08 de dezembro: uma data memorável



Bem, através desse post curto venho fazer uma singela homenagem a três personalidades que admiro bastante: uma poeta portuguesa e dois vocalistas de bandas que significam muito pra mim. Falo de Florbela Espanca, Jim Morrison [The Doors] e John Lennon [The Beatles]...


O porquê de falar desses três nomes de peso nessa data é que em 08 de dezembro de 1894 Florbela nascia. E justo em seu aniversário de 36 anos, em 1930, ela veio a falecer, depois de tentar se suicidar três vezes... na terceira tentativa, ela conseguiu seu intento... Para mais detalhes sobre Florbela, clique aqui...


Nessa mesma data, no ano de 1943, nascia James Douglas Morrison, que ficou mais conhecido por seu apelido Jim, e foi na década de 1960 um dos maiores expoentes do rock americano. Jim teve uma breve vida, cheia de sucesso, fama e turbulências regadas à poesia e rock n' roll, e veio a falecer em Paris, em 1971, aos 27 anos... Já falei sobre ele aqui no blog, e para saber mais sobre sua vida conturbada, clique aqui...


Por último, mas não menos importante, John Lennon emprestou sua voz ao front de uma banda inglesa que estreou no mercado musical da Inglaterra, direto de Liverpool, em meados da década de 1960: The Beatles. Ao lado de Ringo Starr, George Harrison e Paul McCartney, os Beatles explodiram numa carreira que perdurou por mais de uma geração. Apesar da morte de 2 de seus membros, a todo momento surgem novos fãs dessa banda clássica que deu um grande impulso ao gênero do Rock... E o motivo de Lennon estar nessa lista? Sua morte precoce, aos 40 anos, vitimado por disparos de arma de fogo, quando saia do Hotel Dakota em Nova York, no ano de 1980. John Lennon deixava o mundo pelas mãos de um homem que se dizia fã da banda...

Deixo abaixo uma pequena amostra do poder assombroso desses ícones do Rock e finalizando o post, um belo poema de Florbela Espanca...








Os versos que te fiz
Florbela Espanca

Deixa dizer-te os lindos versos raros 
Que a minha boca tem pra te dizer !
São talhados em mármore de Paros
Cinzelados por mim pra te oferecer.


Têm dolência de veludos caros,
São como sedas pálidas a arder ...
Deixa dizer-te os lindos versos raros
Que foram feitos pra te endoidecer !


Mas, meu Amor, eu não tos digo ainda ...
Que a boca da mulher é sempre linda
Se dentro guarda um verso que não diz !


Amo-te tanto ! E nunca te beijei ...
E nesse beijo, Amor, que eu te não dei
Guardo os versos mais lindos que te fiz!



6 comentários:

  1. Eu adoro a poesia da Florbela. É tudo tão lindo, tão intenso, tão tudo. para mim ela é um dos grandes nomes da poesia.
    Jim e John também tem seu mérito e acho super justo os dois estarem na mesma postagem. Eles são grandes nomes da música. Pena que seus caminhos foram tão curtos, e com finais tão infelizes.
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi Val, eu sempre de gostei de poesias, mas confesso que li pouca coisa da Florbela, adorei esse que você selecionou, muito rico de sentimentos. E vou te dizer que devo ser uma das poucas pessoas que não é fã dos Beatles, não sei porque, mas não tenho essa paixão, até gosto, mas não sou de ter Cds e tals... O Jim foi um ícone de sua época, além de lindo... Bjs

    ResponderExcluir
  3. Valéria, que bacana esse post de homenagem.
    Realmente são três grandes nomes e maravilhosos.
    Eu não sou fã de poesia, mas me encantei pela poesia da Florbela, é linda.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  4. Que post maravilhoso, fiquei tão feliz de ver os Beatles ali, eles tem tanto significado pra mim.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oláá
    Nossa, lindo post haha realmente é um dia memorável e curti bastante a homenagem, parabéns

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi val!
    Não conhecia a Florbela, mas gente... Que poema arrasador é esse? Gostei muito do que li e é uma pena que ela tenha se suicidado T_T Não sabia que era um dia tão memorável assim, mas parabéns pela homenagem!!
    Beijos

    LuMartinho | Face | Sorteio de Natal

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.