Cenas de Nova York e outras viagens - Jack Kerouac...


amo essa capa ♥

As pessoas que me conhecem sabem que depois que provei da entorpecente geração beat, Jack Kerouac virou meu amante, incrível paixão. Venho lendo as obras dele, completando aos poucos a coleção de seus livros lançados aqui no Brasil [bendita seja a L&PM Editores]. Até falei dele aqui no blog certa vez, mas nunca resenhei nenhum de seus livros. 

A fim de reparar essa heresia, resolvi trazer para vocês as impressões que o livrinho Cenas de Nova York e outras viagens, publicado pela L&PM, pela coleção 64 páginas [que custa apenas R$ 5,00], me trouxe. Para quem nunca ouviu falar do Deus Beat ou quem tem vontade de conhecer sua obra mas não faz idéia de por onde começar, eis a dica... 

Confesso que minha estréia se deu com On the Road, que pretendo reler pra resenhar aqui, mas Cenas de Nova York e outras viagens transmite bem a essência beat e a sede de aventuras e experiências exóticas que Kerouac quis passar ao escrevê-los... O livro é composto por uma breve apresentação do autor, seguido de relatos de viagem publicados em outro de seus livros, a obra Viajante solitário, além do poema Rimbaud. São textos curtinhos mas que nos trazem belas reflexões e torpores...

Cenas de Nova York, Sozinho no topo da montanha e O vagabundo americano em extinção são sobre viagens percorridas pelos Estados Unidos, pegando caronas, subindo e acampando em montanhas, cruzando rios e conhecendo todo tipo de pessoas, além de viajar às escondidas em vagões de trens de carga. Pode parecer algo simplório, mas a maneira como Kerouac relata essas histórias beira o lirismo e o poético... Claro que sem desperdiçar uma pitada de marginalidade e escrita 'suja', crua, típico da geração beat... O grotesco se une ao lírico resultando em uma leitura que beira o transcendental...

"mas aqui é a fantástica Third Avenue de Nova York, almoço grátis, cheiros da rua triste, rio de dejetos, almoço na estrada suja, portas que se fecham, heróis guitarristas de suíças longas, aroma nos degraus de madeira das soleiras do entardecer sonolento," 

A escrita de Jack Kerouac é uma espécie de fluxo de consciência, ele vai escrevendo e é como se estivesse ali ao seu lado, conversando de forma ininterrupta com o leitor, não há regras de pontuação a serem seguidas, ele vai relatando tudo como se fosse em tempo real, e isso é uma das características que mais me encantaram nele... 

"Depois de todo esse tipo de farra, e ainda mais, cheguei ao ponto em que precisava de solidão e de desligar a máquina de "pensar" e "curtir" o que chamam de "viver"; tudo o que eu queria era deitar na grama e olhar as nuvens. [...] "A sabedoria só pode ser obtida sob o ponto de vista da solidão."."



As pessoas com quem ele se depara em viagem sempre trazem algo de interessante à sua própria aventura particular... São como pontos de luz se conectando ao longo de suas viagens, fios invisíveis que se entremeiam, todos conectados com o grande universo, e que com a mesma intensidade se desconectam, ao despedir-se num lugar onde ele pernoitou... Mas a solidão se faz presente na maioria do trajeto, fazendo com que Jack se encontre consigo mesmo e com a natureza...

"Que estranhos e doces pensamentos brotam nas solidões montanhosas."

Em seus pensamentos solitários, ele ora, pensa na família, nos amigos, nos desconhecidos que  cruzam seu caminho, na imensidão do mundo, no que vai comer no dia seguinte... A aventura de sair sem rumo pelo mundo é uma dádiva da vida, que ele não pensa em desistir de aproveitar...

Fechando o livro temos o poema Rimbaud, que foi publicado originalmente no livro Scattered Poems, em 1960.

"foge de trem para Paris, 
o miraculoso guarda-freios mexicano 
o joga para fora do trem 
veloz, pro Céu, onde 
ele não mais viaja porque o 
Céu está em todo lugar - "

Poderia descrever Kerouac em suas viagens como um vagabundo sem vintém, buscando algo indefinido, com destino a lugar nenhum, e sorrindo feliz ao contemplar o manto de estrelas sobre sua cabeça em madrugadas frias ao relento... 'um estranho e solitário católico, louco e místico'... 


Mais sobre Jack Kerouac no blog:
Jack Kerouac... nasce um mito da Cultura Beat...

26 comentários:

  1. A geração beat só tem nomes de peso. Estou lendo um livro do Ferlinghetti chamado Amor nos Tempos de Fúria, também da LePM, editora que adoro justamente por eles editarem livros de autores tão bons e com um preço acessível. Ainda não li nada do Kerouac, mas tenho curiosidade por On the Road.
    Adoreiii o post como sempre Val :-)
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li nada de Kerouac e me sinto uma herege por isso.
    Mas confesso que cada vez que eu vejo você falando dele sinto mais vontade ainda de ler, quando eu tiver com condições de sair pra comprar livros, vou incluir títulos deles na lista. Méritos da tua boa divulgação.
    Bjos, Valzita. <3

    ResponderExcluir
  3. Caramba não conhecia Kerouac acho que deveria conhece mais !
    Pois parece ser otmo escritor

    BLOG- http://b-maluco.tk/
    INSTRAGRAM- http://instagram.com/omundodejess
    weheartit- http://weheartit.com/Gikura_Viey

    ResponderExcluir
  4. Oi Val, nunca li nada do autor, mas fiquei curiosa com sua resenha, pela escrita dele que você cita e que me deixou curiosa, pois gosto desse estilo que parece um diálogo e a gente acaba se sentindo parte da história. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia esse autor Jack Kerouac, mas confesso que fiquei interessada. Adoro ler algo que sentir que o próprio autor está ditando a história do meu lado.

    ResponderExcluir
  6. Oi Maria, não li nada do autor ainda, e fiquei surpresa por esta ser sua primeira resenha dele, por conta de gostar tanto dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é. tem tanta coisa que amo, li e reli e ainda não falei a respeito aqui xD

      Excluir
  7. Nunca ouvi falar nessa geração beat. Fiquei super curiosa! E os livros parecem ser excelentes ♥

    ResponderExcluir
  8. Val, eu já tinha ouvido falar do autor, mas nunca li nada dele.
    Esse livro apesar de curtinho parece trazer experiências maravilhosas.
    Fiquei interessada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vdd, Debs. Curtinho mas traz importantes reflexões e devaneios :)

      Excluir
  9. nunca ouvi falar! Mas adorei a indicação e já vou correr atrás para ler o livro e conhecer mais dessa geração.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Do Kerouac só li On the road e curti muito. A escrita dele é fantástica.
    Estou ensaiando para ler outras obras dele, e acho que vou começar por essa indicação.
    Esses quotes são curiosos. Parece que você consegue sentir o tom e o sentimento da história só com uma frase.

    Adorei o post.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. é que a geração beat enlouquece a cabeça, como não amar Jack Kerouac? eu sou uma viciada nessas edições da L&PM. Eu acho que você sintetiza bem com o termo 'experiências exóticas', pois é justamente isso que a geração beat propõe, experimentar, mesmo que pareça insano e a considerar a cultura positivista norte americana, é uma verdadeira libertação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, eles vao contra toda a perfeição que o american way of life quer passar.
      amo a LPM hehe

      Excluir
  12. Olá, tudo bem?
    Nossa como sou desatualizada da vida! Nunca ouvi falar do autor, mas achei bem interessante sua obra.
    Gosto de vir ao seu blog e conhecer autores e livros bem distintos dos gêneros que estou habituada, já estou com uma lista haha.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  13. Hey!

    Nunca nem ouvi falar do autor, mas parece que ele é incrível, fiquei super interessada na leitura do livro, adoro os livros da L&PM, costumam ser muito bons.

    Sucesso.
    fonteliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, eu gosto demais. sou até suspeita pra falar kkkkkk

      Excluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.