para que eu possa visitá-lo, e o sentimento vem se intensificando ainda mais pelo prazer que tenho ao me deparar com obras escritas por autores do país. Enquanto uma viagem não está sendo viável no momento, ao menos posso me entregar às obras desses escritores, viajando' através de suas histórias encantadoras, poéticas e sensíveis.
Recentemente tive contato primário com a escrita de Inés Bortagaray, escritora de apenas 43 anos, com seu primeiro romance [novela] publicado no Brasil, intitulado Um, dois e já. Além de escritora, ela é também roteirista. Seu primeiro livro foi uma coletânea de contos, publicada em 2001.
Mario Benedetti foi uma singela surpresa na poesia. Mas fui além e me entreguei a sua prosa, podendo dizer com propriedade que a escrita desse homem deve ser conhecida por todos. Benedetti se sai bem em ambos os estilos, e traz uma carga sentimentalista de enlevar o leitor. Teve uma participação política que o levou a se exilar em dado momento de sua vida.
Eduardo Galeano é outro nome bastante conhecido pelas suas críticas político-sociais impressas em sua obra. Ficção, jornalismo, História e análise política são elementos vitais em sua composição literária. Galeano fez uma verdadeira ode à América ao longo de sua carreira como escritor.
Por fim, não poderia deixar de fora dessa lista o uruguaio Horacio Quiroga, mestre nos contos que representam de maneira simbólica as tragédias que assolaram sua vida, inclusive levando-o ao suicídio. Assim como Galeano, foi vítima de câncer e decidiu tirar a própria vida após o diagnóstico terminal...
Existem muitos outros autores com quem venho 'flertando' e faço menção honrosa a Juan Carlos Onetti, a quem já iniciei a leitura de seu livro A vida breve. Logo menos irei falar sobre ele por aqui...
Então, já ouviram falar desses autores? Já leram alguns de seus livros? Me falem aí nos comentários, vou adorar saber a opinião de vocês a respeito disso...
Beijos e até o próximo post...
Amo conhecer literaturas diferentes. Daí só havia ouvido falar sobre o Eduardo Galeano. Parabéns pelo post, muito informativo!
ResponderExcluirBom, confesso que não conhecia nenhum dos autores, e consequentemente seus livros. Porém por sua descrição fiquei curiosa para saber sobre suas obras, e trabalhos, e também sobre a culta do país que parece ser muito diversificada e ao mesmo tempo interessante. Parabéns pela iniciativa de trazer um conteúdo novo.
ResponderExcluirQue interessante o seu post, adorei conhecer novos escritores. Eu já li uns poucos textos aqui e ali do Galeano e gostei bastante, mas os outros são novidade para mim e gostei da dica.
ResponderExcluirJá ouvi falar de alguns, como o Quiroga mas nada li nada dela ainda. Que bom que está gostando das obras destes autores.
ResponderExcluirBjos Rose
Parei pra pensar e percebi que li pouquissimos autores uruguaios, sendo que na literatura, é um país tão rico! Minha experiencia foi com Galeano e amei demais, a escrita é muito fluida e nos faz questionar muitas coisas. Obrigada pelo alerta e pela dica!
ResponderExcluirNunca li nada de nenhum desses autores, e só tinha ouvido falar do Eduardo Galeano e do Horacio Quiroga. Mas nem sabia nada da vida deles, muito menos sobre câncer e suicídio. :(
ResponderExcluirOiieee
ResponderExcluirEsses dias li um livro de uma autora bem jovem uruguaia, Sophia Aguirre, foi uma fantasia e gostei bastante, promissora a guria. Dos autores citados já oubvi falar muito bem da Inés e tenho curiosidade em quem sabe um dia conhecer a escrita dela.
Beijos
www.derepentenoultimolivro.com
Olá!
ResponderExcluirQue interessante essa postagem, pra ser bem sincera não conhecia nenhum dos autores e nem os livros.
Recentemente, fiquei pensando em participar do projeto de leitura mundial que consiste em conhecer um livro escrito de cada país, então já daria pra conhecer um desses autores que você citou.
Bjs.
Oi Maria, sabe que nunca me atento a nacionalidade dos autores... Vou começar a prestar atenção neste detalhe. Quase 100% das minhas leituras são nacionais, os demais, acho que são americanos, mas vou tentar mudar isso, conhecer novos escritores. Gostei muito das tuas dicas de autores, vou ver se tenho o livro de algum deles.
ResponderExcluirBjos
Vivi
Olá, tudo bem Val?
ResponderExcluirEu adorei a sua publicação, é uma ótima oportunidade para conhecermos a literatura/escritores de nossos vizinhos na América do Sul e de todos os autores que você citou por agora só lembro mesmo do Horacio Quiroga!
Abraço!
Ahh que essa publicação é uma utilidade pública e vou compartilhar.
ResponderExcluirAmo conhecer autores novos, ainda mais de uma cultura pouco explorada no mundo literário.
Não conhecia nenhum dos que vc apresentou aqui =/, mas vou caçar livros deles jajá.
Amei a publicação <3
Sai da Minha Lente
Tem uma série infanto-juvenil que é adaptada de um livro escrito por um autor uruguaio que não lembro o nome heheheh, que se chama Ernesto, o exterminador de seres monstruosos e outras porcarias, é interessante, e espero poder conhecer outros autores.... Valeu Val!
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirNão conhecia nenhum dos autores citados. Mas acho muito interessante conhecer a escrita de autores de outras nacionalidades, geralmente, eles carregam traços da sua cultura em livros. Parabéns pelo post.
Abraços.
Olá, o nome do Quiroga não me é estranho. No momento não tenho certeza se já li ou não algo de autores dessa nacionalidade, mas já anotei os nomes de todos para procurar por seus livros.
ResponderExcluirOlá, tudo bem? Confesso que não conhecia nenhum dos autores citados, até porque nesta parte infelizmente sou bem falha na leitura: conhecer autores de países diferentes. Acabo ficando no eixo já conhecido, mas anotei todos os nomes citados para procurar mais sobre e suas obras. Adorei <3
ResponderExcluirBeijos,
http://diariasleituras.blogspot.com.br