Choque de Tropicalismo - Cinema e TV

Choque de Tropicalismo - Cinema e TV, escrito por Newton Cannito e publicado pela Editora NVersos, trata-se de uma obra cheia de detalhes e informações importantes acerca do cinema brasileiro. O autor faz comparações entre o cinema internacional e o cinema nacional, criando parâmetros entre as obras consagradas do cinema 'tupiniquim'.

Ele afirma que o Tropicalismo sempre foi político, tanto na defesa da diversidade cultural quando na ocupação do mercado, e inserindo aí a intervenção estética das obras.

Segundo ele, fazer cinema no Brasil é burocrático, requer seriedade demasiada, devido às cobranças dos financiadores, deixando de lado o ludismo da criação, tornando a obra reta, desprovida de espontaneidade. Consequentemente, aumentando a distância da obra para o público.

O livro reúne uma série de artigos e reflexões compiladas em pouco mais de 200 páginas. Cannito visa provocar o debate com suas afirmações, despertando a formação de opiniões e incitando o pensamento crítico. 



Nomes importante do cinema brasileiro são citados, entre eles Glauber Rocha. Várias obras são analisadas, incluindo alguns roteiros produzidos pelo próprio Cannito. 

"O cinema brasileiro teve apenas o tropicalismo negro de Glauber em Terra em Transe (1967) e da terceira fase do Cinema Novo que, na música, encontraria equivalência na obra do grande Torquato. Mas não tivemos o tropicalismo lúdico que dialoga alegremente com as formas dominantes."

Na primeira parte de Choque de Tropicalismo, o autor aborda questões como a fantasia que anda em falta no cinema brasileiro, a questão de gênero que deveria ser mais atuante no cenário e o retorno da erotização nas telas brasileiras. Traz um capítulo falando sobre o sucesso de Tropa de Elite como sendo um filme político intelectualizado. 

"Tropa de Elite e Tropa de Elite 2 são filmes que fazem o meio de campo entre as duas gerações. São técnica e artisticamente impecáveis, mas mantêm as pretensões de explicar o país e o fazem sem medo de ser didáticos."

Na segunda parte do livro, a abordagem pende para a inovação audiovisual como paradigma para um novo modelo de desenvolvimento do cinema. Discorre sobre o cinema de egos, modelo de criação e como funciona o financiamento audiovisual. O terceiro capítulo é sobre a prática de se fazer cinema. Nessa parte final, algumas séries em que houve participação do autor são 'destrinchadas' e possuem spoilers, então recomendo ao leitor que - se tiver interesse em assistir 9mm ou Bróder, pulem esse trecho da obra... O mesmo para os que pretendem ver Quanto vale ou é por quilo?


Em minha opinião, nessa parte a leitura vai se tornando um pouco cansativa, talvez por não compreender bem os termos citados, mas para os não-leigos a linguagem é simplificada. Em todo o livro a linguagem é simples e sucinta, apenas no trecho final quando ele fala nessas produções do parágrafo anterior é que me senti 'perdida'. Ademais, o livro é uma leitura importante para quem deseja adentrar no mundo do cinema e tv, além dos estudiosos do campo... 

14 comentários:

  1. Achei interessante a obra e concordo com a falta de espontaniedade dos filmes brasileiros, eu quase não assisto filmes nacionais, porque eles não tem magia e é tudo mais do mesmo, eles não se arriscam e pecam, por não pecar!

    Abraços e até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Já li uma resenha muito boa desse livro. E ler mais uma delas, me faz querer ler ainda mais, pelo que sinto ele parece ser um livro bem critico.
    Espero não estar enganada.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Interessante a forma como ele vê o cinema brasileiro, ainda mais levando em conta que ele entende do que fala, mas não entendi esse ponto do filme Tropa de Elite sendo um filme político intelectualizado, intelectualizado em que sentido?

    ResponderExcluir
  4. Eu estudei um pouco do cinema brasileiro, devo admitir que esqueci tudo. Não foi de meu interesse. Mas pra quem gosta, deve ser bem interessante. Ver outros pontos de vista :)

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Esse não é o tipo de livro que eu leria, mas achei alguns aspectos citados muito interessantes. Por exemplo, a falta de espontaneidade que cria o distanciamento do público. Não tenho nada contra pelo cinema nacional, pelo contrário, gosto bastante de assistir, mas realmente em alguns filmes essa falta de espontaneidade é evidente, o que deixa a história sempre muito mecânica, programada, não soa natural.
    Para quem estuda na área deve ser um livro bastante interessante.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Amo cinema, mas confesso que não sou lá uma grande entusiasta do cinema nacional. Apesar de alguns filmes me chamarem atenção e de eu já ter gostado muito de alguns, alguns fatores presentes em várias produções nacionais me incomodam um pouco, por isso esse livro não me interessou muito.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, o livro parece ser bem construído e interessante, mas não é o tipo de leitura que eu quero fazer por hora, então vou anotar a dica e quem sabe no futuro eu não fique mais curiosa para lê-lo.

    http://meumundo-meuestilo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo?
    Eu não leria, mas é muito interessante esse livro com informações sobre o cinema brasileiro!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Esse livro é tipo um documentário, né? Eu achei ele perdido num sebo e quase comprei, mas tive que desistir pra comprar outro rsrs

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  10. Oee, tudo bem?
    Esse não é o tipo de coisa que eu tenho muito interesse maaas, esse gritou pra mim "VOCÊ VAI ME LER, SE NÃO FOR HOJE SERA UM DIA" hahah. Gostei bastante do livro e da resenha.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem?
    Adorei a foto que você tirou para ilustrar o livro *-*
    Confesso que não é uma obra que eu leria. Adoro cinema, mas eu gosto de ver o produto final, por assim dizer rsrs
    Bom que você curtiu a leitura.
    Beijos
    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Bela resenha mas o livro não chamou a minha atenção por não ser o gênero que curto tanto, porém, vou indicar a alguns amigos

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu acho esse livro super importante, mas não leria. Porém para as pessoas que estudam cinema e que gostam do assunto é uma boa pedida.
    Também acho que falta mais fantasia no cinema. Mas ultimamente até tenho vistos filmes nacionais ótimos. Adorei sua resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  14. Olá, sabe que eu não conhecia esse livro ainda, mas infelizmente ele não chamou minha atenção, eu não leria ele no momento, mas quem sabe mais para frente posso dar uma chance!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.